Pontencia a contratar

Responder
rafael123monteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 set 2016, 14:50

Pontencia a contratar

Mensagem por rafael123monteiro »

Boa tarde,

Chamo-me Rafael e sendo um leigo nesta área, solicito o vosso aconselhamento:
Vou colocar máquinas num negócio que tenho que consomem, cada um, por fase, 28 amperes, para já são duas máquinas, os restantes equipamentos, são equipamentos que consomem pouca energia, um pc, musica e iluminação.

As minhas questões são:

-Que potencia devo contratar na EDP para a 1a fase, para consegui os 60 amperes?
-A loja, que é de recente construção, tem actualmente 20 amperes, para passar para o que necessito na 1a fase, irei necessitar de substituir a cablagem, ou a que está colocada dá?

Agradeço o vosso feedback.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Pontencia a contratar

Mensagem por Mário »

Boas
rafael123monteiro Escreveu:Boa tarde,
Vou colocar máquinas num negócio que tenho que consomem, cada um, por fase, 28 amperes, para já são duas máquinas, os restantes equipamentos, são equipamentos que consomem pouca energia, um pc, musica e iluminação.
As minhas questões são:
-Que potencia devo contratar na EDP para a 1a fase, para consegui os 60 amperes?
-A loja, que é de recente construção, tem actualmente 20 amperes, para passar para o que necessito na 1a fase, irei necessitar de substituir a cablagem, ou a que está colocada dá?
Pelo exposto creio que 60 Amp é pouco, Aconselho que chame um técnico de electricidade, para no local ver o que está feito, e o que é necessário fazer. Vai ser necessário com o NIP, ver se há disponível o que se pretende.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 set 2016, 16:30

Mensagem por Lemo »

Olá.
A eletricidade é pura matemática, sendo assim vc tem que calcular a potencia dos seus equipamentos antes de pensar nos condutores (fios)
Vou passar a duvida que vc tem sobre os motores.
Calcule primeiro a corrente nominal de cada motor com a formula:
P/1,73 X Tensão x Fator de Potencia.
Exemplo: motor de 2.573W de potencia, que vai funcionar em uma rede de 220 Volts
2573/1.73 x 220V x 0,81 = 8.3 A ( 0,81 é o valor do fator de potencia media ) ( as informações exatas estão na plaqueta do motor )
No exemplo acima nosso motor vai consumir uma corrente de 8.3 Amperes.
Depois que vc achar a corrente total de consumo, consulte uma tabela de corrente de condutores para escolher o cabo a ser utilizado.

Também é importante vc calcular a corrente de partida de cada motor. essa corrente ocorre por um breve instante na partida dos motores, esse calculo serve para dimensionar as proteções dos motores, como disjuntores e chaves de partida ou painéis.
Depois que vc achou a corrente nominal com a formula ai de cima, coloque os dados na formula abaixo:
IP = IN x ip/in ( onde ( IP corrente de partida ) ( IN corrente nominal ) o valor de ip/in é obtido na placa de identificação do motor.
no primeiro exemplo entra mais um fator que é representado pela letra u, para não complicar não foi adotado, mas com esses cálculos vc chega em um valor muito próximo.
Os motores são especificados em CV ou HP sendo que cada CV equivale a 736 W e o HP equivale a 746 W, EXEMPLO: para achar a potencia de um motor de 5CV, é só multiplicar 5 x 736 = 3680W esse valor de 3680 vc usa no lugar do " P " na primeira formula. Eu adoto o valor de 750W tanto para CV ou HP
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas Lemo,
Lemo Escreveu:Olá.
A eletricidade é pura matemática, sendo assim vc tem que calcular a potencia dos seus equipamentos antes de pensar nos condutores (fios)
Vou passar a duvida que vc tem sobre os motores.
Calcule primeiro a corrente nominal de cada motor com a formula:
P/1,73 X Tensão x Fator de Potencia.
Exemplo: motor de 2.573W de potencia, que vai funcionar em uma rede de 220 Volts
2573/1.73 x 220V x 0,81 = 8.3 A ( 0,81 é o valor do fator de potencia media ) ( as informações exatas estão na plaqueta do motor )
No exemplo acima nosso motor vai consumir uma corrente de 8.3 Amperes.
Depois que vc achar a corrente total de consumo, consulte uma tabela de corrente de condutores para escolher o cabo a ser utilizado.
Também é importante vc calcular a corrente de partida de cada motor. essa corrente ocorre por um breve instante na partida dos motores, esse calculo serve para dimensionar as proteções dos motores, como disjuntores e chaves de partida ou painéis.
Depois que vc achou a corrente nominal com a formula ai de cima, coloque os dados na formula abaixo:
IP = IN x ip/in ( onde ( IP corrente de partida ) ( IN corrente nominal ) o valor de ip/in é obtido na placa de identificação do motor.
no primeiro exemplo entra mais um fator que é representado pela letra u, para não complicar não foi adotado, mas com esses cálculos vc chega em um valor muito próximo.
Os motores são especificados em CV ou HP sendo que cada CV equivale a 736 W e o HP equivale a 746 W, EXEMPLO: para achar a potencia de um motor de 5CV, é só multiplicar 5 x 736 = 3680W esse valor de 3680 vc usa no lugar do " P " na primeira formula. Eu adoto o valor de 750W tanto para CV ou HP
Creio que estás fora de Portugal, aqui é 400/230 a tensão e com 50Hz.

Ps: Não esquecer de fazer a apresentação.

Para resolver a situação do "rafael123monteiro" em condições, é como expliquei, porque de resto se a EDP não tiver potencia disponível, nada feito.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 set 2016, 16:30

Mensagem por Lemo »

Ola.
Mas a formula funciona, é só substituir valores.
Amigo Mario, o que vcs chamam de EDP é a concessionaria que vende a energia ?
Se for, nos aqui pedimos a concessionaria Acréscimo de fases ( a reforma do padrão de entrada de energia )
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Lemo Escreveu:Ola.
Mas a formula funciona, é só substituir valores.
Sim, mas ele é de vendas.

Amigo Mario, o que vcs chamam de EDP é a concessionaria que vende a energia ?
Sim.

Se for, nos aqui pedimos a concessionaria Acréscimo de fases ( a reforma do padrão de entrada de energia )
A azul
Aqui não é bem assim, se a potencia do "Nip" for superior a 50Kva, tem que haver projecto, mas antes convém saber se há a potencia disponível.

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas

Cuidado ao alugar espaços comerciais, sem primeiro saber da (PMA) ou da viabilidade da potência necessária ao negocio a implementar nesse espaço.
Pois conheço muito boa gente que já alugou lojas de renda barata, e depois teve de as entregar novamente, pois os encargos com aumentos de potencia, projetos, eram de alguns milhares de euros, mas isto não acontece só nas lojas de renda barata, também acontece nas lojas de rendas de milhares de euros, por isso antes de alugar ver sempre a PMA junto da EDP, disponível para esse local.

Pelo que diz, terá de contratar no mínimo 400/30A = 20.70Kvas.

rafael123monteiro Escreveu:Boa tarde,

As minhas questões são:

Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”