Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa
Tem que se ver qual dos fios que vêm do lado da porta de entrada fazem soar a campainha...
Tem alguém para ajudar? Alguém que esteja na porta a tocar a campaínha enquanto voçê desliga um fio de cada vez no intercomunicador, EXCEPTO o 3.
Tem alguém para ajudar? Alguém que esteja na porta a tocar a campaínha enquanto voçê desliga um fio de cada vez no intercomunicador, EXCEPTO o 3.
No momento não tenho ninguém, mas esta semana vou ter alguem que pode me ajudar por isto precisava já esta a saber o que vou fazer.CF,Lda Escreveu:Tem que se ver qual dos fios que vêm do lado da porta de entrada fazem soar a campainha...
Mas o fio amarela está ligado diretamente ao fio azul, e a apenas ao azul, na posição 3. Isto não nos remete que é do fio azul que a corrente vem lá de baixo ao tocarem?
O fio azul sai da parede:
-
- Técnico Dedicado
Se voçê desligar o fio do terminal 3 o interfone deixa de funcionar! Fica morto! Nem microfone, nem altifalante nem campaínha.... Esse fio é o comum.
É como ir ao QE da sua habitação e desligar o Neutro no interruptor geral: fica sem luz, sem tomadas... E corre tb o risco de ter que substituir uma grande parte dos electrodomésticos.
Portanto, no fio azul não mexe, até porque vai ser preciso ligar aí outro fio.
É como ir ao QE da sua habitação e desligar o Neutro no interruptor geral: fica sem luz, sem tomadas... E corre tb o risco de ter que substituir uma grande parte dos electrodomésticos.
Olha lá, repare, o fio branco que vem ai do buraco da parede é o fio que se liga junto ao fio preto, este fio preto é o que está ligado a bobina de cobre que faz o som, junto ao fio amarelo.CF,Lda Escreveu:Se voçê desligar o fio do terminal 3 o interfone deixa de funcionar! Fica morto! Nem microfone, nem altifalante nem campaínha.... Esse fio é o comum.
Isto ajuda?
Boa então haha, Estavam tão juntos que não dava para ver que eram 5 fios.CF,Lda Escreveu:Haaaaa ! Então há um 5° fio!
Ok. É com esse que vamos trabalhar!...
Ok! é neste fio que vou ligar a luz, os interruptores e o relé temporizado então?
Sendo que o relé recebe uma alimentação extra continua que devo arranjar de alguma tomada próxima, isto?
Ou nada a ver com isto? haha
Muito obrigado pelo esquema e pela gentileza CF,Lda ,CF,Lda Escreveu:Calma! Não é assim tão linear! Observe bem o esquema anexo!..
Preciso perceber bem, pois como falei, em electricidade sou um gajo no escuro. E neste esquema que fizeste consigo perceber algumas coisas e outras não.
Precisava que me orientasse, uma vez que faltam informações para mim e parece muito diferente do esquema real do interfone. Sei que é o esquema que o joão enviou, mas se o 6 é a campainha então para mim não faz sentido sendo que tem apenas um fio a entrar e o meu interfone tem 2 fios, o preto e o amarelo.
No teu esquema a parte da entrada de 230v e o relé consigo perceber.
Mas, onde fica a lâmpada? esta marcação do fio branco é a lâmpada já ou é apenas a indicação de saída da parede?
Lembramos que não quero desligar a função luz, quero acrescentar a função lâmpada a piscar por 20 segundos e poder controlar as duas funções alternadamente por interruptores. Períodos do dia tenho luz, períodos tenho som (trim trim). Tem as explicações na mensagem na página 2 deste tópico e a foto do meu esquema maluco mostra exactamente o que preciso amigo.
Mais uma vez muito obrigado pela resposta e se puderes por o esquema a simular o real ambiente do interfone (como nas imagens dele) para mim seria melhor para perceber. Obrigadíssimo
-
- Técnico Dedicado
Certo.
Vou tentar explicar o meu desenho.
A lampada funciona nos 230V, e é essa bola redonda com um x no seu interior; o temporizador é do tipo multifunções e poderá estar configurado para intermitencia. É esse pequeno rectangulo com 230V escrito no seu interior. Outra caracteristica é ter alimentação eléctrica permanente e o sinal para dar inicio à sequencia é dado pelo rele de 12 V - esse rectangulo que tem escrito 12 V - alimentado pelo fio branco e o ponto 3 do interfone. A ligação fio branco/fio preto, que traz o sinal de campainha, vai ser interrompida e introduzido aí o interruptor tipo escada ou bi-direccional como alguns costumam chamar-lhe, ou seja, numa posição continua a trabalhar como até agora, na outra posição, a que está representada, fica a alimentar o relé 12V que por sua vez faz a chamada ao temporizador que, como é multi-funções pode ser configurado para pisca-pisca... Melhor do que isto só indo a Lisboa.
Cps
A. Castro
Vou tentar explicar o meu desenho.
A lampada funciona nos 230V, e é essa bola redonda com um x no seu interior; o temporizador é do tipo multifunções e poderá estar configurado para intermitencia. É esse pequeno rectangulo com 230V escrito no seu interior. Outra caracteristica é ter alimentação eléctrica permanente e o sinal para dar inicio à sequencia é dado pelo rele de 12 V - esse rectangulo que tem escrito 12 V - alimentado pelo fio branco e o ponto 3 do interfone. A ligação fio branco/fio preto, que traz o sinal de campainha, vai ser interrompida e introduzido aí o interruptor tipo escada ou bi-direccional como alguns costumam chamar-lhe, ou seja, numa posição continua a trabalhar como até agora, na outra posição, a que está representada, fica a alimentar o relé 12V que por sua vez faz a chamada ao temporizador que, como é multi-funções pode ser configurado para pisca-pisca... Melhor do que isto só indo a Lisboa.
Cps
A. Castro
Obrigado CF,Lda pela explicação,CF,Lda Escreveu:O circulo redondo, a vermelho, que fez, É o interruptor!... está lá escrito, por cima.
Então fiz o esquema a simular o meu ambiente real para melhor perceber.
Atenção que nos interruptores, as vezes quero todas as funções desligadas. Então por isso estou a coloca-los desta forma no esquema. É valido instalar os interruptores assim?
Estou a fazer as emendas nos fios pelo que percebi das tuas explicações, ou seja, não mexo em nada, não desligo nenhum fio do interfone, apenas descasco os fios branco e azul e meto extensões a sair deles, isto? como mostra o esquema que fiz baseado no teu.
Corrija o esquema se estiver errado por favor amigo!! e faça teus comentários
Obrigado pela ajuda muito útil.
Última edição por GOLX em 13 set 2016, 20:24, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
Porque é que quer usar dois interruptores? Vai querer sinalização luminosa e sinalização acustica ao mesmo tempo?
Porque quero um controlo absoluto das funções:CF,Lda Escreveu:Porque é que quer usar dois interruptores? Vai querer sinalização luminosa e sinalização acustica ao mesmo tempo?
Certo período do dia quero apenas função luz a trabalhar, outro período quero apenas função da campainha e em outros períodos do dia preciso de tudo desligado.
-
- Técnico Dedicado
Nesse caso, pode usar um simples interruptor de 3 posições - 0,1,2 em 0 tudo desligado; em 1 sinalizador luminoso; em 2 sinalizador sonoro- e que pode ficar fixo à própria caixa do interfone...
isto seria perfeito caro colega,CF,Lda Escreveu:Nesse caso, pode usar um simples interruptor de 3 posições - 0,1,2 em 0 tudo desligado; em 1 sinalizador luminoso; em 2 sinalizador sonoro- e que pode ficar fixo à própria caixa do interfone...
Então onde ponho este interruptor? como seria a ligação baseada ai no ambiente real simulado no esquema. no teu esquema esta parte do interruptor me deixou confuso.
Obrigado