Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa

Mensagem por CF,Lda »

Tem que se ver qual dos fios que vêm do lado da porta de entrada fazem soar a campainha...
Tem alguém para ajudar? Alguém que esteja na porta a tocar a campaínha enquanto voçê desliga um fio de cada vez no intercomunicador, EXCEPTO o 3.
GOLX
Curioso
Curioso
Registado: 04 nov 2015, 18:04
Has thanked: 12 times

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:Tem que se ver qual dos fios que vêm do lado da porta de entrada fazem soar a campainha...
Tem alguém para ajudar? Alguém que esteja na porta a tocar a campaínha enquanto voçê desliga um fio de cada vez no intercomunicador, EXCEPTO o 3.
No momento não tenho ninguém, mas esta semana vou ter alguem que pode me ajudar por isto precisava já esta a saber o que vou fazer.

Mas o fio amarela está ligado diretamente ao fio azul, e a apenas ao azul, na posição 3. Isto não nos remete que é do fio azul que a corrente vem lá de baixo ao tocarem?
O fio azul sai da parede:
parede.jpg
parede.jpg (74.41 KiB) Visto 2018 vezes
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Se voçê desligar o fio do terminal 3 o interfone deixa de funcionar! Fica morto! Nem microfone, nem altifalante nem campaínha.... Esse fio é o comum.
É como ir ao QE da sua habitação e desligar o Neutro no interruptor geral: fica sem luz, sem tomadas... E corre tb o risco de ter que substituir uma grande parte dos electrodomésticos.
Portanto, no fio azul não mexe, até porque vai ser preciso ligar aí outro fio.
GOLX
Curioso
Curioso

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:Se voçê desligar o fio do terminal 3 o interfone deixa de funcionar! Fica morto! Nem microfone, nem altifalante nem campaínha.... Esse fio é o comum.
É como ir ao QE da sua habitação e desligar o Neutro no interruptor geral: fica sem luz, sem tomadas... E corre tb o risco de ter que substituir uma grande parte dos electrodomésticos.
Portanto, no fio azul não mexe, até porque vai ser preciso ligar aí outro fio.
Olha lá, repare, o fio branco que vem ai do buraco da parede é o fio que se liga junto ao fio preto, este fio preto é o que está ligado a bobina de cobre que faz o som, junto ao fio amarelo.
Isto ajuda?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Haaaaa ! Então há um 5° fio!
Ok. É com esse que vamos trabalhar!...
GOLX
Curioso
Curioso

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:Haaaaa ! Então há um 5° fio!
Ok. É com esse que vamos trabalhar!...
Boa então haha, Estavam tão juntos que não dava para ver que eram 5 fios.

Ok! é neste fio que vou ligar a luz, os interruptores e o relé temporizado então?

Sendo que o relé recebe uma alimentação extra continua que devo arranjar de alguma tomada próxima, isto?

Ou nada a ver com isto? haha
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Calma! Não é assim tão linear! Observe bem o esquema anexo!..
IMG_20160911_145229.jpg
GOLX
Curioso
Curioso

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:Calma! Não é assim tão linear! Observe bem o esquema anexo!..
Muito obrigado pelo esquema e pela gentileza CF,Lda ,
Preciso perceber bem, pois como falei, em electricidade sou um gajo no escuro. E neste esquema que fizeste consigo perceber algumas coisas e outras não.
Precisava que me orientasse, uma vez que faltam informações para mim e parece muito diferente do esquema real do interfone. Sei que é o esquema que o joão enviou, mas se o 6 é a campainha então para mim não faz sentido sendo que tem apenas um fio a entrar e o meu interfone tem 2 fios, o preto e o amarelo.

No teu esquema a parte da entrada de 230v e o relé consigo perceber.
Mas, onde fica a lâmpada? esta marcação do fio branco é a lâmpada já ou é apenas a indicação de saída da parede?

Lembramos que não quero desligar a função luz, quero acrescentar a função lâmpada a piscar por 20 segundos e poder controlar as duas funções alternadamente por interruptores. Períodos do dia tenho luz, períodos tenho som (trim trim). Tem as explicações na mensagem na página 2 deste tópico e a foto do meu esquema maluco mostra exactamente o que preciso amigo.

Mais uma vez muito obrigado pela resposta e se puderes por o esquema a simular o real ambiente do interfone (como nas imagens dele) para mim seria melhor para perceber. Obrigadíssimo
esquema..jpg
esquema..jpg (56.51 KiB) Visto 2003 vezes
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Certo.
Vou tentar explicar o meu desenho.
A lampada funciona nos 230V, e é essa bola redonda com um x no seu interior; o temporizador é do tipo multifunções e poderá estar configurado para intermitencia. É esse pequeno rectangulo com 230V escrito no seu interior. Outra caracteristica é ter alimentação eléctrica permanente e o sinal para dar inicio à sequencia é dado pelo rele de 12 V - esse rectangulo que tem escrito 12 V - alimentado pelo fio branco e o ponto 3 do interfone. A ligação fio branco/fio preto, que traz o sinal de campainha, vai ser interrompida e introduzido aí o interruptor tipo escada ou bi-direccional como alguns costumam chamar-lhe, ou seja, numa posição continua a trabalhar como até agora, na outra posição, a que está representada, fica a alimentar o relé 12V que por sua vez faz a chamada ao temporizador que, como é multi-funções pode ser configurado para pisca-pisca... Melhor do que isto só indo a Lisboa.
Cps
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

O circulo redondo, a vermelho, que fez, É o interruptor!... está lá escrito, por cima.
GOLX
Curioso
Curioso

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:O circulo redondo, a vermelho, que fez, É o interruptor!... está lá escrito, por cima.
Obrigado CF,Lda pela explicação,

Então fiz o esquema a simular o meu ambiente real para melhor perceber.
Atenção que nos interruptores, as vezes quero todas as funções desligadas. Então por isso estou a coloca-los desta forma no esquema. É valido instalar os interruptores assim?

Estou a fazer as emendas nos fios pelo que percebi das tuas explicações, ou seja, não mexo em nada, não desligo nenhum fio do interfone, apenas descasco os fios branco e azul e meto extensões a sair deles, isto? como mostra o esquema que fiz baseado no teu.

Corrija o esquema se estiver errado por favor amigo!! e faça teus comentários

Obrigado pela ajuda muito útil.
Última edição por GOLX em 13 set 2016, 20:24, editado 1 vez no total.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Porque é que quer usar dois interruptores? Vai querer sinalização luminosa e sinalização acustica ao mesmo tempo?
GOLX
Curioso
Curioso

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:Porque é que quer usar dois interruptores? Vai querer sinalização luminosa e sinalização acustica ao mesmo tempo?
Porque quero um controlo absoluto das funções:
Certo período do dia quero apenas função luz a trabalhar, outro período quero apenas função da campainha e em outros períodos do dia preciso de tudo desligado.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Nesse caso, pode usar um simples interruptor de 3 posições - 0,1,2 em 0 tudo desligado; em 1 sinalizador luminoso; em 2 sinalizador sonoro- e que pode ficar fixo à própria caixa do interfone...
GOLX
Curioso
Curioso

Mensagem por GOLX »

CF,Lda Escreveu:Nesse caso, pode usar um simples interruptor de 3 posições - 0,1,2 em 0 tudo desligado; em 1 sinalizador luminoso; em 2 sinalizador sonoro- e que pode ficar fixo à própria caixa do interfone...
isto seria perfeito caro colega,

Então onde ponho este interruptor? como seria a ligação baseada ai no ambiente real simulado no esquema. no teu esquema esta parte do interruptor me deixou confuso.

Obrigado
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”