Fabricação de candeeiros - Legislação?
Fabricação de candeeiros - Legislação?
Boa noite,
não sei se alguém me conseguirá dar uma ajuda, ou indicar um caminho onde possa esclarecer as minhas dúvidas relativamente a um projeto que penso iniciar (se tudo se proporcionar nesse sentido), e que passo a explicar:
Pretendo fabricar, ou melhor, manufaturar candeeiros de iluminação, para utilização doméstica (e eventualmente outros espaços como lojas, restaurantes, etc.). A ideia aqui não é um fabrico em série, nem em grandes quantidades, mas sim produtos praticamente únicos, ou em poucas unidades para um determinado espaço, personalizados. Em alguns casos poderá dizer-se que se tratam de peças artísticas (mas que respeitem todas as regras de segurança e sejam totalmente funcionais).
A minha grande dúvida é, o que tenho que fazer, em termos de regras ou legislação especifica, ou autorizações... enfim, para poder construir e comercializar tudo conforme manda a lei. Calculo que para uma fábrica operar, submete as suas peças a vistorias e a certificações... mas para um "mini-negócio", não me parece exequível a lógica de uma homologação/certificação, nem seria viável financeiramente como é obvio.
Não consegui encontrar informação relevante nas minhas pesquisas até agora, nem tão pouco sei onde me dirigir ou contactar para tentar esclarecer as minhas dúvidas.
De forma a contextualizar o meu percurso (e para que não pensem que sou um louco sem noção do que envolve um projeto elétrico :p) , informo que sou designer, tendo trabalhado anteriormente 15 anos numa empresa na área da assistência técnica a máquinas e ferramentas elétricas (bosch, dewalt, fiac, helvi, macc...), antes disso trabalhei algum tempo em instalação e montagem de calhas técnicas para unidades hospitalares, e antes disso fiz o secundário em eletrónica. Digamos que sou um viciado em máquinas e ferramentas, e gostaria reunir os meus conhecimentos em várias áreas e produzir algo minimamente interessante.
Na realidade "desliguei-me" das questões relativas ás regras e leis atuais, mas como surgiu este possível projeto... surgiram também as pertinentes dúvidas.
Peço desculpa pelo longo texto, mas por vezes só assim se consegue explicar convenientemente o pretendido.
Obrigado,
Rui
não sei se alguém me conseguirá dar uma ajuda, ou indicar um caminho onde possa esclarecer as minhas dúvidas relativamente a um projeto que penso iniciar (se tudo se proporcionar nesse sentido), e que passo a explicar:
Pretendo fabricar, ou melhor, manufaturar candeeiros de iluminação, para utilização doméstica (e eventualmente outros espaços como lojas, restaurantes, etc.). A ideia aqui não é um fabrico em série, nem em grandes quantidades, mas sim produtos praticamente únicos, ou em poucas unidades para um determinado espaço, personalizados. Em alguns casos poderá dizer-se que se tratam de peças artísticas (mas que respeitem todas as regras de segurança e sejam totalmente funcionais).
A minha grande dúvida é, o que tenho que fazer, em termos de regras ou legislação especifica, ou autorizações... enfim, para poder construir e comercializar tudo conforme manda a lei. Calculo que para uma fábrica operar, submete as suas peças a vistorias e a certificações... mas para um "mini-negócio", não me parece exequível a lógica de uma homologação/certificação, nem seria viável financeiramente como é obvio.
Não consegui encontrar informação relevante nas minhas pesquisas até agora, nem tão pouco sei onde me dirigir ou contactar para tentar esclarecer as minhas dúvidas.
De forma a contextualizar o meu percurso (e para que não pensem que sou um louco sem noção do que envolve um projeto elétrico :p) , informo que sou designer, tendo trabalhado anteriormente 15 anos numa empresa na área da assistência técnica a máquinas e ferramentas elétricas (bosch, dewalt, fiac, helvi, macc...), antes disso trabalhei algum tempo em instalação e montagem de calhas técnicas para unidades hospitalares, e antes disso fiz o secundário em eletrónica. Digamos que sou um viciado em máquinas e ferramentas, e gostaria reunir os meus conhecimentos em várias áreas e produzir algo minimamente interessante.
Na realidade "desliguei-me" das questões relativas ás regras e leis atuais, mas como surgiu este possível projeto... surgiram também as pertinentes dúvidas.
Peço desculpa pelo longo texto, mas por vezes só assim se consegue explicar convenientemente o pretendido.
Obrigado,
Rui
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Fabricação de candeeiros - Legislação?
A ideia é, independentemente da quantidade ou da velocidade de produção, a partir do momento que é colocado no mercado, os produtos devem cumprir a legislação de forma a garantir a segurança dos utilizadores. Uma das formas, é cumprir o estipulado pela norma (e respectivas sub-normas): EN 60598.
Acho que o "artesanato" não foge à regra..., mas também não acredito que sejam submetidos aos rigorosos testes, que a produção em massa obriga...
Por outro lado, ensaios funcionais e alguns testes de segurança básicos podem ajudar a descansar as preocupações:
teste de continuidade do condutor de terra
teste de isolamento das massas.
Em anexo estão alguns documentos interessantes.
Acho que o "artesanato" não foge à regra..., mas também não acredito que sejam submetidos aos rigorosos testes, que a produção em massa obriga...
Por outro lado, ensaios funcionais e alguns testes de segurança básicos podem ajudar a descansar as preocupações:
teste de continuidade do condutor de terra
teste de isolamento das massas.
Em anexo estão alguns documentos interessantes.
Olá, boa noite,
antes de mais, muito obrigado pela sua resposta. Já está a ser uma boa ajuda, pois começo a ter uma melhor perceção das questões principais a observar.
Embora eu não tenha permissão para ver os anexos que gentilmente enviou (talvez devido a ser um novo utilizador?), uma rápida pesquisa permitiu encontrar exemplos de declarações de conformidade.
Testes de continuidade, isolamento, etc., consigo efetua-los com relativa facilidade.
A minha "grande" dúvida que subsiste neste momento é (espero saber explicar-me):
Ok, existem normas a serem cumpridas (como o exemplo dado da EN 60598), que basicamente são diretrizes que regulam os pontos de segurança a serem respeitados para determinado produto ficar apto a entrar no mercado.
MAS, se me cabe a mim a responsabilidade de respeitar essas normas, posteriormente sou obrigado a colocar o meu produto numa entidade que vai analisar e autorizar a venda do produto, OU simplesmente desde que eu em consciência respeite as normas, ponho o produto no mercado e fico descansado?
Não sei se fui claro... Porque observando as declarações de conformidade, quem declara o que ali consta é o fabricante e pronto. Calculo que o que possa acontecer, será uma posterior eventual fiscalização aleatória do meu produto para ser confirmado o cumprimento das regras.
Enfim, possivelmente estou a complicar isto demasiado, mas afinal estamos em Portugal...
Comprimentos,
Rui
antes de mais, muito obrigado pela sua resposta. Já está a ser uma boa ajuda, pois começo a ter uma melhor perceção das questões principais a observar.
Embora eu não tenha permissão para ver os anexos que gentilmente enviou (talvez devido a ser um novo utilizador?), uma rápida pesquisa permitiu encontrar exemplos de declarações de conformidade.
Testes de continuidade, isolamento, etc., consigo efetua-los com relativa facilidade.
A minha "grande" dúvida que subsiste neste momento é (espero saber explicar-me):
Ok, existem normas a serem cumpridas (como o exemplo dado da EN 60598), que basicamente são diretrizes que regulam os pontos de segurança a serem respeitados para determinado produto ficar apto a entrar no mercado.
MAS, se me cabe a mim a responsabilidade de respeitar essas normas, posteriormente sou obrigado a colocar o meu produto numa entidade que vai analisar e autorizar a venda do produto, OU simplesmente desde que eu em consciência respeite as normas, ponho o produto no mercado e fico descansado?
Não sei se fui claro... Porque observando as declarações de conformidade, quem declara o que ali consta é o fabricante e pronto. Calculo que o que possa acontecer, será uma posterior eventual fiscalização aleatória do meu produto para ser confirmado o cumprimento das regras.
Enfim, possivelmente estou a complicar isto demasiado, mas afinal estamos em Portugal...
Comprimentos,
Rui
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Os documentos que o nelmindo partilhou foram estes:
http://doc.diytrade.com/docdvr/1388200/ ... 678384.pdf
http://www.pennelcomonline.com/Images/P ... 024P-3.pdf
Aquilo que pergunta é como é feita a marcação CE. Não é um processo fácil e penso que não é possível ser implementado para "objectos únicos".
http://www.certif.pt/oquee.asp
Neste caso, se não estou em erro, penso que no mínimo deveria cumprir a directiva de baixa tensão.
http://www.certif.pt/onotificado.asp
Também ao ser produtor de equipamentos eléctricos deveria estar inscrito nesta associação:
https://www.anreee.pt/pt/
http://doc.diytrade.com/docdvr/1388200/ ... 678384.pdf
http://www.pennelcomonline.com/Images/P ... 024P-3.pdf
Aquilo que pergunta é como é feita a marcação CE. Não é um processo fácil e penso que não é possível ser implementado para "objectos únicos".
http://www.certif.pt/oquee.asp
Neste caso, se não estou em erro, penso que no mínimo deveria cumprir a directiva de baixa tensão.
http://www.certif.pt/onotificado.asp
Também ao ser produtor de equipamentos eléctricos deveria estar inscrito nesta associação:
https://www.anreee.pt/pt/
Queres uma sugestão? Se a tua parte do processo recai essencialmente no design da peça, compra a parte eléctrica já pronta e certificada, fica mais caro mas livras-te de um problema futuro.
Olá, e obrigado pelas vossas respostas.
Na verdade o João toca num ponto interessante... e que também é algo em que tenho pensado, pois em bom rigor, aquilo que eu iria construir era basicamente o suporte para a parte elétrica. Embora à partida fosse fazer também a instalação dessa mesma parte elétrica, todo o material está por si só certificado, tenho acesso aos certificados de conformidade de tudo o que é aplicado (cabo, interruptor, suporte de lâmpada...). Eventualmente poderia adquirir a parte elétrica toda montada como foi sugerido, se isso simplificasse o processo.
Já a parte mecânica digamos assim, a estrutura de suporte, seria mesmo eu a construir pois o objetivo era mesmo esse, uma vez que tenho o know how e as máquinas para tal.
Talvez assim as coisas se tornem mais fáceis para mim em termos de burocracia. Tenho sérias dúvidas que tantos exemplos que existem no mercado, semelhantes ao que eu pretendo fazer, tenham passado por grandes inspeções ou aferida a sua qualidade, porque isso matava à partida o produto, não porque estivesse em falta com as normas exigidas, mas pelo custo individual de cada processo.
Muito obrigado,
Rui
Na verdade o João toca num ponto interessante... e que também é algo em que tenho pensado, pois em bom rigor, aquilo que eu iria construir era basicamente o suporte para a parte elétrica. Embora à partida fosse fazer também a instalação dessa mesma parte elétrica, todo o material está por si só certificado, tenho acesso aos certificados de conformidade de tudo o que é aplicado (cabo, interruptor, suporte de lâmpada...). Eventualmente poderia adquirir a parte elétrica toda montada como foi sugerido, se isso simplificasse o processo.
Já a parte mecânica digamos assim, a estrutura de suporte, seria mesmo eu a construir pois o objetivo era mesmo esse, uma vez que tenho o know how e as máquinas para tal.
Talvez assim as coisas se tornem mais fáceis para mim em termos de burocracia. Tenho sérias dúvidas que tantos exemplos que existem no mercado, semelhantes ao que eu pretendo fazer, tenham passado por grandes inspeções ou aferida a sua qualidade, porque isso matava à partida o produto, não porque estivesse em falta com as normas exigidas, mas pelo custo individual de cada processo.
Muito obrigado,
Rui
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Mesmo para uma unidade, tens que ter certificado CE.
Se houver um acidente és o responsável.
Cump.
Mário
Não podes por produtos em venda que não tenham certificação CE.nokode Escreveu:Olá, e obrigado pelas vossas respostas.
Muito obrigado,
Rui
Mesmo para uma unidade, tens que ter certificado CE.
Se houver um acidente és o responsável.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Tal como o Mário referiu, para teres as coisas minimamente como deve ser, o produto tem de ter marcação CE e por isso mesmo eu sugeri comprares a parte eléctrica já montada e certificada, fica mais caro mas vai acabar por te tirar uma eventual dor de cabeça.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Mas tem que certificar tudo.joao.pt Escreveu:Tal como o Mário referiu, para teres as coisas minimamente como deve ser, o produto tem de ter marcação CE e por isso mesmo eu sugeri comprares a parte eléctrica já montada e certificada, fica mais caro mas vai acabar por te tirar uma eventual dor de cabeça.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Não estou muito por dentro das marcações CE, nem dos moldes em que são feitas para equipamentos eléctricos, mas aquilo que vejo na maioria dos candeeiros é marcação CE apenas na parte eléctrica.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
joao.pt Escreveu:Não estou muito por dentro das marcações CE, nem dos moldes em que são feitas para equipamentos eléctricos, mas aquilo que vejo na maioria dos candeeiros é marcação CE apenas na parte eléctrica.
Boas,
mas a parte eléctrica quando é comercializada é parte integrante de um determinado equipamento, e aí como será?
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
Boas,
depois de ter comentado, encontrei este documento:
http://www.marioloureiro.net/seguran/Se ... mentos.pdf
Fico com a sensação de que não é necessária tanta confusão no caso, dei uma vista de olhos em diagonal em especial a pág. 7, vejam se ajuda a esclarecer.
Ohmico
Fico com a sensação de que não é necessária tanta confusão no caso, dei uma vista de olhos em diagonal em especial a pág. 7, vejam se ajuda a esclarecer.
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
A directiva de máquinas não é obrigatoriamente igual à directiva de outro tipo de equipamentos (neste caso candeeiros). Em relação à presunção (penso que é a isso que se refere com página 7), se não me engano, é obrigatório que a empresa que opta por esse caminho seja certificada pela norma ISO9001, que não deve ser o caso. Também não me parece que o Rui (nokode) possua competência para afirmar que o seu candeeiro "está conforme às exigências de segurança estabelecidas".ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Como referi anteriormente não estou muito por dentro das marcações CE, nem dos moldes em que são feitas sejam candeeiros, máquinas ou outra coisa qualquer, aquilo que sugeri foi comprar a parte eléctrica de um candeeiro (do género da imagem em anexo), com a marcação CE e do meu ponto de vista isto simplifica logo o problema inicial, o nokode passará a revendedor, dispensando-o de qualquer marcação CE.
-
- Técnico Dedicado
luisilva78 Escreveu:A directiva de máquinas não é obrigatoriamente igual à directiva de outro tipo de equipamentos (neste caso candeeiros). Em relação à presunção (penso que é a isso que se refere com página 7), se não me engano, é obrigatório que a empresa que opta por esse caminho seja certificada pela norma ISO9001, que não deve ser o caso. Também não me parece que o Rui (nokode) possua competência para afirmar que o seu candeeiro "está conforme às exigências de segurança estabelecidas".ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Boas,
por acaso leu o documento? é que pelo que vi ele não se refere só a máquinas.
Ao mesmo tempo, parece-me que a solução sugerida pelo João.pt pode resolver o problema, mas nós também não estamos a vêr os candeeiros em questão.
Ohmico