Lâmpada Led
Lâmpada Led
Boas! Estou a realizar um projeto escolar e preciso de conseguir encontrar uma fonte de alimentação para usar uma luz led numa "capsula" de um dardo.. os seja, quero que essa parte branca sa seta dê luz.. Quando enrosco a parte de trás nessa parte, preciso que isso ligue se atráves do contacto ao enroscar! Agradecia imenso ideias para este projeto. 

- Anexos
-
- Tem que se centrar dentro da parte branca...
- dardo-27720 (1).jpg (25.62 KiB) Visto 464 vezes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
Re: Lâmpada Led
Penso que isto não é bem uma questão para a secção de "Discussão Electricidade". Devia estar em "Electrónica" ou algo parecido.
Deixando isso de lado, a primeira "fonte" que me lembro que possa cumprir essas características são as pilhas de botão. Qualquer pilha ou bateria diferente disso vai ser demasiado volumosa e pesada para essa aplicação.
Uma coisa que me chama a atenção é o facto de ser a "parte branca" a acender. Não pode ser ao contrário? Isto porque as pilhas vão ser pesadas e irão ter que estar obrigatoriamente nessa "parte branca" que é a parte mais pesada da seta. A não ser, que na parte branca fiquem as pilhas e a electrónica e que na rosca fique apenas um "interruptor" que ligue o sistema. Vai ter outro problema, porque o sistema vai ter que ser muito pequeno para caber na seta (sendo assim, não pode utilizar uns LED's quaisquer).
Outro grande problema que me parece que vai enfrentar, vai ser o tempo de vida do sistema. Olhando para a tabela seguinte,
se escolher a pilha mais pequena (AG1) irá ter uma pilha com uma capacidade de 13mAh. Isso quer dizer que o LED vai ter que consumir muito pouco e ser muito eficiente para que o sistema tenha um tempo de vida aceitável (procure LED's SMD ou 3mm THT de alto brilho e baixo consumo).
Vamos esperar que outros utilizadores do fórum contribuam com as suas ideias para que possa chegar a alguma conclusão.
Deixando isso de lado, a primeira "fonte" que me lembro que possa cumprir essas características são as pilhas de botão. Qualquer pilha ou bateria diferente disso vai ser demasiado volumosa e pesada para essa aplicação.
Uma coisa que me chama a atenção é o facto de ser a "parte branca" a acender. Não pode ser ao contrário? Isto porque as pilhas vão ser pesadas e irão ter que estar obrigatoriamente nessa "parte branca" que é a parte mais pesada da seta. A não ser, que na parte branca fiquem as pilhas e a electrónica e que na rosca fique apenas um "interruptor" que ligue o sistema. Vai ter outro problema, porque o sistema vai ter que ser muito pequeno para caber na seta (sendo assim, não pode utilizar uns LED's quaisquer).
Outro grande problema que me parece que vai enfrentar, vai ser o tempo de vida do sistema. Olhando para a tabela seguinte,

Vamos esperar que outros utilizadores do fórum contribuam com as suas ideias para que possa chegar a alguma conclusão.
Não sei se isso é um projecto para avançar comercialmente ou é apenas uma brincadeira, de qualquer das formas, dardos com iluminação já existem, a diferença para estes é que a iluminação é feita entre a bandeira e a parte branca e não na parte branca como queres.
Os que existem comercialmente não sei como funcionam, poderia atirar algumas formas de funcionamento mas estaria apenas a fazer suposições, até porque nunca tive nenhum na mão.
Se é um projecto para brincadeira, podes muito bem recorrer às pilhas de botão como já foi sugerido, acaba por ser mais simples arranjares os materiais. Se é para algo comercial, tens de estudar o que melhor se adequa para peso, dimensão, durabilidade, custo, etc. Há algumas opções por exemplo o uso de iluminação por trítio ou o recurso a um super-condensador para alimentação do LED.
Os que existem comercialmente não sei como funcionam, poderia atirar algumas formas de funcionamento mas estaria apenas a fazer suposições, até porque nunca tive nenhum na mão.
Se é um projecto para brincadeira, podes muito bem recorrer às pilhas de botão como já foi sugerido, acaba por ser mais simples arranjares os materiais. Se é para algo comercial, tens de estudar o que melhor se adequa para peso, dimensão, durabilidade, custo, etc. Há algumas opções por exemplo o uso de iluminação por trítio ou o recurso a um super-condensador para alimentação do LED.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
joao.pt,joao.pt Escreveu:Não sei se isso é um projecto para avançar comercialmente ou é apenas uma brincadeira, de qualquer das formas, dardos com iluminação já existem, a diferença para estes é que a iluminação é feita entre a bandeira e a parte branca e não na parte branca como queres.
A questão de ser um projecto comercial ou não já se encontra esclarecida no primeiro post. O cascalvo diz que é um projecto académico.
Concordo com a sua ideia. Também pensei nos super-caps, mas os que eu já utilizei (capazes de armazenar carga suficiente para uma aplicação deste género) também são muito volumosos para esta função (se forem mais pequenos não serão "super", serão apenas condensadores).
Uma coisa que também pensei que ficaria muito bem nesta aplicação seria a utilização de acelerómetros que acendam o LED em função da aceleração (ou do movimento da seta). No entanto, uma aplicação desse género se não estivesse bem optimizada, poderia consumir mais que o que aqui é pedido.
Para um trabalho escolar (dependendo do ciclo de estudos de que estamos a falar), tendo acesso a uma impressora 3D, penso que não será muito complicado de produzir uma pequena série de protótipos funcionais.
Eu li que era para um projecto escolar mas não vi esclarecido se seria um projecto escolar de brincadeira ou um projecto escolar comercial. O membro não se apresentou e no perfil apenas aparece "Profissão: Comerciante" o que me levou a pensar que poderia ser um projecto escolar com um objectivo de tornar o produto comercial.
Quantos aos super-condensadores acho que já se arranjam com dimensões interessantes para o projecto, não sei é se em Portugal serão fáceis de arranjar, por esse motivo chamei a atenção que se for para um projecto de brincadeira, será mais fácil com uma pilha botão.
Quantos aos super-condensadores acho que já se arranjam com dimensões interessantes para o projecto, não sei é se em Portugal serão fáceis de arranjar, por esse motivo chamei a atenção que se for para um projecto de brincadeira, será mais fácil com uma pilha botão.