Transformador trifásico operando com duas fases no primário

Responder
Andreos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 ago 2016, 05:54

Transformador trifásico operando com duas fases no primário

Mensagem por Andreos »

Transformador trifásico operando apenas com duas fases no primário

Olá amigos, se pudessem,gostaria que tirassem uma duvida.

Caso aconteça algum rompimento em uma das fases na rede primaria (13.800 v) que alimenta um transformador trifásico comum de distribuição (triangulo no primário e estrela no secundario) qual seria o comportamento nos terminais secundários desse transformador?
Lembrando que o fornecimento de energia para consumidores residenciais é de 220 v.
Teria algum dano aos consumidores associados a esse transformador?

Se alguém puder me ajudar a esclarecer,eu agradeço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Transformador trifásico operando com duas fases no primário

Mensagem por ohmico »

Boas,

só por curiosidade... isto pretende ser uma questão meramente teórica, não é?

Ohmico
Andreos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 ago 2016, 05:54

Mensagem por Andreos »

Sim, teórica, queria ter uma ideia do que poderia vir a ser impactado ao consumidor residencial..
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Andreos Escreveu:Sim, teórica, queria ter uma ideia do que poderia vir a ser impactado ao consumidor residencial..

Boas,

OK, eu não sou capaz de responder à sua questão "impactado", mas sugeria-lhe que pensasse qual seria o tipo de avaria que poderia fazer com que fundisse só um dos três fusíveis da protecção do primário de um transformador trifásico, cuja ligação é em triângulo.

Ohmico
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Respondendo em termos práticos, não acontecia nada se abrisse um dos enrolamentos do primário em triângulo. É utilizada essa configuração por essa característica no transformador em triângulo+estrela.

Romper um fusível não é a mesma situação que interromper um enrolamento. Com apenas dois enrolamentos a funcionar, se as três fases estiverem lá, o que acontece é aumentar o aquecimento e corrente que passa pelo primário. Com a falta de uma fase, aí tem um desequilíbrio entre as tensões.

Estou a escrever do que me recordo deste tipo de situação e seria útil ser validado por outros.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

como insinuei no meu post anterior acho que não há avaria nenhuma que possa provocar a fusão de um só fusível neste tipo de ligação.

Outra coisa será a alimentação ser interrompida numa das fases, por ex. em consequência de corte de cabo.

Neste caso ocorrerá um excesso de carga nas outras duas fases que provocarão o disparo ou fusão dos fusíveis correspondentes.

Em termos de tensão no secundário, durante o tempo até ao disparo, existirá um abaixamento de tensão no secundário que se reflectirá nas três fases de modo equivalente.

Se alguém tiver opinião diferente agradecia que a expusesse de modo a que possamos ficar todos mais esclarecidos.

Ohmico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”