Alternar motores com CLP
Alternar motores com CLP
Olá pessoal tenho 18 anos, sou novo na área da automação e eletrica industrial, e por conhecimento quero fazer um CLP alternar entre 4 motores, ja tentei fazer utilizando o simulador clic02 da weg. para 2 motores consegui, mas para 4 até agora não. esse sistema geralmente é usado em bombas de recalque que alterna os motores (bombas) a cada vez em que a chave boia é acionada. Alguém pode me explicar/ensinar como posso conseguir realizar essa troca utilizando o clp linguagem ladder ?
Existe pouco conteúdo a respeito, quem sabe do assunto geralmente não quer ensinar. Desde já agradeço!
Existe pouco conteúdo a respeito, quem sabe do assunto geralmente não quer ensinar. Desde já agradeço!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Re: Alternar motores com CLP
Viva!
Se quer que a bomba seja alternada a cada accionamento de uma entrada, faça esse input incrementar um contador que posteriormente com um comparador poderá ver qual a bomba a accionar.
Tipo:
Contador := 1 -> Bomba 01
Contador := 2 -> Bomba 02
Contador := 3 -> Bomba 03
Contador := 4 -> Bomba 04
Se contador for superior a 4, accionar a 4 e voltar a pôr a variável a 1 no próximo impulso de flanco positivo.
Poderia fazer com um shift register onde tinha um bit a andar para a esquerda, mas pode ser de percepção mais difícil.
Não esqueça que tem que ter inputs que avalie se a bomba está disponível electricamente antes de accioná-la.
Se quer que a bomba seja alternada a cada accionamento de uma entrada, faça esse input incrementar um contador que posteriormente com um comparador poderá ver qual a bomba a accionar.
Tipo:
Se contador for superior a 4, accionar a 4 e voltar a pôr a variável a 1 no próximo impulso de flanco positivo.
Poderia fazer com um shift register onde tinha um bit a andar para a esquerda, mas pode ser de percepção mais difícil.
Não esqueça que tem que ter inputs que avalie se a bomba está disponível electricamente antes de accioná-la.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Que raio é um CLP? O termo universal é PLC e na gíria (em Português) é conhecido por autómato. Se não fosse a parte final do post onde se fala de "ladder", ficava sem saber do que estava a falar (já agora porque não diz também linguagem "escada"?).
-
- Técnico Dedicado
Eu sei o que querem dizer as siglas. Apenas quis salientar que ninguém (pelo menos que eu conheça) se refere a esse aparelho como CPL. Também quis salientar a ideia que os PLC's são programados em ladder, mas os CPL's são programados em escada.rui14 Escreveu:PLC: Programmable Logic Controller
CLP: Controlador lógico programável
Amigo, como eu disse sou novo na área, me desculpe o erro em que não erreiluisilva78 Escreveu:Que raio é um CLP? O termo universal é PLC e na gíria (em Português) é conhecido por autómato. Se não fosse a parte final do post onde se fala de "ladder", ficava sem saber do que estava a falar (já agora porque não diz também linguagem "escada"?).
CLP é um termo traduzido amigo, e linguagem ladder não pode ser traduzida da mesma forma por ser uma linguagem de programação.
Seja menos ignorante em suas próximas respostas.
Responda apenas o que foi pedido.
Abraços!
fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlad ... m%C3%A1vel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_ladder
Obrigado pela resposta ajudou muito.BLima Escreveu:Viva!
Tipo:
Poderia me dar um exemplo pratico ?
Abraços
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva!
Eu apresentei um conceito. Agora aplique-o ao seu caso ou melhore o que eu disse. Não trabalhe sobre uma base que não foi criada por si, pois perde mais tempo a interpretar o meu código do que a fazer. Escreva numa folha de papel o grafcet do que pretende, pois ajuda muito.
Desconheço em que linguagem programa e todos os exemplos que tenho, são em têm particularidades próprias de cada projecto.
Eu apresentei um conceito. Agora aplique-o ao seu caso ou melhore o que eu disse. Não trabalhe sobre uma base que não foi criada por si, pois perde mais tempo a interpretar o meu código do que a fazer. Escreva numa folha de papel o grafcet do que pretende, pois ajuda muito.
Desconheço em que linguagem programa e todos os exemplos que tenho, são em têm particularidades próprias de cada projecto.
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Técnico Dedicado
Penso que as fontes citadas não serão as mais correctas para justificar aquilo que não tem justificação. Estas fontes estão em português do Brasil e não serão as mais correctas. Por exemplo, a primeira tem pérolas como as seguintes:
monitorar
controle
umidade
eletrônico
IHM - querendo-se referir a HMI (Humman Machine Interface), imagino eu
Outro exemplo, é o seguinte parágrafo:
"As entradas são os meios de comunicação do CLP com o processo a ser controlado. São as interfaces que permitem ao PLC receber informações sobre o processo, é onde entram os sinais de um termostato, chaves fim-de-curso, botoeiras, medidores de pressão, vazão, e todos os tipos de dispositivos usados para monitorar o processo e fornecer um retorno de informação ao CLP. As entradas podem ser digitais ou analógicas e ainda podem ser intenas ou externas. As entradas externas são aquelas por onde entrará o sinal enviado por um sensor ao PLC e as internas são aquelas que recebem sinal de outro, como por exemplo, o contato de um temporizador utilizado para ligar outro componente interno ou uma saída externa."
onde nuns locais é usado o termo PLC, noutros é usado o termo CLP e com erros ortográficos pelo meio.
Repare que na fonte que utiliza para justificar a utilização do termo "linguagem ladder" também figura exactamente o contrário (uma tentativa de tradução do termo ladder):
"Atualmente, a linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é um auxílio gráfico (...)"
Já agora porque não "traduzem" outras siglas dessas páginas? Como por exemplo:
MAA em vez de RAM;
MSL em vez de ROM;
EPROM ficaria MSLA;
e como não, EEPROM, ficaria MSLAE;
CPU já vi muitas vezes traduzida como UCP mas nestes textos não figura assim;
etc. (este é latim, se calhar está na altura de pensar em traduzi-lo também, uma vez que o latim até é uma língua morta).
Conclusão, os brasileiros traduzem tudo e mais alguma coisa (até criaram várias novas palavra para substituir palavras em bom português completamente válidas como é o caso de "esporte" para "desporto"), mas esquecem-se que algumas palavras ou termos não podem (ou devem) ser traduzidos porque são criados na língua inglesa com o intuito de serem universais (e por vezes são "brincadeiras" que só funcionam nessa língua, como RAM e ROM) e que não são utilizados (e portanto conhecidos) em mais local nenhum do mundo sem ser no Brasil. Como eu estou em Portugal prefiro os termos internacionais que é com esses que estou habituado a trabalhar (ou então os termos da gíria como disse em cima).
Bons estudos (e cuidado com as fontes que escolhe).
monitorar
controle
umidade
eletrônico
"As entradas são os meios de comunicação do CLP com o processo a ser controlado. São as interfaces que permitem ao PLC receber informações sobre o processo, é onde entram os sinais de um termostato, chaves fim-de-curso, botoeiras, medidores de pressão, vazão, e todos os tipos de dispositivos usados para monitorar o processo e fornecer um retorno de informação ao CLP. As entradas podem ser digitais ou analógicas e ainda podem ser intenas ou externas. As entradas externas são aquelas por onde entrará o sinal enviado por um sensor ao PLC e as internas são aquelas que recebem sinal de outro, como por exemplo, o contato de um temporizador utilizado para ligar outro componente interno ou uma saída externa."
onde nuns locais é usado o termo PLC, noutros é usado o termo CLP e com erros ortográficos pelo meio.
Repare que na fonte que utiliza para justificar a utilização do termo "linguagem ladder" também figura exactamente o contrário (uma tentativa de tradução do termo ladder):
"Atualmente, a linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é um auxílio gráfico (...)"
MAA em vez de RAM;
MSL em vez de ROM;
EPROM ficaria MSLA;
etc. (este é latim, se calhar está na altura de pensar em traduzi-lo também, uma vez que o latim até é uma língua morta).
Conclusão, os brasileiros traduzem tudo e mais alguma coisa (até criaram várias novas palavra para substituir palavras em bom português completamente válidas como é o caso de "esporte" para "desporto"), mas esquecem-se que algumas palavras ou termos não podem (ou devem) ser traduzidos porque são criados na língua inglesa com o intuito de serem universais (e por vezes são "brincadeiras" que só funcionam nessa língua, como RAM e ROM) e que não são utilizados (e portanto conhecidos) em mais local nenhum do mundo sem ser no Brasil. Como eu estou em Portugal prefiro os termos internacionais que é com esses que estou habituado a trabalhar (ou então os termos da gíria como disse em cima).
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Eu já consegui bloquear um brasileiro mentalmente, quando lhe perguntei se traduziram à letra o CPL e porque é que não traduziram à letra o simples LED?...luisilva78 Escreveu:Penso que as fontes citadas não serão as mais correctas para justificar aquilo que não tem justificação. Estas fontes estão em português do Brasil e não serão as mais correctas. Por exemplo, a primeira tem pérolas como as seguintes:
monitorar
controle
umidade
eletrônico
MAA em vez de RAM;
MSL em vez de ROM;
EPROM ficaria MSLA;
E porque é que insistem em usar o plugue e o soquete, para dizer ficha e tomada? Não me choca quando dizem placa-mãe (motherboard) ou bolsa de ar (air-bag)... agora aportuguesar palavras inglesas, para as quais já existem tradução, é triste...
Mas terminemos o assunto por aqui, quem quiser lançar discussão sobre este tema, que use o separador "conversas de café"
-
- Técnico Dedicado
Não me apercebi no primeiro post que o Vicenteaf era brasileiro, daí a minha resposta, que foi simplesmente para alertar um estudante (que eu pensava ser Português) para o facto de os termos que existem na "literatura" on-line serem termos que não se usam em Portugal por essa "literatura" ser criada por brasileiros e para brasileiros.nelmindo Escreveu:Eu já consegui bloquear um brasileiro mentalmente, quando lhe perguntei se traduziram à letra o CPL e porque é que não traduziram à letra o simples LED?...luisilva78 Escreveu: (...)
E porque é que insistem em usar o plugue e o soquete, para dizer ficha e tomada? Não me choca quando dizem placa-mãe (motherboard) ou bolsa de ar (air-bag)... agora aportuguesar palavras inglesas, para as quais já existem tradução, é triste...
Mas terminemos o assunto por aqui, quem quiser lançar discussão sobre este tema, que use o separador "conversas de café"
No entanto mesmo o utilizador sendo brasileiro e responde:
não consigo ficar calado.Vicenteaf Escreveu: Amigo, como eu disse sou novo na área, me desculpe o erro em que não errei
CLP é um termo traduzido amigo, e linguagem ladder não pode ser traduzida da mesma forma por ser uma linguagem de programação.
Seja menos ignorante em suas próximas respostas.
Responda apenas o que foi pedido.
Abraços!
fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlad ... m%C3%A1vel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_ladder
Que traduzam também RAM e EEPROM, porque não são linguagens de programação, e pela lógica apresentada, podem ser traduzidas. Essa do LED nunca me tinha lembrado, por acaso

Concordo que é melhor ficar com o tema por aqui (que já agora, na minha opinião, é tão adequado para estar na secção de problemas eléctricos, como o tema original do post).
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 out 2016, 12:47
- Has thanked: 2 times
BLima Escreveu:Viva!
Tipo: