Controle GSM

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Controle GSM

Mensagem por Mário »

Boas
Mário Escreveu:Boas
shafick Escreveu:Olá,
Tenho uma bomba d'água trifasica, 380Volts, 2.2kw, 3 cavalos. Ela funciona muito bem puxando água do rio para uma horta.
Porém, a casa da bomba fica ao lado do rio, longe da casa principal.
Para ligar/desligar, tenho que ir até a bomba, no acionador manual.
Queria colocar um meio de ligar/desligar remotamente. Vi este produto no ebay, porém não sei se ele é adequado para o que quero. Alguém poderia me dar uma dica?
Obrigado
http://www.ebay.com/itm/CL1-GSM-GSM-SMS ... SwT6pVj-VF
Em principio dá.
Cump.
Mário
A questão era saber se dava o sistema no link.
Respondi, que em principio dá.

Não sei que conhecimentos é que tens, o perfil nada diz, apresentação não houve.

Queres que diga o quê?
Como se liga?
Tenho que adivinhar como é o sistema de comando e controlo que está instalado, ou não há?
Tens sistema com contactor, ou é manual, mas que tipo de manual tens?
Sabes qual o sentido de rotação da bomba?.
Sabes qual é diferencial que existe?
Sabes fazer a alimentação para o "gsm" em tensão reduzida?
Sabes identificar as polariades?
Se sabes dar estas respostas, e estás disposto a arriscar, podemos dar uma ajuda.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
shafick
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 28 jun 2016, 03:39

Re: Controle GSM

Mensagem por shafick »

Boa Mário.
Vou tirar algumas fotos de como é a instalação e providenciar as respostas para que seja mais fácil me ajudar.
Sou estudante de Medicina e estou a morar com meu avô, que já está muito velho. A bomba é na casa dele e quero o ajudar nisto, pois já é muito cansativo para ele ir ao pé da bomba todos os dias.
Logo volto com as respostas.

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controle GSM

Mensagem por ENERGY »

Boas
No seu interesse fale com um eletricista antes de adquirir o equipamento, e talvez ele no terreno lhe aconsellhe a melhor solução, peça orçamentos.
shafick Escreveu:A questão é que não encontro um modulo que me sirva aqui em portugal. Então terei que comprar fora. Por isso há de ser adquirido antes de chamar o electricista. Pois demora a chegar.

Será que não existe uma empresa portuguesa que venda um módulo/equipamento que faça a função que desejo? De simples instalação? A distância é de 450mts. Se houvesse um produto já pronto para esta finalidade, em solo português, valeria mesmo que um pouco mais caro. Mas em todas as empresas que entrei em contacto, nenhuma possui. Apenas para 100mts.

Alguém saberia me indicar onde posso encontrar o que busco aqui mesmo em Portugal?
Cpts.
Energy
shafick
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 28 jun 2016, 03:39

Re: Controle GSM

Mensagem por shafick »

Salve pessoal! Desculpem a demora; estive bastante ocupado.

Voltando com as fotos de com está atualmente a instalação da bomba do meu avô.
Como disse antes, tenho que ir até à casa da bomba (450m +-) para apertar este botão verde acionador, voltar rápido para abrir os "regos" na horta e depois voltar rápido para apertar o botão vermelho para a desligar.

O que desejo é apenas tornar isto automático. De preferência via módulo remoto GSM (postado foto acima).
Como podem ver, já possui toda a instalação como se deve. necessito apenas de um intercessor nesta dinâmica.

Mais uma vez agradeço à prontidão dos amigos do forum. :D :D :D

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Pretendo algo semelhante a isto:
Imagem
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Controle GSM

Mensagem por jaimereis »

consulte instaladores de portões automáticos....a Nice e a Aleko tem desse material....
Jaime Reis
vitormir
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 jun 2008, 21:01

Re: Controle GSM

Mensagem por vitormir »

Bom dia
A solução apresentada serve e funciona para o que pretende.
Deve como já foi dito anteriormente ter cuidado ao dimensionar o contactor e a tensão de funcionamento da bobine de forma a coincidir com a tensão do modulo GSM.
Relativamente às soluções em portugal, elas existem...mais caras mas existem, em anexo junto foto de um desses equipamentos da ISA, que tem funções semelhantes, mas com mais entradas e saídas, pelo que devem existir outras soluções "mais pequenas".
Espero que tenha ajudado
Anexos
2016-07-27 09.31.08.jpg
Avatar do Utilizador
xicodac
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Localização: Amora / Seixal
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Controle GSM

Mensagem por xicodac »

Boas
a solução por si apresentada ,serve .
1º Tem é que verificar se o adaptador power é 220/12v DC
2º verificar se o neutro (fio azul ) se vai a um dos terminais da bobine do contactor (A1 ou A2 ), Pela referência do dis-contactor é de 220v AC
3º verificar se entre os bornes COM e ON, contacto de modulo CL1-GSM normalmente aberto se é biestável (aberto ou Fechado) Se for esta a situação está bem para as ligações que vou expôr;

comprar um interruptor /comutador "tipos dos carros" para fazer o comado Manual / comando por o modulo GSM.

1º Abrir o dis-contactor e colocar o dito comutador numa das partes laterais do Dis-contactor
2º desligar o fio que vem do térmico 95 ou 96,para a botoneira vermelha "paragem do motor", e ligar ao COMUM do interruptor que compramos??.
3º ligar um fio a dos bornes do interruptor/comutador ao borne da botoneira vermelha,que anteriormente tinha o fio vindo do térmico borne 95? ou 96
4º ligar um fio do outro borne que resta do interruptor/ comuntador ao borne "COM" do dito modulo CL1
5º ligar um fio do borne " ON " do modulo GSM ao borne do contactor do contacto aux que vai para a bobine do contactor.

Estas são as ligações na teoria, na prática podem ser diferentes.Espero que não esteja muito confuso a explicação

1 abraço
stronic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 31 ago 2014, 21:58

Re: Controle GSM

Mensagem por stronic »

É pá nem tinha reparado que já tinhas postado fotos dos equipamentos
Abre a caixa que tem o botao de ligar e desligar e posta uma foto que já digo como podes fazer
hugoines1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 jul 2016, 20:21

Re: Controle GSM

Mensagem por hugoines1 »

ENERGY Escreveu:Boas
Atenção que a bobine do contator pode ser trifásica, e ai o equipamento que está a pensar adquirir não serve diretamente.
Adquirir material e depois chamar eletricista para o instalar, pode não ser boa ideia, pois nem todos os eletricistas gostam de trabalhar dessa forma, e depois pode achar caro, ligar meia duzia de fios por umas dezenas ou centenas de euros.
jorgemiguel4 Escreveu:Esse modulo serve mas não pode obviamente aguentar a carga sozinho, terá que usar um contactor ou algo similar como mostra a imagem.

Em relação ao forum dispensar o técnico ou vice-versa, discordo. Pode e deve usar o forum para obter ideias, sugestões e esclarecer duvidas mas não intruções tipo DIY para este tipo de trabalho. É daquelas coisas que se houver um erro, alguém se pode magoar ou pior.

Não há bobines trifásicas, existem sim bobines de várias tensões, sendo a de 400 volts a que penso se estar a referir como "trifásica" mas dá na mesma porque é alimentada por duas fases. Em relação à duvida do post, esse GSM serve para a aplicação desejada, mas convém pedir a opinião de um técnico porque pode já ter o material necessário instalado. Na eventualidade de ter um quadro de sondas já instalado, por exemplo, pode ligar GSM no sitio do pressostato/bóia.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Controle GSM

Mensagem por luisilva78 »

Depois de ver as fotos, penso que se comprar o módulo do eBay vai ser bastante fácil de ligar e de colocar em funcionamento. Quanto à ideia do electricista, depois de ver a instalação que tem aí (admitindo que foi feita por um profissional, uma vez que tem um contador) penso que não é fundamental. O disjuntor de 25A não está lá a fazer nada, não sei como tem iluminação aí, uma vez que no quadro não tem nenhum circuito de iluminação, os fios sem protecção mecânica e a falta de um "simples" bucim na caixa também são muito profissionais.
Compre o material, tire umas fotos ao interior da caixa de comando, porque é uma questão de ligar 2 fios.
Responder

Voltar para “Dúvidas”