Conversao Motor 380v em 220v

Responder
helelectricidade
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jul 2016, 22:45

Conversao Motor 380v em 220v

Mensagem por helelectricidade »

Viva,

Tenho um motor de 2cv trifásico que gostaria de o converter em monofasico. Pelo que já li posso fazer ligação em triângulo, mas como fica com pouco binário de arranque tenho que colocar um condensador.
Alguém poder dar umas luzes em calcular o condensador necessário?

Já agora, estou um pouco cetico na transformação, será que vou queimar o motor? A aplicação será para uma betoneira, e a potência necessária seria no máximo 1cv, por isso tenho um bom factor de segurança ;-)

Algumas imagens:
Imagem
Imagem
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Conversao Motor 380v em 220v

Mensagem por BLima »

Viva,

Este tópico vai ajudá-lo a decidir:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=6142
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
helelectricidade
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jul 2016, 22:45

Mensagem por helelectricidade »

Obrigado pela dica.

Já li o post e já vi que corro sérios riscos em queimar o motor se escolher um condensador errado.

Pelas contas (60yF -70yF por cada kW) vou necessitar de 90yF para o meu motor com, 1,5kW.

Não sei o.que fazer!
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega helelectricidade, eu, no seu lugar, e porque se trata de uma betoneira e não de uma máquina de costura, útilizaria um variador de velocidade ajustado à potência desse motor, onde entra 230V monofásico e sai 230V trifásico. Aí já pode ligar o motor em triangulo sem qualquer risco para a saúde do motor. Só terá que corrigir o sentido de rotação do motor, embora, tratando-se de uma betoneira, não creio que seja fundamental

Cps
A.Castro
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Colega helelectricidade, eu, no seu lugar, e porque se trata de uma betoneira e não de uma máquina de costura, útilizaria um variador de velocidade ajustado à potência desse motor, onde entra 230V monofásico e sai 230V trifásico. Aí já pode ligar o motor em triangulo sem qualquer risco para a saúde do motor. Só terá que corrigir o sentido de rotação do motor, embora, tratando-se de uma betoneira, não creio que seja fundamental

Cps
A.Castro
Sim, é uma boa solução e mais fiável a longo prazo.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Dúvidas”