Distância Regulamentar entre PT e Máquina

Responder
markoni
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2010, 18:21

Distância Regulamentar entre PT e Máquina

Mensagem por markoni »

Bom dia colegas,
Alguém me pode esclarecer qual a distância mínima exigida pela DGE, entre um monobloco e uma máquina de grande potência? Neste caso uma de britar pedra(britadeira).

Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Distância Regulamentar entre PT e Máquina

Mensagem por Mário »

Boas
markoni Escreveu:Bom dia colegas,
Alguém me pode esclarecer qual a distância mínima exigida pela DGE, entre um monobloco e uma máquina de grande potência? Neste caso uma de britar pedra(britadeira).
Obrigado.
Uma situação que deves de ter cuidado, é que a britadora não provoque vibrações aos teus equipamentos, (transformador, disjuntor, cabos, etc...).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Nunca ouvi falar em distância mínima exigida.
O grande problema aí vão ser as condições adversas associadas a esse tipo de instalação.
Para além das vibrações, como o Mário já referiu, há que haver cuidado com a orientação das aberturas de ventilação por causa da entrada de pó, a transição aéreo-subterrâneo da MT deve ser feita a alguma distancia, porque as máquinas que normalmente circula na pedreira facilmente atingem os cabos de MT. Cuidado também para não colocar nenhum destes elementos na linha do alimentador e moinho primário, já que estes projectam calhau a alguma distância...

Tendo isto em conta, é colocares o mais perto possível, por razões económicas. Eu costumo vê-los a uns 40m ou 50m
markoni
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2010, 18:21

Mensagem por markoni »

Ok. Obrigado pelas respostas. Vou analisar bem esta situação.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Outra atenção é se a linha for aérea, as máquinas com o balde todo levantado se ficam à distancia de segurança (não esquecer que volta não volta trocam as maquinas por outras).

Soube de uma, que levantou cerca de 3 metros do solo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

De facto não existe distância mínima, mas os colegas já te apresentaram todos os prós e contras numa instalação desse gênero. Já montei algumas instalações desse tipo e digo-te uma coisa, vê bem a predominância do vento porque o pó entra em tudo que é sítio é uma peste difícil de controlar. Outra coisa nesse tipo de instalações se não houver cuidado, toda a gente começa a entrar no PT. Tenta colocar o quadro geral da instalação fora do PT, numa zona específica. Se não começam a deixar a porta aberta, e quando tal o PT já é armazém etc... Sei de um caso já com alguns anos que até já guardavam pólvora dentro do PT.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
mpinto Escreveu:De facto não existe distância mínima, mas os colegas já te apresentaram todos os prós e contras numa instalação desse gênero. Já montei algumas instalações desse tipo e digo-te uma coisa, vê bem a predominância do vento porque o pó entra em tudo que é sítio é uma peste difícil de controlar. Outra coisa nesse tipo de instalações se não houver cuidado, toda a gente começa a entrar no PT. Tenta colocar o quadro geral da instalação fora do PT, numa zona específica. Se não começam a deixar a porta aberta, e quando tal o PT já é armazém etc... Sei de um caso já com alguns anos que até já guardavam pólvora dentro do PT.
E querias que deixassem a pólvora apanhar humidade? lá dentro é mais quentinho. :lol: . Actualmente estão melhores, mas alguns anos atrás nem queiram saber onde guardavam a gelamonite.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”