Teleruptor Que acenda automaticamente independentemente da ultima posição
-
- Curioso
- Registado: 14 dez 2006, 16:31
Teleruptor Que acenda automaticamente independentemente da ultima posição
Estou com uma dificuldade tecnica, preciso comutar uma lampada através de teleruptor, sendo que independentemente da ultima posiçao, em que o teleruptor tenha ficado colocado, fechado ou aberto, desligando o quadro ou faltando a tensão, ao retomar a electricidade a luz se acenda...
ou seja, eu entro na sala, e ligo a luz com botão de pressao, entretanto fui embora e desliguei, mas se eu desligar o quadro ou a luz faltar, por defeito a luz se acenda... alguém pode ajudar?
ou seja, eu entro na sala, e ligo a luz com botão de pressao, entretanto fui embora e desliguei, mas se eu desligar o quadro ou a luz faltar, por defeito a luz se acenda... alguém pode ajudar?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Teleruptor Que acenda automaticamente independentemente da ultima posição
Pode usar uma relé ou um conctator, que ao autoalimentar pelos botões de pressão, irá alimentar também o telerruptor e respetivo circuito de iluminação.
Sempre que faltar a luz, a autoalimentação perde-se e circuito deixa de funcionar, até o próximo apertar de botão. Pode acontecer que será necessário apertar uma outra vez para acender as luzes (se o telerruptor estiver ligado mas contator desligado, quando o contactor liga, o telerruptor pode desligar e é preciso pressionar outra vez para ele ligar).
Se quer resolver isso, um relé programável resolve o problema.
Sempre que faltar a luz, a autoalimentação perde-se e circuito deixa de funcionar, até o próximo apertar de botão. Pode acontecer que será necessário apertar uma outra vez para acender as luzes (se o telerruptor estiver ligado mas contator desligado, quando o contactor liga, o telerruptor pode desligar e é preciso pressionar outra vez para ele ligar).
Se quer resolver isso, um relé programável resolve o problema.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Acrescente um temporizador à desoperação para obter o efeito pretendido...
Cps
A. Castro
Acrescente um temporizador à desoperação para obter o efeito pretendido...
Cps
A. Castro
- nelmindo
- Team Apoio
Dois segundos após reposição da energia, as luzes ligam sem ninguém pedir para elas ligarem. Se alguém quiser desligar a luz pelo botão de pressão/telerruptor, 2 segundos depois volta a ligar sem ninguém pedir.ohmico Escreveu:Boas,
veja se esta solução resolve o seu problema:
ILM1.pdf
Ohmico
-
- Curioso
Infelizmente nenhuma das opções é válida, é para um quarto de hotel, o cliente tem sempre de entrar no quarto e a luz acender sem carregar em botão nenhum e depois poder comutar com botão de pressão
-
- Curioso
Não consigo ver a solução do ohmnico... a imagem está inacessível
- nelmindo
- Team Apoio
Este já responde.RobertoMendes Escreveu:Infelizmente nenhuma das opções é válida, é para um quarto de hotel, o cliente tem sempre de entrar no quarto e a luz acender sem carregar em botão nenhum e depois poder comutar com botão de pressão
Precisa de um telerruptor de contato duplo e estado oposto. Geralmente não há para entrega imediata, só por encomenda. Dependendo do seu fornecedor, pode demorar uma semana.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
nelmindo Escreveu:Este já responde.RobertoMendes Escreveu:Infelizmente nenhuma das opções é válida, é para um quarto de hotel, o cliente tem sempre de entrar no quarto e a luz acender sem carregar em botão nenhum e depois poder comutar com botão de pressão
Precisa de um telerruptor de contato duplo e estado oposto. Geralmente não há para entrega imediata, só por encomenda. Dependendo do seu fornecedor, pode demorar uma semana.
circuito telerruptor.bmp
Boas,
toda a vida ouvi que as "cadelas apressadas parem os filhos cegos", portanto não fugi ao dito.
Para a dificuldade no telerruptor, pode associar ao existente, por exemplo um relé (Finder) de um contacto inversor, que é mais fácil de obter.
Ohmico
-
- Curioso
Ohmnico tens algum esquema a ver se da para implementar no espaço existente do quadro?
- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
Ha a possibilidade de colocar um Arduino/PIC dentro de uma caixa de calha DIN ?
Fica logo resolvido o problema de temporizacoes e liga/desliga antes/depois.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Instagram
LinkedIn
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
-
- Curioso
Infelizmente tenho pouco mais espaço que o ocupado pelo ja existente teleruptor, que neste caso é Hager epn 515, sei que existe um telerupor que quando se corta a alimentação, a patilha volta a posição inicial, logo ao reactivarmos a electricidade, ele vai ligar em aberto ou fechado, dependendo do local onde temos os fios, mas nao sei a referencia, usei em outro local ha uns dois anos, e era finder, mas liguei a um armazem ou dois e nao me souberam indicar....Ha a possibilidade de colocar um Arduino/PIC dentro de uma caixa de calha DIN ?
-
- Curioso
A hipotese do ohmnico de usar o relé de contacto inverso parece-me a mais rapida... e fiavel e talvez barata
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Por mais voltas que dê à cabeça, ainda não percebi como é que um simples "relé de contacto inverso" vai acender um conjunto de lâmpadas durante algum tempo sempre que a energia eléctrica é reposta após um corte.
Continuo a achar que um temporizador à desoperação se adapta muito bem ao pretendido. É preciso é saber ligá-lo. O Ohmico andou ali às voltas e quase que conseguia... mas ficou-se pelo quase.
Nelmindo, não consigo abrir o seu esquema; não sei se é defeito meu ou da extensão do ficheiro...
Cps
A. Castro
Por mais voltas que dê à cabeça, ainda não percebi como é que um simples "relé de contacto inverso" vai acender um conjunto de lâmpadas durante algum tempo sempre que a energia eléctrica é reposta após um corte.
Continuo a achar que um temporizador à desoperação se adapta muito bem ao pretendido. É preciso é saber ligá-lo. O Ohmico andou ali às voltas e quase que conseguia... mas ficou-se pelo quase.
Nelmindo, não consigo abrir o seu esquema; não sei se é defeito meu ou da extensão do ficheiro...
Cps
A. Castro
- nelmindo
- Team Apoio
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A. Castro