15v entre neutro e terra??

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: 15v entre neutro e terra??

Mensagem por Mário »

Boas
damon Escreveu:Obrigado pela respostas,

É um predio coletivo, com rede publica EDP.
Mas se houvesse fuga da fase para a terra, o DDR deveria detectar esta fuga e cortar. Mas não acontece...
Se escreves a dizer que a montante do geral, também tens 100v, parte-se do principio que o problema vem de montante ao quadro.

Também verifiquei entre neutro e terra (através do tubo galvanizado da agua) e também dá 100v.
Aqui o problema pode vir do tubo galvanizado.

Eu também duvidei do multimetro...e porque razão o busca polos ascende ao colocar no barramento do neutro?
Mas tens o geral ligado ou desligado? já não sei como medes.

Tenho um medidor de terra com estaca, como posso fazer para medir a terra? é um apartamento no 4ºandar.
A terra mede-se no solo, e à uma só terra para o edificio.

Amanha irei no local e depois voltarei aqui para indicar os valores exactos obtidos!
O multimetro é RMS? ou é tipo ce (china export)?

obg
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Então se tem esses 100V no tubo da agua, é sinal que o tubo galvanizado não está fazendo continuidade até ao solo, e nunca se deve utilizar o tubo da coluna da agua galvanizado para fazer de terra geral do edificio, se houver vários inquilinos com ligação no tubo da coluna, essa fuga (100V) pode vir de qualquer um deles, ou do conjunto dos vários inquilinos, e os utilizadores correm serio risco de eletrocussão.
Esses 100V foram medidos depois do contador de agua do inquilino, ou antes do contador? com agua ligada ou desligada no olho de boi da coluna?
damon Escreveu:Obrigado pela respostas,

É um predio coletivo, com rede publica EDP.
Mas se houvesse fuga da fase para a terra, o DDR deveria detectar esta fuga e cortar. Mas não acontece...
Também verifiquei entre neutro e terra (através do tubo galvanizado da agua) e também dá 100v.
Eu também duvidei do multimetro...e porque razão o busca polos ascende ao colocar no barramento do neutro?
Tenho um medidor de terra com estaca, como posso fazer para medir a terra? é um apartamento no 4ºandar.
Amanha irei no local e depois voltarei aqui para indicar os valores exactos obtidos!
obg
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

Bom,

Parece que é quando vamos ao medico, chegamos là e já não doí...
fui na segunda feira, e já tinha a tensão simples 230v entre fases e neutro e 380v para tensão composta fase-fase...
medi a terra estava a 20 ohm...
e medi o neutro em relação a terra, e já não estva a 100v, estava a 9v (isto a montante com corte geral desligado, e a jusante com corte geral ligado).
Não entendo o que aconteceu??
será do meu multimetro??

o meu multimetro não lé RMS, podem me aconselhar um?
e precisava de um equipamento como tem os tecnicos do ISQ qd vem fazer inspeções, como aquele da fluke,
conhecem uns equivalente? vi na Mauser um UT592, que parece fazer a mesma coisa do que os fluke, e bastante mais baratos

OBRIGADO pela vossa ajuda!
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Como já foi dito, terás aí uma má terra (resistência ohmica elevada), com esta chuva que tem caído o valor de resistência cai e bastante mas não deixa de ser uma má terra, isto é uma das situações que pode estar aí. A outra é existir uma fuga de algum vizinho, uma vez que a terra é comum.
Darkc0de
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 jun 2016, 01:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por Darkc0de »

Pode ser tambem algum aparelho a dar passagem a terra :shock:
Nexans
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Has thanked: 7 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Nexans »

Terra deficiente
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02
Has thanked: 3 times

Mensagem por oalentejano »

Tenta colocar carga entre o neutro e uma fase, pode bem ser falta de neutro. O que poderás estar a medir é só a indução.
Cumprimentos do Alentejo.
rosil
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2016, 00:17

Mensagem por rosil »

Boas , amigos

O defeito é do neutro da rede publica.
Eu próprio já tive uma situação igual , entre o neutro e a terra marcava 120 v , entre neutro e fases tudo normal , entre terra e fases tambem tudo normal , fiz logo outra terra para comparar e na hora deduzi que era defeito do neutro , fiz corte geral na P-100 e o neutro mantinha-se com 120 v, então só pode ser da companhia , chamei o piquete da edp e eles confirmaram que era defeito do neutro na rede publica, conseguiram resolver mas tiveram horas para detectarem o defeito.
a partir daí o neutro ficou com 1 volt de diferença.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”