Motor monofásico submersso, sem pressão de agua na torneira.

Responder
patal
Curioso
Curioso
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Contacto:

Motor monofásico submersso, sem pressão de agua na torneira.

Mensagem por patal »

Boas, estou com um problema numa bomba submersa tipo palito. Fiz uma alteração numa instalação: troquei o relé térmico com botão de botoneira porque era muito antigo " tinha + ou -30 anos" e estava na garagem. Para ter melhor acesso coloquei uma caixa dentro da casota onde está o furo.
Tenho um relé térmico novo marca Chint Mod. NR-25, este relé apenas funciona encaixado num contactor, por isso coloquei também um contactor da mesma marca mod. NC2-20 tem 4 contactos e dois comandos auxiliares um aberto e outro fechado. Acoplei o relé ao contactor, tendo ficado o contacto C4 -C8 em vazio, liguei a fase no C1 em serie para vir sair no C4, e o neutro enta no C5 sai no C6. Tem um disjuntor 10A a proteger o circuito, e outro disjuntor ligado ao A1 que é o auxiliar que activa a bobine do contactor, para não ter de gastar dinheiro utilizei este material que já tinha em casa,
O motor é de 3 fios, tem um consuma de 4.8A o relé térmico está afinado para 5A porque é o mínimo questão é que agora o circuito de agua está sem pressão, gostava de saber se pode ter havido alguma troca na instalação que possa fazer que a bomba funcione mas tire menos agua.
Quando ligo a torneira tem presão durante 1m + ou- depois fica um fio de agua, e o balão desce para 0/Bar. Depois de fexar a torneira demora 5 minutos para voltar a ter pressão e assim sucessivamente.
Acham que pode haver outro problema? Help....
Agradeço imenso a vossa ajuda, visto em ter pouca experiencia com este tipo de instalações e automatismos. e estou mesmo enrascado com isto.
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Re: Motor monofásico submersso, sem pressão de agua na torneira.

Mensagem por aureliocoimbra »

afinal o problema é no balão ou no palito?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Motor monofásico submersso, sem pressão de agua na torneira.

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega patal se tem pouca experiência com este tipo de instalações e automatismos como afirma, deveria ter vindo aqui pedir conselho em primeiro lugar...
Na descrição efectuada não diz o que fez para as ligações eléctricas do comando do contactor e bloco térmico que instalou; outra coisa que me parece importante, e não referiu, é se existe condensador permanente da bomba nessa caixa, ou, ao menos, diga-nos quantos fios tem o cabo da bomba, incluindo a terra (verde-amarelo).
Se puder, tire fotos do contactor,e ligações eléctricas

Cps
A.Castro
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”