Controle GSM
Controle GSM
Olá,
Tenho uma bomba d'água trifasica, 380Volts, 2.2kw, 3 cavalos. Ela funciona muito bem puxando água do rio para uma horta.
Porém, a casa da bomba fica ao lado do rio, longe da casa principal.
Para ligar/desligar, tenho que ir até a bomba, no acionador manual.
Queria colocar um meio de ligar/desligar remotamente. Vi este produto no ebay, porém não sei se ele é adequado para o que quero. Alguém poderia me dar uma dica?
Obrigado
http://www.ebay.com/itm/CL1-GSM-GSM-SMS ... SwT6pVj-VF
Tenho uma bomba d'água trifasica, 380Volts, 2.2kw, 3 cavalos. Ela funciona muito bem puxando água do rio para uma horta.
Queria colocar um meio de ligar/desligar remotamente. Vi este produto no ebay, porém não sei se ele é adequado para o que quero. Alguém poderia me dar uma dica?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Controle GSM
Boas
Cump.
Mário
Em principio dá.shafick Escreveu:Olá,
Obrigado
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
Longe, quao longe ?
Ha controlos remoto via radio que no medio/longo prazo ficam mais economicos que usar GSM.
Resta saber se eh preciso ligar quando se estah fora de casa, ou se soh liga quando esta em casa.
Ha controlos remoto via radio que no medio/longo prazo ficam mais economicos que usar GSM.
Resta saber se eh preciso ligar quando se estah fora de casa, ou se soh liga quando esta em casa.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Instagram
LinkedIn
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Estou com o asena, por rádio frequência se calhar fica mais económico, embora a distância de operação seja curta quando comparada com o GSM, ressalvo ainda que o cartão GSM tem custos e dependendo do tarifário, um mínimo de gasto mensal/trimestral/anual obrigatório.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Existem sistemas no GSM que reconhecem o numero que lhe está a ligar, rejeitam a chamada (e como tal não existem custos de chamada) e processam a ordem ligar/desligar.
Existem sistemas no GSM que reconhecem o numero que lhe está a ligar, rejeitam a chamada (e como tal não existem custos de chamada) e processam a ordem ligar/desligar.
Cpts.
Energy
Energy
Sim, há os que atendem a chamada, os que funcionam por SMS, os que basta receberem um toque dos números autorizados mas todos eles têm um cartão SIM associado, que no contrato com a operadora, normalmente, obriga a um mínimo de gasto mensal/trimestral/anual para manter o cartão activo e/ou um carregamento mínimo também ele mensal/trimestral/anual, independentemente de existir saldo ou não.
-
- Team Apoio
Boas
Existem cartões que para estarem ativos e sem mais custos, apenas necessitam de receber um determinado numero de chamadas, sem mais qualquer encargo mensal/trimestral/anual.
Tenho um cartão desses da MEO que só serve para receber chamadas/SMS, não faço nele qualquer chamada,ou envio de SMS, ele está sempre ativo, e não pago um centimo
Existem cartões que para estarem ativos e sem mais custos, apenas necessitam de receber um determinado numero de chamadas, sem mais qualquer encargo mensal/trimestral/anual.
Tenho um cartão desses da MEO que só serve para receber chamadas/SMS, não faço nele qualquer chamada,ou envio de SMS, ele está sempre ativo, e não pago um centimo

joao.pt Escreveu:Sim, há os que atendem a chamada, os que funcionam por SMS, os que basta receberem um toque dos números autorizados mas todos eles têm um cartão SIM associado, que no contrato com a operadora, normalmente, obriga a um mínimo de gasto mensal/trimestral/anual para manter o cartão activo e/ou um carregamento mínimo também ele mensal/trimestral/anual, independentemente de existir saldo ou não.
Cpts.
Energy
Energy
Desde já, obrigado à prontidão de todos com a ajuda.
Quanto aos custos, não é relevante, pois tenho um plano que me permite fazer chamadas para qualquer telemóvel da mesma operadora, sem aumentar os custos que são fixos/mensais.
Minha dúvida é quanto à voltagem/amperagem. Como minha bomba é 380v e o controlo GSM diz no anuncio ser 220v, fiquei com dúvida.
Pelo pouco que percebo, ele funciona como um relê, permitindo/interrompendo uma das fases. Neste caso, há problemas de compatibilidade entre as especificações do controlo e minha bomba?
Cumps.
Quanto aos custos, não é relevante, pois tenho um plano que me permite fazer chamadas para qualquer telemóvel da mesma operadora, sem aumentar os custos que são fixos/mensais.
Minha dúvida é quanto à voltagem/amperagem. Como minha bomba é 380v e o controlo GSM diz no anuncio ser 220v, fiquei com dúvida.
Pelo pouco que percebo, ele funciona como um relê, permitindo/interrompendo uma das fases. Neste caso, há problemas de compatibilidade entre as especificações do controlo e minha bomba?
Cumps.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Aconselho que chame um técnico de electricidade para efecutar as ligações de controlo da bomba, interligando com o sistema "gsm".
Cump.
Mário
Ok, pela ultima informação posta, creio que há poucos conhecimentos da parte electrica sobre comandos.shafick Escreveu:Desde já, obrigado à prontidão de todos com a ajuda.
Cumps.
Aconselho que chame um técnico de electricidade para efecutar as ligações de controlo da bomba, interligando com o sistema "gsm".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado Mário. Pela sua resposta, da a entender que o que pretendo fazer é algo extremamente complexo. Pensei que era possível obter ajuda no forum para um DIY, pois chamar um técnico dispensa a necessidade de existência dos forums.Mário Escreveu:Ok, pela ultima informação posta, creio que há poucos conhecimentos da parte electrica sobre comandos.
Cump.
Mário
Conforme esquema abaixo, alguém saberia dizer se posso ligar meu motor neste equipamento? Se não, quais as especificações que tenho que buscar no equipamento para que seja possível usar na minha bomba?
Minha bomba: Trifásica, 380v, 2.2kw, 4amp.
Obrigado

-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Been thanked: 1 time
Esse modulo serve mas não pode obviamente aguentar a carga sozinho, terá que usar um contactor ou algo similar como mostra a imagem.
Em relação ao forum dispensar o técnico ou vice-versa, discordo. Pode e deve usar o forum para obter ideias, sugestões e esclarecer duvidas mas não intruções tipo DIY para este tipo de trabalho. É daquelas coisas que se houver um erro, alguém se pode magoar ou pior.
Em relação ao forum dispensar o técnico ou vice-versa, discordo. Pode e deve usar o forum para obter ideias, sugestões e esclarecer duvidas mas não intruções tipo DIY para este tipo de trabalho. É daquelas coisas que se houver um erro, alguém se pode magoar ou pior.
Penso assim: Se eu contratar um técnico já de início, não preciso do forum para nada, é desnecessário. Mas com ajudas, como a que deu, a dizer que o módulo serve, mas é necessário outro equipamento, o forum atinge o objetivo de tirar dúvidas. Agora sei que o módulo serve mas que não conseguirei fazer eu mesmo. Comprarei o módulo, o contactor e contratarei o técnico. Obrigado.jorgemiguel4 Escreveu:Esse modulo serve mas não pode obviamente aguentar a carga sozinho, terá que usar um contactor ou algo similar como mostra a imagem.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Been thanked: 1 time
-
- Team Apoio
Boas
Atenção que a bobine do contator pode ser trifásica, e ai o equipamento que está a pensar adquirir não serve diretamente.
Adquirir material e depois chamar eletricista para o instalar, pode não ser boa ideia, pois nem todos os eletricistas gostam de trabalhar dessa forma, e depois pode achar caro, ligar meia duzia de fios por umas dezenas ou centenas de euros.
Atenção que a bobine do contator pode ser trifásica, e ai o equipamento que está a pensar adquirir não serve diretamente.
Adquirir material e depois chamar eletricista para o instalar, pode não ser boa ideia, pois nem todos os eletricistas gostam de trabalhar dessa forma, e depois pode achar caro, ligar meia duzia de fios por umas dezenas ou centenas de euros.
jorgemiguel4 Escreveu:Esse modulo serve mas não pode obviamente aguentar a carga sozinho, terá que usar um contactor ou algo similar como mostra a imagem.
Cpts.
Energy
Energy
A questão é que não encontro um modulo que me sirva aqui em portugal. Então terei que comprar fora. Por isso há de ser adquirido antes de chamar o electricista. Pois demora a chegar.
Será que não existe uma empresa portuguesa que venda um módulo/equipamento que faça a função que desejo? De simples instalação? A distância é de 450mts. Se houvesse um produto já pronto para esta finalidade, em solo português, valeria mesmo que um pouco mais caro. Mas em todas as empresas que entrei em contacto, nenhuma possui. Apenas para 100mts.
Alguém saberia me indicar onde posso encontrar o que busco aqui mesmo em Portugal?
Será que não existe uma empresa portuguesa que venda um módulo/equipamento que faça a função que desejo? De simples instalação? A distância é de 450mts. Se houvesse um produto já pronto para esta finalidade, em solo português, valeria mesmo que um pouco mais caro. Mas em todas as empresas que entrei em contacto, nenhuma possui. Apenas para 100mts.
Alguém saberia me indicar onde posso encontrar o que busco aqui mesmo em Portugal?