nestas casas antigas usavam-se normas europeias , americanas etc
nem sei o que se pode encontrar , tudo é possivel

possivelmente esse de que falas
Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar mas consegui fazer o trabalhinho apesar do meu velhote ter-me dado cabo do juízo. Curiosamente nessa altura troquei o quadro eléctrico antigo com os famosos disjuntores da SIPE para uns da Merlin Guerin. Daqui a uns anitos quado a casa fôr minha (ou pelo menos assim o espero) altero completamente a instalação. Não tem pés nem cabeça ter 2 disjuntores num quadro eléctrico para toda a casa...Badtrip Escreveu:boas,
nem sei o que se pode encontrar , tudo é possivel![]()
![]()
boas,Electro_PT Escreveu:Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar mas consegui fazer o trabalhinho apesar do meu velhote ter-me dado cabo do juízo. Curiosamente nessa altura troquei o quadro eléctrico antigo com os famosos disjuntores da SIPE para uns da Merlin Guerin. Daqui a uns anitos quado a casa fôr minha (ou pelo menos assim o espero) altero completamente a instalação. Não tem pés nem cabeça ter 2 disjuntores num quadro eléctrico para toda a casa...Badtrip Escreveu:boas,
![]()
Exacto. As calhas técnicas foram uma boa forma de se criarem instalações (sejam elas, eléctricas, de águas, etc) sem estar a escavacar paredes. Poderá não ser a forma mais económica de as fazer mas que ficam muito bem dentro de uma casa/escritório isso ficam...Badtrip Escreveu:boas,Electro_PT Escreveu:Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar mas consegui fazer o trabalhinho apesar do meu velhote ter-me dado cabo do juízo. Curiosamente nessa altura troquei o quadro eléctrico antigo com os famosos disjuntores da SIPE para uns da Merlin Guerin. Daqui a uns anitos quado a casa fôr minha (ou pelo menos assim o espero) altero completamente a instalação. Não tem pés nem cabeça ter 2 disjuntores num quadro eléctrico para toda a casa...Badtrip Escreveu:boas,
![]()
tens razão é complicado passar seja o q for nesses tubinhos , uma solução é passar a instalação por fora com calha junto ao rodapé fazendo um rosso so na parede do quadro electrico já fiz uma ilstalação dessas num escritorio ( apartamento com t2 no bairro alto )
É mesmo esse o caso... Qq dia arranjo corargem e faço roços para tubagem nova. Qual é o diâmetro do tubo aconselhado?Badtrip Escreveu:Choque Frite Escreveu:Cenário:
Mudámos de casa, para um prédio com 34 anos. Apesar da idade está porreiro. Tomadas schuko por toda a casa. Maravilha!
Ao pintarmos uma divisão removemos as aparelhagens. Eis se não quando!!!! Drama Drama Horror Horror!!!! As shukos só estavam a fazer cenário! Nem os aparelhos de ar condicionado nas salas têm terra![]()
Andei a chafurdar na cozinha e pelo menos a máquina de lavar roupa e frigorifico têm terra cuja eficácia não sei, Pelo menos não sinto formigueiro quando "acaricio" as máquinas. Donde vem a terra???
Não há duas tomadas com fios de cor consistentes. ele é vermelho e branco, vermelho e azul, branco e azul, So on...
No quadro eléctrico só há 3 disjuntores cuja distribuição é uma coisa aparentemente anárquica. Não tem barramentos nenhuns. Está tudo emaranhado. Só vejo fios de 1,5. Começo a estar receoso embora a casa tenha estado habitada sem problemas.
Quando é que me custará pôr aquela coisa em condições???
Como é que eu desato aquilo?
Um obrigado do Chôque Frite
atenção que as tubagens de PVC que essas casas tem muitas vezes não tem diametro para (fase,neutro,terra) com 2,5mm , ja apanhei uma casa nesse estado e acabei por deixar estar como estava modifiquei apenas o quadro ( casa dos meus avôs ) nem conseguia passar a guia.
O tubo flexivel é autorizado? Dá-me a sensação que há uns anitos atrás esse tipo de tubo não era autorizado por lei apesar de existir...credo Escreveu:Tubo VD ou isogris 16 Para Iluminação,
Tubo VD ou Isogris 20 para tomadas e para a
introdução Tubo Vd ou Isogris de pelo menos 32 mm
aqui varia conforme a potencia contratada ou contratatar
Por exemplo tubo 32 mm da para 3 condutores 6mm
Tubo 40 mm 5 condutores 6mm.
Cumps
Ps: Existem outros tipos de tubo como os flexiveis