Como baixar a temperatura de motor trifásico?
Como baixar a temperatura de motor trifásico?
Tenho vários motores trifásicos de baixa potência que mantêm temperaturas elevadas. Não é um problema de sobrecarga mas sim do trabalho que os próprios motores têm que realizar, que os obriga a inverter o sentido de rotação com muita frequência e por curtos intervalos de tempo.
Os motores são controlados por variadores e estão protegidos termicamente. Os cabos de alimentação não têm condutores livres.
Já pensei em passar um par L+N e fixar nas tampas das turbinas umas ventoinhas 80x80 ou 120x120 230v, mas não sei se irei ter o efeito pretendido ou se existem outras soluções mais práticas.
Os motores são controlados por variadores e estão protegidos termicamente. Os cabos de alimentação não têm condutores livres.
Já pensei em passar um par L+N e fixar nas tampas das turbinas umas ventoinhas 80x80 ou 120x120 230v, mas não sei se irei ter o efeito pretendido ou se existem outras soluções mais práticas.
Re: Como baixar a temperatura de motor trifásico?
Boas.
Concordo com o Mitos, é uma solução bastante usada, e que certamente irá ajudar a dissipar alguns temperatura.
Os motores não estarão a baixo ( em termos de potência ),para o trabalho a realizar??
Cumprimentos
Concordo com o Mitos, é uma solução bastante usada, e que certamente irá ajudar a dissipar alguns temperatura.
Os motores não estarão a baixo ( em termos de potência ),para o trabalho a realizar??
Cumprimentos

- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Sim parece o mais indicado. A ventilação forçada parece o mais apropriado.
Bom diaPJGS Escreveu:Tenho vários motores trifásicos de baixa potência que mantêm temperaturas elevadas. Não é um problema de sobrecarga mas sim do trabalho que os próprios motores têm que realizar, que os obriga a inverter o sentido de rotação com muita frequência e por curtos intervalos de tempo.
Se o motor é comandado por um variador de frequência não é a solução mais indicada porque o ventilador vai rodar á mesma velocidade do motor logo pode não injectar ar suficiente para arrefecimento do motor.
Solução passar um cabo novo e instalar um ventilador que esteja sempre energizado ao mesmo tempo que o motor com alimentações diferentes mas o comando seja o mesmo.
O motor pode estár com os rolamentos gripados usa um oléo especial para esse efeito para o poderes resolver
Ter algum tempo para formação ajuda sempre, em baixo pode descarregar o ficheiro pdf sobre rolamentos,espero que ajude.vitor1997 Escreveu:O motor pode estár com os rolamentos gripados usa um oléo especial para esse efeito para o poderes resolver
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 45KgbPk93w
Cps.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
já agora....para perceber melhor....qual é a temperatura que mede??.....o que pode parecer elevado para si ....pode estar dentro dos parâmetros da máquina.....
Jaime Reis