Proteção diferencial depois disjuntor ou disjuntor depois diferencia?
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Proteção diferencial depois disjuntor ou disjuntor depois diferencia?
Numa instalação de proteção de motores por exemplo temos um bloco vigi temos a entrada da alimentação a entrar pelo disjuntor e a sair pelo diferencial depois temos a carga.
Noutra instalação podemos ter a entrada da alimentacao pelo diferencial e depois passa pelo disjuntor.
Gostaria de saber a vossa opinião qual a forma mais correta de o fazer e porque
Noutra instalação podemos ter a entrada da alimentacao pelo diferencial e depois passa pelo disjuntor.
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Proteção diferencial depois disjuntor ou disjuntor depois diferencia?
Boas
Depende das marcas e dos modelos.
Temos schneider em que nos pequenos entra no vigi e depois disjuntor, e temos nos NS entrada 1º no corte e depois vigi.
Cump.
Mário
Depende das marcas e dos modelos.
Temos schneider em que nos pequenos entra no vigi e depois disjuntor, e temos nos NS entrada 1º no corte e depois vigi.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa noite,
Na minha opinião pelo que estou habituado a ver e a fazer é ID ---->disjuntor--->carga.
Mas visto que que é um circuito para motores, usaria antes fusiveis aM.
Mas pode ser preciosismo da minha parte.
Cmprimentos
Na minha opinião pelo que estou habituado a ver e a fazer é ID ---->disjuntor--->carga.
Cmprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
- admin
- Admin
- Contacto:
A carga foi só um exemplo .maceira.87 Escreveu:Boa noite,
Cmprimentos
a questão é mesmo de que forma será mais correta de fazer e porque ?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
parece-me que o mais correcto é disjuntor a jusante do diferencial, pois um eventual cc não chega a este.
Ohmico
parece-me que o mais correcto é disjuntor a jusante do diferencial, pois um eventual cc não chega a este.
Ohmico
- admin
- Admin
- Contacto:
por acaso esta situação apareceu la no trabalho e eu por bem levantei aqui para saber a vossa ideia acerca desta situação
depois de alguma pesquisa já que estava curioso o porque
aqui fica a indicação de um catalogo de fabricante
TODOS OS CONDUTORES DEVEM ESTAR LIGADOS AO
RCBO
Para proteger o bloco diferencial de modo adequado, é aconselhável alimentar a unidade combinada
(disjuntor/bloco diferencial) a partir do disjuntor (bornessuperiores) de modo a que o disjuntor proporcione uma
protecção de reserva ao bloco diferencial.
Todos os condutores, fases e neutro que configurem a fonte de alimentação da instalação a proteger, devem
ser ligados à combinação disjuntor/bloco diferencial.
catalogo GE
depois de alguma pesquisa já que estava curioso o porque
aqui fica a indicação de um catalogo de fabricante
TODOS OS CONDUTORES DEVEM ESTAR LIGADOS AO
RCBO
Para proteger o bloco diferencial de modo adequado, é aconselhável alimentar a unidade combinada
(disjuntor/bloco diferencial) a partir do disjuntor (bornessuperiores) de modo a que o disjuntor proporcione uma
Todos os condutores, fases e neutro que configurem a fonte de alimentação da instalação a proteger, devem
ser ligados à combinação disjuntor/bloco diferencial.
catalogo GE
- Anexos
-
- 47586-cat_RESI_POR_TC.pdf
- (2.31 MiB) Transferido 259 vezes
-
- disjuntor.JPG (20.31 KiB) Visto 3861 vezes
-
- Técnico Dedicado
Boas,
então o que achar do que é habitual, ter um diferencial a alimentar disjuntores de vários circuitos que estão portanto a jusante dele?
Ohmico
então o que achar do que é habitual, ter um diferencial a alimentar disjuntores de vários circuitos que estão portanto a jusante dele?
Ohmico
- admin
- Admin
- Contacto:
e verdade mas ai não seria possível proteger o diferencial porque temos um diferencial para vários disjuntores .
nos casos em que temos um diferencial para um disjuntor ai sim acontece isso, onde acontece muito e ma situação dos vigi
em que temos um diferencial para um disjuntor , e pelos vistos nesses casos e para proteção do diferencial colocamos o disjuntor primeiro
nos casos em que temos um diferencial para um disjuntor ai sim acontece isso, onde acontece muito e ma situação dos vigi
em que temos um diferencial para um disjuntor , e pelos vistos nesses casos e para proteção do diferencial colocamos o disjuntor primeiro
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Há aqui qualquer coisa mal. Se houver um curto cirtuito a jusante do diferencial, é o 1º a levar com a carga. É ao contrário do que está em cima.admin Escreveu:
T.[/size][/color]
catalogo GE
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 11 set 2008, 23:10
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 1 time
Boa noite,
Normalmente tem-se o corte geral do quadro que é um interruptor e depois alimenta os vários interruptores diferenciais, que ligam aos disjuntores de protecção dos circuitos.
Em qualquer situação, deve-se sempre ter em conta a corrente máxima que vai circular por cada dispositivo.
Exemplo:
Se temos contratado uma potência máxima de 6,9 KVA (monofásico), 30 A, então o disjuntor da EDP irá limitar a partida a instalação a 30 Amperes.
Logo todos os dispositivos deverão ter uma corrente nominal superior a 30 A.
Vê-se muito, incorrectamente nesta situação interruptores de In = 25 A, que como não têm qualquer protecção para limitar a corrente a este valor, facilmente pode ficar a passar 30 A, que irá queimar o Interruptor diferencial.
Pode no entanto o Interruptor diferencial mesmo sendo de In= 25 A, estar correcto, pois se tiver por exemplo só ligado a ele disjuntores que permitam que passe uma corrente máxima inferior a 25 A (exemplo: 2 disjuntores de 10 A).
Concluindo, num quadro deverá ter a montante um disjuntor (mesmo sendo o da EDP) que garanta que nunca passe nos diferenciais mais corrente que o In.
Agora a sequência de ter o Interruptor diferencial antes ou depois do disjuntor, na prática será idêntico, pois se tivermos por exemplo um interruptor diferencial de In 40 A e um disjuntor de 32 A, em caso de um curto-circuito, quer o disjuntor esteja antes ou depois, irá abrir o circuito, protegendo o interruptor diferencial.
Cumprimentos,
Ordep1
Normalmente tem-se o corte geral do quadro que é um interruptor e depois alimenta os vários interruptores diferenciais, que ligam aos disjuntores de protecção dos circuitos.
Em qualquer situação, deve-se sempre ter em conta a corrente máxima que vai circular por cada dispositivo.
Exemplo:
Se temos contratado uma potência máxima de 6,9 KVA (monofásico), 30 A, então o disjuntor da EDP irá limitar a partida a instalação a 30 Amperes.
Logo todos os dispositivos deverão ter uma corrente nominal superior a 30 A.
Vê-se muito, incorrectamente nesta situação interruptores de In = 25 A, que como não têm qualquer protecção para limitar a corrente a este valor, facilmente pode ficar a passar 30 A, que irá queimar o Interruptor diferencial.
Pode no entanto o Interruptor diferencial mesmo sendo de In= 25 A, estar correcto, pois se tiver por exemplo só ligado a ele disjuntores que permitam que passe uma corrente máxima inferior a 25 A (exemplo: 2 disjuntores de 10 A).
Concluindo, num quadro deverá ter a montante um disjuntor (mesmo sendo o da EDP) que garanta que nunca passe nos diferenciais mais corrente que o In.
Agora a sequência de ter o Interruptor diferencial antes ou depois do disjuntor, na prática será idêntico, pois se tivermos por exemplo um interruptor diferencial de In 40 A e um disjuntor de 32 A, em caso de um curto-circuito, quer o disjuntor esteja antes ou depois, irá abrir o circuito, protegendo o interruptor diferencial.
Cumprimentos,
Ordep1
A mim sempre me ensinaram que tudo o que é protecção a nível de Vigis e Diferenciais ficam SEMPRE à esquerda dos disjuntores e é assim que eu monto equipamentos em quadros eléctricos. Só se nos dias de hoje essa temática mudou (o que eu não acredito)...
-
- Técnico Dedicado
Boas,
talvez esta página ajude a concluir alguma coisa: http://www04.abb.com/global/seitp/seitp ... nciais.pdf
Ohmico
talvez esta página ajude a concluir alguma coisa: http://www04.abb.com/global/seitp/seitp ... nciais.pdf
Ohmico
-
- Curioso
- Registado: 13 jan 2016, 20:27
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 2 times
Bom dia amigos,
Uma questão prática.. Qual a vantagem de colocar vigi (2P) da Merlin Gerin mais um disjuntor (2P) acopolado, face a um diferencial 2P + disjuntor 2P?
No primeiro caso, o conjunto (vigi+Disjuntor) custa cerca de 130€.
No segundo caso, ( diferencial + disjuntor) cerca de 70 €.
Fala-se muito em colocar vigi´s e em muitos quadros tem uma quantidade enorme de vigis para equipamentos mais sensíveis mas é uma solução muito mais cara.
Alguem ajuda?
´
Abraço
Uma questão prática.. Qual a vantagem de colocar vigi (2P) da Merlin Gerin mais um disjuntor (2P) acopolado, face a um diferencial 2P + disjuntor 2P?
Fala-se muito em colocar vigi´s e em muitos quadros tem uma quantidade enorme de vigis para equipamentos mais sensíveis mas é uma solução muito mais cara.
Alguem ajuda?
´
Abraço
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Sempre me ensinaram a instalar ID+Disjuntor e não o contrário, mas como se anda a aprender todos os dias, quem sabe se não é uma nova técnica, aliás à uns anos atrás a alimentação dos disjuntores era sempre feita pela parte inferior e a saída pela parte de cima, e hoje verifica-se precisamente o contrário.
Sempre me ensinaram a instalar ID+Disjuntor e não o contrário, mas como se anda a aprender todos os dias, quem sabe se não é uma nova técnica, aliás à uns anos atrás a alimentação dos disjuntores era sempre feita pela parte inferior e a saída pela parte de cima, e hoje verifica-se precisamente o contrário.
admin Escreveu:Numa instalação de proteção de motores por exemplo temos um bloco vigi temos a entrada da alimentação a entrar pelo disjuntor e a sair pelo diferencial depois temos a carga.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 13 jan 2016, 20:27
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 2 times
Obrigado Energy
Mas podem responder à minha questão pf.
"Bom dia amigos,
Alguem ajuda?
´
Abraço"
Mas podem responder à minha questão pf.
"Bom dia amigos,
Alguem ajuda?
´
Abraço"