novos contadores

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

novos contadores

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
Hoje estive em casa de um cliente, que já possui um dos contadores inteligentes da EDP. Já viram algum instalado?.
Além de ser um mono bastante grande, tem a função de limitador, se ultrapassar a potência contratada, o cliente tem que ir ao contador para rearmar, tem uma lógica. Conseguem controlar tudo sem nenhuma equipa se deslocar ao local. Penso que vai ser obrigatório a troca dos antigos por esses até 2020. Vamos ver no futuro que vantagens e desvantagens possam trazer.
Abraço colegas
_Faisca
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: novos contadores

Mensagem por Mário »

Boas

Lá vou ter que sair da barraca, ir ao muro rearmar o contador, vão ter que arranjar outra solução. Contador passa para dentro de casa.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pauloviegas
Curioso
Curioso
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Has thanked: 2 times

Mensagem por pauloviegas »

Bom dia.
Ainda nao vi nenhum a ffuncionar apenas vi algumas imagens de alguns montados a funcionar, os que vi não e necessario ir ao contador armar, basta em casa desligar o geral e o contador arma sozinho, também pelo que vi os limites de potência sao muito maiores um contrato de 15A consegue estar a consumir 28A em continuo sem desligar, um contrato de 30A consegue atingir 58A sem disparar. Agora ver a trabalhar ainda nao, o meu digital avariou e vao ter de trocar vamos ver o que colocam.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
Na minha cliente já foi diversas vezes abaixo, e deixaram um papel como ligar a energia no caso de ir abaixo, tem que ir sempre ao contador, embora estamos a falar num apartamento onde os contadores ficam mais perto. Uma coisa é certa, ela ao ligar duas máquinas de lavar e mais umas coisas, vai logo abaixo. Sinceramente não sei o funcionamento dos contadores, mas já me foi dito pelo um fiscal da EDP à uns meses atrás, que iam sair esses contadores. Uma coisa é certa, eles são enormes.
Abraço pessoal,
_Faisca
pauloviegas
Curioso
Curioso

Como eu referi ainda so vi na net algumas imagens, podem ser de marca diferente. Quando tiver o meu novo depois coloco fotos e mais pormenores.
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02
Been thanked: 1 time

Mensagem por oalentejano »

Boas já tive algumas situações com esses contador a dispararem e em cem por cento das vezes a culpa é do cliente pois a potência indicada no DCP era sempre superior do que a contratada, em alguns casos até foram levantados autos. O mais engraçado é que na maioria deles os mesmos estão selados, mas a potência na fatura não coincidia com a do DCP. Em relação ao rearme é só desligar o CG no quadro do cliente e voltar a ligar.
Cumprimentos do Alentejo.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Curiosidade apenas porque ainda não observei qualquer tipo desse modelo de contador!

Então vamos a ver o contador é limitado á potência contratada? certo!
Agora a minha duvida, continua também com o DCP ?
São dois limitadores de potência?
Cumprimentos do Cota.
pauloviegas
Curioso
Curioso

CAOR Escreveu:Curiosidade apenas porque ainda não observei qualquer tipo desse modelo de contador!

Então vamos a ver o contador é limitado á potência contratada? certo!
Agora a minha duvida, continua também com o DCP ?
São dois limitadores de potência?
Cumprimentos do Cota.

Boa tarde.
Pelo que ja vi não, o DCP é retirado, o que controla a potência é o contador.
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02

Mensagem por oalentejano »

Nos casos que vi o DCP manteve-se, estando o "controle de potência" do contador um pouco acima.
Cumprimentos do Alentejo.
jabelha24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 abr 2016, 18:11

Mensagem por jabelha24 »

Boa noite colegas,

há pouco mais de um mês trocaram o meu contador e garanto que não é necessário ir ao contador fazer o rearme, só tem de desligar o geral do QE da habitação como já foi referido.

cumprimentos a todos
j.abelha
asmith
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Been thanked: 2 times

Mensagem por asmith »

Na minha habitação já foi instalado um destes novos contadores. Uma vantagem é que já não preciso de enviar a contagem, ele faz tele-contagem.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Boas!
Jã tive várias situações com os novos contadores inclusive um edifício de serviços onde mudaram todos os contadores, as indicações recebidas para rearme em caso de disparo é a necessidade de carregar num botão existente no contador durante alguns segundos, os DCP têm de ser mantidos na instalação regulados para o In máximo do aparelho; porque a potência contratada é controlada pelo contador, questionei o porquê de se manter o DCP e foi-me dito que é a orientação que têm e a finalidade é a proteção do equipamento e a possibilidade em caso de curto-circuito não fundir os fusíveis e o próprio utilizador conseguir repor a energia.

Cumprs.
Crissus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jul 2014, 13:28

Mensagem por Crissus »

Boas,
1. Na realidade os DCP's não são regulados á sua potencia máxima, mas sim à PMA (potencia máxima admissivel da instalação)
2. toda e qualquer instalação irá sempre ser instalado um DCP , tanto em substituições de Comuns KE's estáticos ou eletromecanicos, como em instalações novas onde seja imediatamente instalada uma EB (energy box)
3.Por norma, ao exceder a potencia contratada e se depararem com o corte de energia, basta desligar o geral 2 a 5 segundos (dependendo da EB) e ela irá rearmar, no entanto isto pode nem sempre acontecer e lá terão que ir jogar o dedo ao botão da EB para rearmar a mesma.
4.quando ao tamanho, isso varia muito de modelo para modelo, as sagens realmente são volumosas , já a marca janz por exemplo são praticamente do mesmo tamanho

Nota: parte do que acabei de falar é válido para as EB's PLC , e não para EB's GPRS
jcmf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 ago 2016, 21:06

Re:novos contadores de energia

Mensagem por jcmf »

boa noite vou so acrescentar mais informação os novos ke quando desligam por excesso de carga pode-se ligar no ke no botao de controle ou no dcp antigo limitador de potencia desliga-se durante três segundos e volta-se a ligar o mesmo ,por vezes a alguma dificuldade dependendo da marca do ke isso acontece mais nos ke trifasicos.
news_js
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Been thanked: 2 times

Mensagem por news_js »

No meu caso, quando se desliga por excesso de carga, tenho de ir ao quadro do apartamento, desligar no corte geral até desaparecer a imagem no ecrã do novo contador, voltar a ligar o geral e carregar no botão do contador durante dois segundos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”