Caros colegas,
estou a elaborar um projeto de um armário elétrico, onde tenho variadores para alimentar os motores. Acontece, que há limitação de custos. Nos armários elétricos anteriores, usei sempre um disjuntor motor + contactor + variador.
Posso usar agora apenas Disjuntor motor + variador. Quais as diferenças? O que posso perder com esta alteração?
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Silva
Usar ou não contactores
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Re: Usar ou não contactores
Bom dia,
ao nível eléctrico não vejo problema, continua a ter protecção. No caso de variador de motor monofásico pode também proteger com DPN.
No que diz respeito a certificação CE, pode ser obrigado a ter o contactor para corte de alimentação de variador de velocidade. Já parcitipei num projecto de certificação CE em máquinas, e o auditor obrigou ao corte de alimentação do variador, por exemplo quando se pressiona a emergência. Alegam que o variador pode ser alvo de algum encravamento, dando origem ao funcionamento continuo do motor, mesmo após o corte do seu sinal de comando.
Espero poder ajuda.
Bom trabalho.
Abraço.
ao nível eléctrico não vejo problema, continua a ter protecção. No caso de variador de motor monofásico pode também proteger com DPN.
No que diz respeito a certificação CE, pode ser obrigado a ter o contactor para corte de alimentação de variador de velocidade. Já parcitipei num projecto de certificação CE em máquinas, e o auditor obrigou ao corte de alimentação do variador, por exemplo quando se pressiona a emergência. Alegam que o variador pode ser alvo de algum encravamento, dando origem ao funcionamento continuo do motor, mesmo após o corte do seu sinal de comando.
Espero poder ajuda.
Bom trabalho.
Abraço.