Obrigado pelas respostas.
Aqui vai a foto da localização:
Tirei a chapa quadrada e cairam umas gotas de água. Parece-me que está ligado à canalização (pelo menos com o multimetro tenho resistência ~0V entre esta "coisa" e os canos da água):

Foto da tomada do meio da parede e respectivas diferenças de tensão (é para ligar as máquinas segundo o que está escrito no disjuntores no quadro):

Neste caso parece que o azul é a fase, o castanho o neutro, o vermelho e o preto não são nada. Não tenho fio de terra e o borne terra da tomada está ligado ao neutro.
Estava a pensar ligar aqui a máquina mas ligar o borne de terra à canalização da água em vez de ligar ao neutro.
Foto da tomada da direita (é para ligar o fogão/placa segundo a informação que está os 3 disjuntores do quadro):

Neste caso parece-me que tenho 3 fases e um neutro (o castanho). Mais uma vez não tenho fio de terra.
Estava a pensar ligar o fogão entre uma das fases e o neutro e a placa entre as duas restantes fases (permite ligar duas fases) e esse mesmo neutro. Ambas as terras ligaria mais uma vez à canalização da água.
O que acham? Isto é uma casa dos anos 60 e acho que não tenho grandes alternativas. De referir que não há gás nesta cozinha.