Contador da EDP não conta

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Contador da EDP não conta

Mensagem por Mário »

Boas

Tens aí um trabalho, como não deve de ser feito.
Ligadores desse tipo para 30Amp., não se usa. A ligação tem que ser directa.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
hugoferreira
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2014, 00:41
Has thanked: 1 time

Mensagem por hugoferreira »

luisilva78 Escreveu:
hugoferreira Escreveu:
luisilva78 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Estranhamente, porque razão foram ligados os condutores pretos a fazerem de fase+neutro no DCP e respetivo ID do Q.E?
Tambem estranhamente, o que faz aquela placa de bornes e respetivos condutores a circular na Coluna Montante?
Depois ligadores e torix no Q.E, incluindo VVDs naquele estado, é meio caminho para pegar fogooooooooo.

Já experimentou em tirar o fusivel da caixa de coluna e ver se tem luz no escritório?

Para terminar, como diz o velho ditado "quem não deve não teme" não acredito que nenhum funcionário ao serviço de um qualquer empreiteiro da EDP quando da montagem e ligaçã do contador, lhe fize-se qualquer marosca no sentido de favorecer um qualquer cliente (ligação direta no contador, etc) sem que tivessem €€€€ em troca, hehehe.
O problema tem que estar a jusante do limitador de potência. Na foto parece mesmo que está desligado e o OP diz que: "o limitador de potência não está a fazer nada". Sendo assim, seja o que for está a no quadro ou a jusante deste - a corrente está a vir por outro lado (possivelmente da casa do vizinho).

E como posso então colocar o contador a contar e repor a normalidade? Algo no quadro que possa ser feito ou no limitador de potencia para repor essa normalidade?
Peço desculpa, não tinha visto este post. Sim, basta descobrir de onde está a vir a corrente e desligar essa ligação. Vejo, através das fotos novas, que há um fio verde/amarelo ligado a um disjuntor. Sabe de onde vem esse fio? (não se consegue ver) Depois liga a um fio preto ou vem de algum sítio esquisito? Estou a perguntar este fio especificamente, porque é a ligação mais estranha que se vê. Também não percebo bem o que é o fio preto que se vê na parte inferior do quadro (junto ao interruptor).
O fio verde-amarelo, sai do tubo que trás os outros cabos.. o castanho e o azul que estão cortados e os 2 pretos.
Esse tubo está a sair do limitador de potencia. Não sei contudo se os cabos estão a passar pelo limitador uma vez que por trás está outro tubo que é o que vem das escadas e que trás todos esses cabos.
Esse fio verde-amarelo está ligado a um "pente" (?) onde esse fio liga e expande para 3 outros pequenos fios. Esses 3 pequenos fios seguem para as tomadas e lampadas mas nem sequer passa pelo quadro, ou seja, esse fio verde sai do tubo que vem do limitador e expande directamente para os cabos das tomadas e luz sem passar pelo quadro. Presumo portanto que esse seja um fio terra ?
Quanto aos fios pretos, saem dois do tubo e eles entram no dijuntor principal pela parte de cima. E pela parte debaixo desse dijuntor, sai 1 cabo preto que vai dar a outro "pente" de onde sai uns cabos finos que vão para as tomadas e luz.

Tirei fotografias a isso, pode ver nas novas imagens que entraram neste link: https://www.dropbox.com/sh/50f7jbxb25w7 ... 8lEOa?dl=0

Obrigado desde já pela ajuda.
hugoferreira
Curioso
Curioso

Mário Escreveu: Ligadores desse tipo para 30Amp., não se usa. A ligação tem que ser directa.
O que devo dizer especificamente e directamente ao electricista que encontrar para me ajudar nisto?
É que este trabalho foi feito por um electricista (trabalho do quadro, e não a marosca). O que é que deve ser feito no quadro para ele melhorar?
À parte da questão que está a ser feito neste tópico que é: como resolver a marosca.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Não era esse fio Verde e amarelo que eu estava a pensar, mas sim o que está assinalado na imagem em anexo.
Também não gosto muito da parte de trás do limitador de potência. Nas fotos fotos não se consegue ver bem como está ligado o limitador. Pode tirar mais fotos?
Outra coisa que também não percebi foi se desligar o disjuntor de entrada (o que fica mais à esquerda) se continua com alimentação de electricidade no escritório.

A marosca devem ser esse 2 fios pretos que liga à parte de trás do limitador, mas pode ser outra coisa. Para desfazer (caso fosse isso), bastaria desligar os ligadores (de trás do limitador) e ligar os fios pretos que vão para o quadro ao limitador.
Anexos
fioVA.jpg
Última edição por luisilva78 em 12 mai 2016, 17:35, editado 1 vez no total.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Não se ponham a dizer a um fotografo, para mexer em caixas de coluna, ligações de contadores e Dpc, porque se houver acidente, vai sobrar para quem teve a amabilidade de dar indicações.

Há determinadas situações que com boa vontade resolve-se, outras é um perigo.

Aparentemente ele ligou o terra a fazer de neutro, e a fase a passar pelo Dpc (ou não), ou seja o contador não lê. Sem ver o local, creio que no principio teve ou estava preparado para trifásico.

"hugoferreira" Chama um electricista, não arrisques.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para resolver a situação deve chamar um eletricista inscrito na DGEG para que este lhe refaça as ligações e verifique de onde vem a alimentação de energia agora ligada.
Ele pede a descelagem/selagem e tudo fica normal, e assim evita graves problemas com o seu fornecedor de energia.

quote="hugoferreira"]
luisilva78 Escreveu:
Estranhamente, porque razão foram ligados os condutores pretos a fazerem de fase+neutro no DCP e respetivo ID do Q.E?
Tambem estranhamente, o que faz aquela placa de bornes e respetivos condutores a circular na Coluna Montante?
Depois ligadores e torix no Q.E, incluindo VVDs naquele estado, é meio caminho para pegar fogooooooooo.

Já experimentou em tirar o fusivel da caixa de coluna e ver se tem luz no escritório?

Para terminar, como diz o velho ditado "quem não deve não teme" não acredito que nenhum funcionário ao serviço de um qualquer empreiteiro da EDP quando da montagem e ligaçã do contador, lhe fize-se qualquer marosca no sentido de favorecer um qualquer cliente (ligação direta no contador, etc) sem que tivessem €€€€ em troca, hehehe.
O problema tem que estar a jusante do limitador de potência. Na foto parece mesmo que está desligado e o OP diz que: "o limitador de potência não está a fazer nada". Sendo assim, seja o que for está a no quadro ou a jusante deste - a corrente está a vir por outro lado (possivelmente da casa do vizinho).

E como posso então colocar o contador a contar e repor a normalidade? Algo no quadro que possa ser feito ou no limitador de potencia para repor essa normalidade?[/quote]
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Mário Escreveu:Boas

Não se ponham a dizer a um fotografo, para mexer em caixas de coluna, ligações de contadores e Dpc, porque se houver acidente, vai sobrar para quem teve a amabilidade de dar indicações.

Cump.
Mário
Palavras bem sensatas que o autor do tópico deveria ter em maxima consideração.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

o contador é digital ou analógico? ainda á perto seis meses pedi EDP para verificarem um meu contador digital que tinha sido alterado á pouco tempo e que não fazia contagem de consumo! (era analógico e foi alterado para digital)! pode ser uma situação idêntica!
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CAOR Escreveu:o contador é digital ou analógico? ainda á perto seis meses pedi EDP para verificarem um meu contador digital que tinha sido alterado á pouco tempo e que não fazia contagem de consumo! (era analógico e foi alterado para digital)! pode ser uma situação idêntica!
Na imagem verifica-se que é um "CX1000-6 S"

Cump.
Mário
hugoferreira
Curioso
Curioso

CAOR Escreveu:o contador é digital ou analógico? ainda á perto seis meses pedi EDP para verificarem um meu contador digital que tinha sido alterado á pouco tempo e que não fazia contagem de consumo! (era analógico e foi alterado para digital)! pode ser uma situação idêntica!
É digital. E antes era um analógico e soube entretanto que já quando era analógico também não rodava!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o antigo contador também não contava, tudo indica que existe marosca nessa derivação, existe injeção de energia direta a partir de outro ponto, é isso deve ser verificado, não só porque existe fraude, mas também pela segurança de pessoas e bens que ocupam o espaço.

quote="hugoferreira"]
É digital. E antes era um analógico e soube entretanto que já quando era analógico também não rodava![/quote]
Cpts.
Energy
hugoferreira
Curioso
Curioso

Foi resolvido. Electricista rapidamente percebeu. Era uma instalação trifásica, está monofásica. No quadro 2 cabos estavam cortados, esses é que passavam pelo contador e como não estavam a ser usados, contador não contava. Bastou ligá-los ao quadro e contador já funciona. Simples. Isto assim do que eu percebi... Obrigado pela ajuda.
Se o antigo contador também não contava, tudo indica que existe marosca nessa derivação, existe injeção de energia direta a partir de outro ponto, é isso deve ser verificado, não só porque existe fraude, mas também pela segurança de pessoas e bens que ocupam o espaço.

quote="hugoferreira"]
É digital. E antes era um analógico e soube entretanto que já quando era analógico também não rodava!
[/quote]
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

hugoferreira Escreveu:Foi resolvido. Electricista rapidamente percebeu. Era uma instalação trifásica, está monofásica. No quadro 2 cabos estavam cortados, esses é que passavam pelo contador e como não estavam a ser usados, contador não contava. Bastou ligá-los ao quadro e contador já funciona. Simples. Isto assim do que eu percebi... Obrigado pela ajuda.
Isso é mentira. No prédio só entra 1 fase (pode ser visto na foto da caixa de corte), por isso o circuito não pode ser trifásico. O que se passa é que os fios pretos vinham da casa do vizinho.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
luisilva78 Escreveu: Isso é mentira. No prédio só entra 1 fase (pode ser visto na foto da caixa de corte), por isso o circuito não pode ser trifásico. O que se passa é que os fios pretos vinham da casa do vizinho.
Na caixa de coluna vês os 3 suportes de fusível (um grupo para dto., e outro para esq.) só tem um fusível para cada andar. Ao ver essa imagem, mencionei se não seria trifásico e tivesse passado para mono, mas só verificando no local é que se sabia, tudo o resto são suposições.
Agora dizer que é mentira, creio que é um comentário desnecessário, a não ser que saibas mais sobre esta situação.

Cump.
Mário
hugoferreira
Curioso
Curioso

Mário Escreveu:Boas
luisilva78 Escreveu: Isso é mentira. No prédio só entra 1 fase (pode ser visto na foto da caixa de corte), por isso o circuito não pode ser trifásico. O que se passa é que os fios pretos vinham da casa do vizinho.
Na caixa de coluna vês os 3 suportes de fusível (um grupo para dto., e outro para esq.) só tem um fusível para cada andar. Ao ver essa imagem, mencionei se não seria trifásico e tivesse passado para mono, mas só verificando no local é que se sabia, tudo o resto são suposições.
Agora dizer que é mentira, creio que é um comentário desnecessário, a não ser que saibas mais sobre esta situação.

Cump.
Mário
Não se chegou a ir ao cofre. Portanto ele olhou para o quadro geral e rapidamente percebeu que os dois cabos que estavam cortados e não estavam a ser usados (castanho e azul), meteu um busca polos e percebeu que tinha corrente se o limitador potencia estivesse ligado. Se desligasse o limitador, os cabos n tinham corrente. Ou seja, o quadro geral estava a ser alimentado por cabos que vinham do cofre e contador mas não passavam pelo limitador, por detrás do limitador contornavam.
Já esses 2 cabos sim, estavam a passar no limitador e o limitador só funcionava para esses dois cabos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”