Empresa Sistemas de Segurança - Tecnico Responsavel

Responder
beja89
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 abr 2016, 17:50

Empresa Sistemas de Segurança - Tecnico Responsavel

Mensagem por beja89 »

Boa tarde,

Trabalho numa empresa de montagem de Sistemas de Segurança (SADI,SADIR, CCTV, Controlo de acessos, AVAC...), onde não prestamos serviço de electricista, nem passamos cabo, mas trabalhamos apenas a 230V. Um cliente perguntou se tínhamos um técnico responsável de baixa tensão. A dúvida é se a empresa precisa de ter um técnico responsável de baixa tensão?

Aguardo uma breve resposta, obrigada.

Cumprimentos,
FB
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Empresa Sistemas de Segurança - Tecnico Responsavel

Mensagem por Mário »

Boas
beja89 Escreveu:Boa tarde,
Trabalho numa empresa de montagem de Sistemas de Segurança (SADI,SADIR, CCTV, Controlo de acessos, AVAC...), onde não prestamos serviço de electricista, nem passamos cabo, mas trabalhamos apenas a 230V. Um cliente perguntou se tínhamos um técnico responsável de baixa tensão. A dúvida é se a empresa precisa de ter um técnico responsável de baixa tensão?
Aguardo uma breve resposta, obrigada.
Cumprimentos,
FB
Para ti o que é um electricista ou melhor, que serviços executa um electricista?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
beja89
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por beja89 »

Olá, o electricista é aquele que passa cabo no edifício e monta os detetores e faz as ligações aos quadros eléctricos... Nós montamos as centrais, fazemos as programações de acordo com as matrizes e fazemos manutenção nesse sentido.

Cumps,
FB
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
beja89 Escreveu:Olá, o electricista é aquele que passa cabo no edifício e monta os detetores e faz as ligações aos quadros eléctricos... Nós montamos as centrais, fazemos as programações de acordo com as matrizes e fazemos manutenção nesse sentido.
Cumps,
FB
Um electricista tem muitas mais competências.

Se houver um cabo que entre em curto-circuito, e haja um incidente (espero que não seja humano), quem é o responsável?. Do electricista, da empresa (entidade patronal), do projectista (se houver projecto), todos podem ser chamados a inquérito, e mais ainda.

Se não houver um responsável da área de electricidade, como é que o cliente tem a garantia que as ligações, aparelhos de protecção, cabos, etc..., cumprem e estão de acordo com as boas práticas de execução.
Não esquecer que tem que existir alvará ou equivalente.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Has thanked: 36 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Pedro Barradas »

beja89 Escreveu:Boa tarde,

Trabalho numa empresa de montagem de Sistemas de Segurança (SADI,SADIR, CCTV, Controlo de acessos, AVAC...), onde não prestamos serviço de electricista, nem passamos cabo, mas trabalhamos apenas a 230V.
Isso é no minimo estranho, não acha que há uma contradição!!?
Instalam sistemas de tensão reduzida... mas depois diz que só trabalham a 230V?

PS: Estão inscritos na ANPC para venda, instalação e manutenção de SADI?
Quem cria renasce todos os dias...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Eu para entregar a minha declaração de IRS não preciso de contabilista. Mas...
Se mexe em eletricidade, no mínimo tem que existir alguém que seja responsável.
Imagine este cenário, vai "programar a central" e repara que a alimentação dessa central deriva de um circuito de iluminação, porque deu mais jeito..., como vai "fechar a porta", a quem é que acha que o empreiteiro vai pedir explicações, ao eletricista que fez o trabalho ou aos técnicos de intrusão que aceitaram programar uma central mal alimentada?
É por essas e por outras, que se começou a subdividir ainda mais as especialidades, porque nunca ninguém era...
1º o eletricista fazia tudo, agora temos o técnico de ITED, temos o técnico de Intrusão e Incêndio, temos o técnico controlo de acessos (portões elétricos), técnico de AVAC, técnico para a aspiração central, técnico de energias renováveis, e por fim, temos o eletricista que só passa cabos e liga umas fichas...

É que fala em AVAC, nem convém começarmos por aqui...
beja89
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por beja89 »

Obrigada desde já pelas diversas respostas. Vou passar as mesmas ao meu chefe.

Nós estamos inscritos na ANPC e na APSEI, mas ele disse-me que o tipo de técnico responsável que nos foi pedido informação seria de baixa tensão. Entretanto onde consigo saber quais os requisitos que é preciso ter para ser técnico responsável de baixa tensão? Se me puderem encaminhar no sentido dos tipos de técnicos necessários na parte de electricidade agradecia :)

Trabalhamos até 230V... ;)

Cumps
FB
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Has thanked: 36 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Pedro Barradas »

O técnico, a existir parece-me ser um electricista.... Um electricista também tem competencia em redes, etc.. não serve para passar cabos e montar quadros electricos e aparelhagens... isso parece-me uma visão um bocado redutora dessa profissão.

As profissões relativas são estas...
http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... iais=false
Quem cria renasce todos os dias...
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Não estou a ver como é que se consegue executar um projecto de AVAC sem um electricista. Quem desenha os quadros? Quem é que liga os quadros? Quem é que programa e parametriza os autómatos? Se calhar não têm um electricista mas têm um engenheiro electrotécnico, certo? Se não, não estou a ver como executam estas tarefas. Ou para si executar um projecto de AVAC é equivalente a instalar um equipamento de ar condicionado?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
luisilva78 Escreveu:Não estou a ver como é que se consegue executar um projecto de AVAC sem um electricista. Quem desenha os quadros? Quem é que liga os quadros? Quem é que programa e parametriza os autómatos? Se calhar não têm um electricista mas têm um engenheiro electrotécnico, certo? Se não, não estou a ver como executam estas tarefas. Ou para si executar um projecto de AVAC é equivalente a instalar um equipamento de ar condicionado?
E não esquecer que para Avac, têm que ter um TIM como director de obra.

Cump.
Mário
beja89
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por beja89 »

Bom dia,

Eu não estou a denegrir imagem de nenhuma profissão, a pergunta que fiz era como nós nas obras que participamos existem várias empresas a trabalhar em conjunto, das quais existem as que tem os electricistas que fazem esse trabalho todo.

Nós só fazemos as programações e montamos o material se também temos de ter alguém como técnico responsável. Em relação a avac, tb não montamos avac, montamos controladores que controlam avac, quando existem alarmes de algum dos outros sistemas. Quem faz os desenhos é outra empresa que trabalha em parceria.

Posto isto, é nos chegado caderno de encargos, plantas e lista de material, nós analisamos se está tudo bem dimensionado, sugerimos sistemas, vendemos o material e montamos, mas a estrutura dos edifícios e da electricidade já está toda feita quando vamos fazer as programações.

Obrigada,
Cumps.
FB
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
beja89 Escreveu:Bom dia,

Eu não estou a denegrir imagem de nenhuma profissão, a pergunta que fiz era como nós nas obras que participamos existem várias empresas a trabalhar em conjunto, das quais existem as que tem os electricistas que fazem esse trabalho todo.

Nós só fazemos as programações e montamos o material se também temos de ter alguém como técnico responsável. Em relação a avac, tb não montamos avac, montamos controladores que controlam avac, para montar (instalar) equipamento em avac têm que ter um TIM quando existem alarmes de algum dos outros sistemas. Quem faz os desenhos é outra empresa que trabalha em parceria.

Posto isto, é nos chegado caderno de encargos, plantas e lista de material, nós analisamos se está tudo bem dimensionado, sugerimos sistemas, vendemos o material e montamos, mas a estrutura dos edifícios e da electricidade já está toda feita quando vamos fazer as programações.

Obrigada,
Cumps.
FB
A cor a resposta

Sempre que haja intervenção em equipamentos de Avac, tem que haver um TIM como responsável.
Sempre que haja intervenção em equipamentos eléctricos tem que haver um técnico responsável.
Estas duas situações fazem parte do Alvará atribuído.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”