Prazo de validade das luvas dieléctricas

ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por ruisantos »

Mário Escreveu:Boas

E quando se pede as luvas, e olham com cara de (porque é que ele quer luvas, deve de ser é esquisito) e vêm com um saco, depois de aberto :shock: :shock: são estas as luvas que têm? sim, ninguém as tem usado.

Nestas não é necessário o teste. A data é de 9 - 78 tamanho 10

Sem comentários.

Cump.
Mário
De fato existem eletricistas mesmo esquesitos!!! :mrgreen:
já passei por tanta coisa que já nada me surpreende.
Voltando ao tema,sim estao boas as luvas,hoje já nao se fabricam destas,"está a ver!com 37anos só estao aqui um bocadito farruscas!! As de hoje nem 2anos duram..."


ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por ruisantos »

Mário Escreveu:Boas

E quando se pede as luvas, e olham com cara de (porque é que ele quer luvas, deve de ser é esquisito) e vêm com um saco, depois de aberto :shock: :shock: são estas as luvas que têm? sim, ninguém as tem usado.

Nestas não é necessário o teste. A data é de 9 - 78 tamanho 10

Sem comentários.

Cump.
Mário
De fato existem eletricistas mesmo esquesitos!!! :mrgreen:
já passei por tanta coisa que já nada me surpreende.
Voltando ao tema,sim estao boas as luvas,hoje já nao se fabricam destas,"está a ver!com 37anos só estao aqui um bocadito farruscas!! As de hoje nem 2anos duram..."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1400
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Não é por nada, mas as luvas parecem queimadas. Isto pode ter alterado significativamente a resistência. Eu não metia lá as minhas mãozinhas.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por Mário »

Boas
rainbow Escreveu:Boa noite.
Não é por nada, mas as luvas parecem queimadas. Isto pode ter alterado significativamente a resistência. Eu não metia lá as minhas mãozinhas.
As da foto das" luvas" foram tiradas por mim do local. As luvas foram retiradas e fiquei com elas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
avarias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 16 jul 2011, 13:48
Enviou: 2 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por avarias »

Boas!
Não tenho a certeza da data de validação e (ou) recomendação, mas as que uso trazem indicação de uso somente seis vezes!

Cumprimentos
Última edição por avarias em 11 abr 2015, 22:57, editado 1 vez no total.
ricmon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 fev 2011, 07:29

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por ricmon »

Em Portugal nao sei, mas sei que aqui na Irlanda o prazo e de 6 meses apos abrir a embalagem e tem de ser verificadas sempre, antes de serem usadas.
E marcar nas luvas a data em que foram usadas a primeira vez.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por nelmindo »

avarias Escreveu:Boas!
Não tenho a certeza da data de validação e (ou) recomendação, mas as que uso trazem indicação de uso somente oito vezes!

Cumprimentos
Verifique se é mesmo isso...
Quando muito tem 8 quadrados para colocar as datas das inspecções... Não acredito que um fabricante coloque isso num par de luvas. Posso acreditar que sejam chinesas e esteja mal traduzido..., mas mesmo assim a culpa não é do fabricante, porque na língua dele pode ter colocado o que aleguei e o tradutor em vez de inspecções colocou utilizações...
cjcsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 abr 2015, 00:29

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por cjcsoares »

Boa noite.

Segundo informação de um distribuidor, não fazem stock porque têm apenas validade de 3 meses desde a data de fabrico...

Tambem fiquei :o
enriquer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 19 abr 2016, 16:17

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por enriquer »

Las luvas dieléctricas, tienen que ser ensayadas el 100% con un ensayo dieléctrico antes de ser puestas en mercado y cada 6 meses después de su puesta en servicio.

nosotros podemos ofreceros el ensayo dieletrico de luvas dieletricas. por favor contacten con erivas@aitex.es

saluds
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por jaimereis »

enriquer Escreveu:Las luvas dieléctricas, tienen que ser ensayadas el 100% con un ensayo dieléctrico antes de ser puestas en mercado y cada 6 meses después de su puesta en servicio.

nosotros podemos ofreceros el ensayo dieletrico de luvas dieletricas. por favor contacten con erivas@aitex.es

saluds
caro user, leia as regras.....numa delas diz que não é permitido a auto-promoção nos tópicos em que se intervém.....
Jaime Reis
jalexandref
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 01 abr 2016, 15:05
Enviou: 2 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por jalexandref »

Segundo a norma 60903, as luvas têm que ter as seguintes marcações

− symbol IEC 60417-5216 – Suitable for live working; double triangle (see Figure 5a);
− number of the relevant IEC standard immediately adjacent to the symbol with year of
publication (four digits) (IEC 60903:200X);
− name, trademark or identification of the manufacturer;
− category, if applicable;
− size;
−class;
− month and year of manufacture


Portanto, não há lugar a data de validade.


No entanto, a norma acrescenta que cada luva deve ter uma área para a marcação da última inspecção válida ou próxima inspecção. Em alternativa pode haver outro método adequado que idenifique a luva e a relacione com uma base de dados (sobre as utilizações e inspeções e testes).

A norma especifica vários tipos de ensaio ao nível do fabricante, sendo eles Visuais (forma, dimensões, espessura, detalhe e acabamento), Mecânicos, Dieléctricos, Envelhecimento, Térmicos.


Inspecções periódicas, são obrigatórias para todas as luvas, mesmo as em armazem, pelo menos a cada 6 meses, sendo que o mais comum deverá ser entre 30 a 90 dias.

Os testes consistem em:
Insuflar a luva para deteção de fugas de ar, testes de rotina dielétrico (mencionados acima).

Para luvas de classe 00 e classe 0, o ensaio de fugas de ar e inspeção visual pode ser considerado adequado. (Classe 00 são 500AC; 750DC, e Classe 0 são 1000AC; 1500DC). No entanto, um ensaio dieléctrico de rotina pode ser realizado a pedido do utilizador.
Alexandre Fernandes
jalexandref
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 01 abr 2016, 15:05
Enviou: 2 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por jalexandref »

cjcsoares Escreveu:Boa noite.

Segundo informação de um distribuidor, não fazem stock porque têm apenas validade de 3 meses desde a data de fabrico...

Tambem fiquei :o
Segundo a norma, são 6 meses e não 3 meses. Anexo E da norma.
Alexandre Fernandes
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por nelmindo »

jalexandref Escreveu:
cjcsoares Escreveu:Boa noite.

Segundo informação de um distribuidor, não fazem stock porque têm apenas validade de 3 meses desde a data de fabrico...

Tambem fiquei :o
Segundo a norma, são 6 meses e não 3 meses. Anexo E da norma.
"E.5 Periodic inspection and electrical re-testing
No gloves of classes 1, 2, 3 and 4, not even those held in storage, should be used unless they have been tested within a maximum period of six months. The most common periods currently range from 30 days to 90 days."

Se eu testar antes de usar, a "validade" continua...
Por isso, segundo a minha interpretação, as luvas não têm validade. Um fabricante pode até investir numa tecnologia que prolongue a vida "útil" das luvas e não vai ser um documento normativo que irá limitar a vida útil e ainda por cima de 6 meses após fabrico!!!
jalexandref
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 01 abr 2016, 15:05
Enviou: 2 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por jalexandref »

nelmindo Escreveu:
jalexandref Escreveu:
cjcsoares Escreveu:Boa noite.

Segundo informação de um distribuidor, não fazem stock porque têm apenas validade de 3 meses desde a data de fabrico...

Tambem fiquei :o
Segundo a norma, são 6 meses e não 3 meses. Anexo E da norma.
"E.5 Periodic inspection and electrical re-testing
No gloves of classes 1, 2, 3 and 4, not even those held in storage, should be used unless they have been tested within a maximum period of six months. The most common periods currently range from 30 days to 90 days."

Se eu testar antes de usar, a "validade" continua...
Por isso, segundo a minha interpretação, as luvas não têm validade. Um fabricante pode até investir numa tecnologia que prolongue a vida "útil" das luvas e não vai ser um documento normativo que irá limitar a vida útil e ainda por cima de 6 meses após fabrico!!!


Estive a re-ler a norma, e creio que me passou algo importante.

O Anexo E que fala sobre a frequência de inspecções, é para material em serviço. (In-Service recomendations). Deduzo daqui que o fabricante tem que vender as luvas numa embalagem apropriada, anexar as instruções de armazenamento, onde poderá haver lugar a uma possível validade que o fabricante queira estipular, e só depois de abertas é que as luvas terão os 6 meses máximos até serem inspecionadas

Julgo que é isto.
Alexandre Fernandes
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Prazo de validade das luvas dieléctricas

Mensagem por nelmindo »

jalexandref Escreveu:
nelmindo Escreveu:
jalexandref Escreveu:
cjcsoares Escreveu:Boa noite.

Segundo informação de um distribuidor, não fazem stock porque têm apenas validade de 3 meses desde a data de fabrico...

Tambem fiquei :o
Segundo a norma, são 6 meses e não 3 meses. Anexo E da norma.
"E.5 Periodic inspection and electrical re-testing
No gloves of classes 1, 2, 3 and 4, not even those held in storage, should be used unless they have been tested within a maximum period of six months. The most common periods currently range from 30 days to 90 days."

Se eu testar antes de usar, a "validade" continua...
Por isso, segundo a minha interpretação, as luvas não têm validade. Um fabricante pode até investir numa tecnologia que prolongue a vida "útil" das luvas e não vai ser um documento normativo que irá limitar a vida útil e ainda por cima de 6 meses após fabrico!!!


Estive a re-ler a norma, e creio que me passou algo importante.

O Anexo E que fala sobre a frequência de inspecções, é para material em serviço. (In-Service recomendations). Deduzo daqui que o fabricante tem que vender as luvas numa embalagem apropriada, anexar as instruções de armazenamento, onde poderá haver lugar a uma possível validade que o fabricante queira estipular, e só depois de abertas é que as luvas terão os 6 meses máximos até serem inspecionadas

Julgo que é isto.
Sim, é esta confusão que muitos aproveitam para dizer que as luvas tem validade, para obrigar o patrão comprar umas novas de 6 em 6 meses, e os vendedores também "venderem" essa porque até lhes dá jeito "pró negócio".
E em cafés, para mostrar que é o maior lá da zona, costuma-se mandar uma ou outra posta de pescada destas, e é aqui que começam as desinformações. Quem conta um conto, acrescenta um ponto e assim começa a guerra/distribução de "dados" duvidosos...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”