Ited 3 Rede PC
Re: Ited 3 Rede PC
O que a Teka lhe vai dizer é que o CCA pode ser utilizado em soluções que tem por base a 1ª e 2ª edição do manual ited, dai aparecer a indicação na embalagem da conformidade com o ited mas sem especificação da edição do manual. A edição da EN 50288, em vigor, contempla apenas condutores em cobre.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Pessoal pensem comigo... independentemente de se dizer que cumpre as normas..
Numa moradia tipo T3 gastam-se, em média, 200 metros de cabos UTP, para ligar as tomadas PC ao ATI.
A diferença de custo entre um cabo UTP (CCA - alumínio cobreado) e um cabo UTP (CU - cobre sólido) é de 0.007€, o que corresponde a 14€ de acréscimo de custo de obra.
Vale a pena investir em cabo CCA e ficar com a certeza que o cliente final não tem com uma infraestrutura eficaz, a prazo?
Possíveis problemas
1. Problemas de testes a baixas frequências;
3. Condutores quebrando durante a terminação;
4. Problemas de oxidação;
5. Sobreaquecimento dos cabos.
por 14 euros vale a pena!???? acho que não
Numa moradia tipo T3 gastam-se, em média, 200 metros de cabos UTP, para ligar as tomadas PC ao ATI.
A diferença de custo entre um cabo UTP (CCA - alumínio cobreado) e um cabo UTP (CU - cobre sólido) é de 0.007€, o que corresponde a 14€ de acréscimo de custo de obra.
Vale a pena investir em cabo CCA e ficar com a certeza que o cliente final não tem com uma infraestrutura eficaz, a prazo?
Possíveis problemas
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Partilho da sua análise!eng_jersilva Escreveu:Pessoal pensem comigo... independentemente de se dizer que cumpre as normas..
Possíveis problemas
Cumprimentos,
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Boas, partilho da opinião do eng_jersilva, mas o que tema que originou o tópico foi o inspetor da ANACOM alegar que não se podia usar CCA.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 05 nov 2015, 07:07
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Bom dia companheiros,
A solução é, talvez, começar a optar por fibra.
Tenho tido dissabores com os cabos de par de cobre:
- A cada 100 metros, tenho que colocar switch para "amplificar".
- Com os switchs, tenho que considerar alimentação em energia.
- A passagem de alimentação ao switch, implica que tem que haver condições para haver um afastamento entre correntes fortes e fracas (o que nem sempre é possível).
- Se o cabo é de cobre e está ligado a switchs e outros equipamentos activos, pode apanhar as reminiscências das descargas atmosféricas, no caso de passar no exterior; descarga essa que danificará os equipamentos activos que estejam a esse cabos ligados.
A fibra, terá muitas vantagens, inclusive, no âmbito económico.
- A passagem de alimentação ao switch, implica que tem que haver condições para haver um afastamento entre correntes fortes e fracas (o que nem sempre é possível).
- Se o cabo é de cobre e está ligado a switchs e outros equipamentos activos, pode apanhar as reminiscências das descargas atmosféricas, no caso de passar no exterior; descarga essa que danificará os equipamentos activos que estejam a esse cabos ligados.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Stark Escreveu:Bom dia companheiros,
Boas, colocas muitos cabos de rede com mais de 100m? 200m? 300m?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Enviou: 11 vezes
- Agradecimento recebido: 30 vezes
LSZH recomendado (mas não obrigatório) em estabelecimentos recebendo público.Pimenta Escreveu:Já agora, alguma restrição em ter o material do revestimento exterior em PVC ou LSZH?