ligação de disjuntor em caravana

ritracleo
Curioso
Curioso
Registado: 09 jul 2011, 11:42

Re: ligação de disjuntor em caravana

Mensagem por ritracleo »

boa tarde,não presico de saber de leis ou regulamentos
isto é para parques,não é para ligações de dijuntores em caravanas.
mas obrigado na mesma ;)
preciso de ajuda para saber como e quais os aparelhos que coloco no meu "quadro"de caravan,atendendo que os parques fornecem 6AmP.
como referi ainda não medi quantos watts etou a gastar/utilizar,para assim fazer as contas e chegar a um valor em amperes.depois disso gostava de saber qual o primeiro diferencial(que valor) para servir de geral.
cmps
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

O Mário já te respondeu, disjuntor de 4A, preferencialmente bipolar.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
ritracleo Escreveu:boa tarde,não presico de saber de leis ou regulamentos
isto é para parques,não é para ligações de dijuntores em caravanas.
mas obrigado na mesma ;)
preciso de ajuda para saber como e quais os aparelhos que coloco no meu "quadro"de caravan,atendendo que os parques fornecem 6AmP.
como referi ainda não medi quantos watts etou a gastar/utilizar,para assim fazer as contas e chegar a um valor em amperes.depois disso gostava de saber qual o primeiro diferencial(que valor) para servir de geral.
cmps
Agora queres saber o valor de diferencial, 10mA.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

Não sei se é uma idea descabida ou não, mas aqui vai, de maneira a poder aproveitar ao máximo a electricidade do parque e supondo que nem todos os parques fornecem a mesma corrente porque não usar um disjuntor regulável como os que se usam para proteger os motores a fazer o corte geral e depois ajusta-lo um pouco abaixo do que o parque fornece.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Olá,

Mais uma vez, recomendo a leitura do DL 393/85 (RPCM).
Especial atenção aos artigos 2º, 9º, 10º e 16º.

1) Protecção no QE do Parque por aparelho de alta sensibilidade de 30mA;
2) Na instalação interior da caravana, aparelho de corte bipolar de intensidade nominal não inferior a 16 A.

Estes dados permitem seguramente avançar no dimensionamento da instalação.

Cumprimentos.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

O ponto 1 que refere é da responsabilidade do parque, no entanto não era má ideia colocar um diferencial mais sensível para haver alguma selectividade.

Em relação ao ponto 2, o que interpreto é que o aparelho de corte geral é apenas um interruptor dai a intensidade nominal mínima. O que me impede de a jusante deste colocar um disjuntor de intensidade inferior?
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Retirado de "A practical guide to the wiring regulations" de Geoffrey Stokes e John Bradley, publicado pela Wiley:

Com as devidas traduções, correcções e adaptações, anexo um esquema simplificado da instalação eléctrica de uma caravana:

Caravanas.jpg

Cumprimentos.
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

boa noite, desde já quero agradecer atenção e dedicação para me tentar ajudar. muito obrigado.
o desenho deu me jeito,só preciso que me esclareca o ponto 10, para que serve,e como ligar.
obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ritracleo Escreveu:boa noite, desde já quero agradecer atenção e dedicação para me tentar ajudar. muito obrigado.
o desenho deu me jeito,só preciso que me esclareca o ponto 10, para que serve,e como ligar.
obrigado
Serve para garantir equipotencialidade entre duas partes metálicas significativas, que podem estar isoladas, devido às técnicas de construção utilizadas. (Por exemplo por tinta) ou com o tempo ficarem isoladas por causa da oxidação.

Um pequeno chicote fio condutor de 2,5mm2 e dois terminais de olhal cravados nas pontas, serve. Na zona de aperto (por exemplo com parafusos autoperfurantes), proceder à raspagem da tinta até chegar expor o metal e nesse local apertar os terminais. Depois acabar com primario, para proteger o metal da exposição aos elementos.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas, acrescentar que deve ser sempre feito a sua propria terra para garantir não ter cargas estaticas
Cump.

Rochinha
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Como complemento ao que ficou dito, a normalização internacional mais recente referente ao asunto prevê:

1 - Ligação de todas as massas metálicas acessíveis;
2 - Ligação, no mínimo em dois pontos do chassis;
3 - Utilização de condutores isolados;
4 - Secção mínima de 4mm2.

Cumprimentos.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Os QE para alimentação de caravanas devem reunir as características apresentadas na imagem abaixo:

7-708.jpg

Cumprimentos.
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

bom dia a todos,depois de ter lido várias opções para a resolução do meu problema, acho que me vou decidir por colocar um disjuntor bipolar de 6AMP curva B. e fazer todas as ligações a este unico disjuntor.
realmente se colocar as ligações em separado perco alguma corrente, fico com o mesmo problema de se houver sobcarga terei de chamar ajuda para ligar o quadro do parque.
Mas por outro lado ao colocar um de curvaB talvez não desligue o do parque. vamos ver!
Penso que assim resolvo o meu problema sem complicar e sem chatear .
resumindo e só mesmo para terminar, qual a vossa opinião final sobre a minha decisão?""((colocar um disjuntor bipolar de 6AMP curva B. e fazer todas as ligações a este unico disjuntor))"".
agradeco a todos pela ajuda prestada e pela dedicação que deram a este assunto, sem esquecer ninguem.
um abraço a todos .
aguardo então uma opinião final.
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

boa noite, dirigi me a uma loja de eletricidade e aconselhara-me o uso de um disjuntor das maquinas(regulavel) de 4 a 6 Amps,assim como tinha sugerido o colega(( jorgemiguel4 )).
agradeço o apoio e sugestões apresentadas
dou assim como encerrado este assunto.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Apesar de o colega ter dado como encerrado este assunto, permito-me muito respeitosamente fazer mais alguns comentários.

- Refere, de início:

“… a entrada (ligação)á caravana é um cabo que tráz corrente de 220V mas está limitado a 8 ou 10 AmP, que vem do quadro do parque, …”

mas,

ARTIGO 6.º (DL 393/85)
Quadros para alimentação das caravanas

1 - Cada caravana deverá ser alimentada por uma única tomada com contacto de terra, do tipo Schuko ou obedecendo à Publicação n.º 309 da CEI (folha I),
substituída pela norma IEC 60309-2:2012 (Tomadas industriais), com as características seguintes:
Tensão nominal: 250 V;
Intensidade nominal: 16 A;
Número de pólos: P+N+E 6h;
Tipo: protegida contra projecções de água IP44 e IK08

Se, passados 31 anos, o Parque de campismo ainda não consegue prestar um serviço regulamentar e de qualidade (o colega não nos chegou a dizer as características da alimentação e das protecções, mas queria soluções?) isso não implica que não devemos optar pelas melhores soluções.

Há várias maneiras de resolver as situações, as más e as boas e o colega optou pelas primeiras.

Vejamos dois exemplos de más práticas, que alguns (aparentemente) aceitam pois tudo se resume ao "on" e ao "off":
Bad1.jpg
Bad2.jpg
Bad2.jpg (59.39 KiB) Visto 1736 vezes

e também temos alternativas, se pugnamos pela regulamentação, pela segurança, pela ética, e pelo brio profissional (com custos, obviamente);
Good1.jpg

Como isto já vai longo,

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”