Duvidas -não sei por onde começar - URGENTE

Responder
ruilrvieira
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2008, 22:59

Duvidas -não sei por onde começar - URGENTE

Mensagem por ruilrvieira »

Boa Tarde,

Estou inscrito ne OE (Colegio de engenharia electrotecnica) e na DGEG.
Nunca fiz projectos de instalações electricas, não sei como é que isto funciona; Faço há pouco tempo ITED ( sou de electronica e telecom.);
Ultimamente tenho sido solicitado para dar resposta à parte electrica da "coisa", uma vez que parece ser usual fazer ITED e projecto electrico.
No entanto, para quem nunca fez este tipo de projectos a duvida é simples:
POr onde começar?
Legislação?
Manual a seguir, regras de projecto para moradia unifamiliar, blocos habitacionais, pavilhoes industriais, espaços comerciais, etc;
Como estruturar um projecto?
Passos e regras a seguir?
Há pouco tempo, colocaram-me uma duvida: é necessário projecto ou basta uma ficha electrica?

Eu sei lá ....

Acredito que exista muita informação disponivel e util aqui no site, mas mesmo para começar a pesquisar por aqui seriam uteis indicações que funcionassem como "guide lines" para orientar o trabalho e não "desperdiçar" muito tempo;

Com os melhores cumprimentos,

RV
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Duvidas -não sei por onde começar - URGENTE

Mensagem por amoreira »

ruilrvieira Escreveu:Boa Tarde,

Estou inscrito ne OE (Colegio de engenharia electrotecnica) e na DGEG.
Nunca fiz projectos de instalações electricas, não sei como é que isto funciona; Faço há pouco tempo ITED ( sou de electronica e telecom.);
Ultimamente tenho sido solicitado para dar resposta à parte electrica da "coisa", uma vez que parece ser usual fazer ITED e projecto electrico.
No entanto, para quem nunca fez este tipo de projectos a duvida é simples:
POr onde começar?
Legislação?
Manual a seguir, regras de projecto para moradia unifamiliar, blocos habitacionais, pavilhoes industriais, espaços comerciais, etc;
Como estruturar um projecto?
Passos e regras a seguir?
Há pouco tempo, colocaram-me uma duvida: é necessário projecto ou basta uma ficha electrica?

Eu sei lá ....

Acredito que exista muita informação disponivel e util aqui no site, mas mesmo para começar a pesquisar por aqui seriam uteis indicações que funcionassem como "guide lines" para orientar o trabalho e não "desperdiçar" muito tempo;

Com os melhores cumprimentos,

RV
Boas,

Dadas tantas dificuldades que o meu amigo apresenta o meu conselho é para se associar a alguém
experiente no arranque deste desafio na sua carreira profissional .

Aqui no fórum existe um tópico "legislação" aconselho a ler as R.T.I.E.B.T.
(regras técnicas de instalações elécticas em baixa tensão)

No entanto dúvida a dúvida vá colocando aqui no fórum que a malta vai ajudando no que poder.

Boa sorte!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ruilrvieira
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2008, 22:59

Re: Duvidas -não sei por onde começar - URGENTE

Mensagem por ruilrvieira »

Ok, muito obrigado.

É isso mesmo que eu vou fazer
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”