ligação de disjuntor em caravana
ligação de disjuntor em caravana
boa tarde eu estou a remodelar o sistema de eletrificação de uma caravana,e queria colocar tudo separado. passo a explicar o que pretendo fazer
a entrada (ligação)á caravana é um cabo que tráz corrente de 220V mas está limitado a 8 ou 10 AmP, que vem do quadro do parque, agora na caravana quero fazer um quadro onde quero colocar vários disjuntores separados para por exemplo se o frigorifico tiver algum problema,dispara só o dijuntor do mesmo,e não deliga a corrente toda,evitando assim ficar sem luz e ter que ir ao quadro do parque ligar o disjuntor. quero saber que tipo de aparelhos usar e com que capacidade,
atualmente tinha fusiveis,mas quando havia algum problema desligava a corrente toda e queimava o fusivel.
depois tenho um transformador que converte a corrente de 220v para 12v que vai alimentar uma bomba de água,tambem quero colocar um disjuntor para proteção.
se alguem me puder ajudar agradecia.
obrigado
nota. a caixa junto da porta é onde vou colocar os dijuntores ,a entrada é na lateral (o circulo pequeno)
tem a lampada em cima e algumas tomadas.
a entrada (ligação)á caravana é um cabo que tráz corrente de 220V mas está limitado a 8 ou 10 AmP, que vem do quadro do parque, agora na caravana quero fazer um quadro onde quero colocar vários disjuntores separados para por exemplo se o frigorifico tiver algum problema,dispara só o dijuntor do mesmo,e não deliga a corrente toda,evitando assim ficar sem luz e ter que ir ao quadro do parque ligar o disjuntor. quero saber que tipo de aparelhos usar e com que capacidade,
atualmente tinha fusiveis,mas quando havia algum problema desligava a corrente toda e queimava o fusivel.
depois tenho um transformador que converte a corrente de 220v para 12v que vai alimentar uma bomba de água,tambem quero colocar um disjuntor para proteção.
se alguem me puder ajudar agradecia.
obrigado
nota. a caixa junto da porta é onde vou colocar os dijuntores ,a entrada é na lateral (o circulo pequeno)
tem a lampada em cima e algumas tomadas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: ligação de disjuntor em caravana
Boas, Quando desliga é por carga, curto circuito ou defeito.
Para começar monta um quadro com diferencial de 30mA e faz a tua própria terra.
Verificar cada circuito o consumo nominal e usar disjuntor mais adequado.
Podes usar disjuntores com curva B aos normais curva C
Para começar monta um quadro com diferencial de 30mA e faz a tua própria terra.
Verificar cada circuito o consumo nominal e usar disjuntor mais adequado.
Podes usar disjuntores com curva B aos normais curva C
Cump.
Rochinha
Rochinha
boa tarde, e obrigado desde já.
sim normalmente desliga por sobrecarga,mas desliga toda a iluminação da caravana,e não é isso que pretendo,se der, claro,,pretendia separar todos os elementos para o caso de haver sobrecarga desliga só o disjuntor correspondente.
quanto ao fazer a minha propria terra,o cabo que traz a corrente do quadro do parque já tem terra,mesmo assim é necessário fazer a minha?
quanto ao conversor 220v12v,é preciso levar alguma proteção antes ou depois?
obrigado
sim normalmente desliga por sobrecarga,mas desliga toda a iluminação da caravana,e não é isso que pretendo,se der, claro,,pretendia separar todos os elementos para o caso de haver sobrecarga desliga só o disjuntor correspondente.
quanto ao fazer a minha propria terra,o cabo que traz a corrente do quadro do parque já tem terra,mesmo assim é necessário fazer a minha?
quanto ao conversor 220v12v,é preciso levar alguma proteção antes ou depois?
obrigado
defenitivamente ,não sei desenhar
então isto será o meu quadro na caravana. corriga-me se algo estiver mal
o numero 1 é o cabo que vem do quadro do parque,que traz 220v mas limitado a 8 ou 10 AmP.
o retangulo a roxo é para o frigorifico
o circulo a roxo é para 3 ou 4 tomadas(rádio, torradeira,carregador telem...etc)
o exagono a roxo é para as luzes do teto da caravana e uma ou duas exteriores.
pretendo com isto evitar de ir ao quadro do parque ,caso exista uma sobrecarga,o que acontece regularmente,porque os aparelhos (fogão eletrico,jarro elétrico...)tem muita "potência" e o disjuntor não aguenta.
resta-me agora medir todos os aparelhos que tenho na caravana para saber o seu consumo, mas acha que a base (quadro), vai funcionar como pretendo?

o numero 1 é o cabo que vem do quadro do parque,que traz 220v mas limitado a 8 ou 10 AmP.
o circulo a roxo é para 3 ou 4 tomadas(rádio, torradeira,carregador telem...etc)
pretendo com isto evitar de ir ao quadro do parque ,caso exista uma sobrecarga,o que acontece regularmente,porque os aparelhos (fogão eletrico,jarro elétrico...)tem muita "potência" e o disjuntor não aguenta.
resta-me agora medir todos os aparelhos que tenho na caravana para saber o seu consumo, mas acha que a base (quadro), vai funcionar como pretendo?
- Anexos
-
- esquema.png (19.45 KiB) Visto 2724 vezes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Para o que queres, tens que ter no teu quadro o disjuntor com menos amperes, que tens no quadro do parque.
Cump.
Mário
Se a montante a proteção é de 10 A, e vais ter no teu quadro disjuntores de 16A, o que vai desligar é o de menor intensidade.ritracleo Escreveu:defenitivamente ,não sei desenhar![]()
Para o que queres, tens que ter no teu quadro o disjuntor com menos amperes, que tens no quadro do parque.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pois....
então e o primeiro diferencial de 30mA? fica?
penso que já percebi...mas em todo o caso esclareça a minha questão.
obrigado

então e o primeiro diferencial de 30mA? fica?
penso que já percebi...mas em todo o caso esclareça a minha questão.
obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas, deixa o diferencial, na saida do diferencial tens que usar um geral com potencia de corte igual ao que o campismo oferece , mas com poder de corte mais rapido EX curva B em vez dos actuais C.
Cump.
Rochinha
Rochinha
ok entendi, e assim alem do primeiro, só tenho que arranjar outro curva B que vai servir para a destribuição geral da caravana(tomadas e lampadas).certo?
segui o conselho e fui ler novamente a ajuda do mário.
mas a minha duvida final continua..((alem do primeiro, só tenho que arranjar outro curva B que vai servir para a destribuição geral da caravana(tomadas e lampadas).certo?))
obrigado
mas a minha duvida final continua..((alem do primeiro, só tenho que arranjar outro curva B que vai servir para a destribuição geral da caravana(tomadas e lampadas).certo?))
obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Há tempos escrevi para preencheres o perfil, até agora nada.
Onde no desenho dizes "exagono" devias querer dizer pentagono, mas seguindo em frente.
No parque qual é o tipo de disjuntor que têm? amperes e curva?
Se eles tiverem de 10Amp e a curva for C, vais ter que ter de 6Amp e curva B.
Se eles tiverem de 10Amp e a curva for B, vais ter que ter de 6Amp e curva B.
Se eles tiverem de 6Amp e a curva for B, vais ter que ter de 4Amp e curva B.
Creio que o máximo nos parques (caravanas) é de 6Amp.
Cump.
Mário
Há tempos escrevi para preencheres o perfil, até agora nada.
Onde no desenho dizes "exagono" devias querer dizer pentagono, mas seguindo em frente.
No parque qual é o tipo de disjuntor que têm? amperes e curva?
Se eles tiverem de 10Amp e a curva for C, vais ter que ter de 6Amp e curva B.
Se eles tiverem de 10Amp e a curva for B, vais ter que ter de 6Amp e curva B.
Se eles tiverem de 6Amp e a curva for B, vais ter que ter de 4Amp e curva B.
Creio que o máximo nos parques (caravanas) é de 6Amp.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ok, obrigado mario.vou preencher o perfil.
agradeco e peço desculpa
nota:já atualizei o perfil
resumindo, vou meter só um disjuntor ou dois ?
um para tomadas e frigorifico e outro para lampadas,ou um para tudo??
agradeco e peço desculpa
nota:já atualizei o perfil
resumindo, vou meter só um disjuntor ou dois ?
um para tomadas e frigorifico e outro para lampadas,ou um para tudo??
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
conforme o que foi dito pelo Mário, para ter selectividade terá que colocar disjuntores de calibre inferior ao que se encontra no quadro do parque.
A ser assim, vai ficar com a potência disponível mais limitada, o que se calhar não justifica a alteração que pretende fazer.
Ohmico
conforme o que foi dito pelo Mário, para ter selectividade terá que colocar disjuntores de calibre inferior ao que se encontra no quadro do parque.
A ser assim, vai ficar com a potência disponível mais limitada, o que se calhar não justifica a alteração que pretende fazer.
Ohmico
boa noite, então o que me aconselham?porque eu tenho os fios já todos espalhas na caravana,e com as pontas todas juntas ,que seria para ligar os táis disjuntores,sendo assim vou aguardar por uma solução...o que faziam se a caravana fosse vossa e quizessem arranjar um "quadro" para terem tudo á mão?
obrigado
obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
A melhor abordagem seria começar por rever a legislação.
Cumprimentos.
asalopes
A melhor abordagem seria começar por rever a legislação.
Cumprimentos.
asalopes