continuidade entre neutro e terra

Responder
jcarlosj
Curioso
Curioso
Registado: 17 ago 2010, 00:35

continuidade entre neutro e terra

Mensagem por jcarlosj »

Boa tarde a todos,
Deparei-me com a seguinte situação: Numa pequena garagem com 3 tomadas e um ponto de luz, actualmente não tem contrato com Edp, medi com um multímetro entre neutro e terra e ha continuidade, pois o besouro toca. Na minha opinião não deveria hsver, alguém me pode clarificar?
A pessoa quer fazer um contrato, com a Edp ou outro, na Edp foi dito que para fazer a ligação, primeiro tem de se fazer uma vistoria, alguém me pode dizer em que consta a história ?
Desde já o me obrigado.
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: continuidade entre neutro e terra

Mensagem por joao-pt »

Primeiro tens de arranjar um técnico responsável para submeter o pedido à Certiel. Depois o técnico deverá analisar tudo para ver o que é necessário alterar.

Quanto ao existir continuidade entre neutro e terra, deverás ter algum defeito na instalação, visto que quase não tens aparelhagem, se quiseres, desmonta e desliga tudo, vê ponto a ponto onde existe continuidade.
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Eu já desmontei as tomadas, está tudo bem ligado lado direito está ligado o fio preto, esquerda o azul ao centro o verde e amarelo. Desmontada a caixa do quadro que apenas tem um diferencial,onde liga a fase e o neutro, e dois disjuntores de iluminação e tomadas, curioso e que eles tem a entrada por cima e saída por baixo, julgo estar ao contrário.
Agradeço a sua ajuda João
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Se já está tudo desmontado e desligado, é só medires agora a continuidade ponto a ponto, nalgum sítio deverá dar continuidade que não deveria. Possivelmente algum defeito nos condutores, isolamento cortado.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

jcarlosj Escreveu:Boa tarde a todos,
Deparei-me com a seguinte situação: Numa pequena garagem com 3 tomadas e um ponto de luz, actualmente não tem contrato com Edp, medi com um multímetro entre neutro e terra e ha continuidade, pois o besouro toca. Na minha opinião não deveria hsver, alguém me pode clarificar?
A pessoa quer fazer um contrato, com a Edp ou outro, na Edp foi dito que para fazer a ligação, primeiro tem de se fazer uma vistoria, alguém me pode dizer em que consta a história ?
Desde já o me obrigado.
Boas, a garagem é num predio? Esta preparada para ter contador ?
Os predios por norma a já estão vistoriados.
Confirma se não tem ligação ao apartamento correspondente
Cump.

Rochinha
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Boa noite Rochinha, a garagem tem um contador independente , anteriormente já teve contracto com um fornecedor de energia, e uma fração independente de qualquer apartamento.
Obrigado
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Quanto à continuidade entre neutro e terra, medi noutro local e Curiosamente existente em ambos os casos uma resistência de 20KOhm, e o besouro também da sinal.
Alguém pode fazer as medições, e dar o parecer?
Será que é comum este caso ?
Desde já o meu obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a garagem já teve um contrato de fornecimento de energia, já existe criado um local de consumo na EDP, portanto é só fazer novo contrato com um qualquer fornecedor de energia.
jcarlosj Escreveu:Boa noite Rochinha, a garagem tem um contador independente , anteriormente já teve contracto com um fornecedor de energia, e uma fração independente de qualquer apartamento.
Obrigado
Cpts.
Energy
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

jcarlosj Escreveu:Boa noite Rochinha, a garagem tem um contador independente , anteriormente já teve contracto com um fornecedor de energia, e uma fração independente de qualquer apartamento.
Obrigado
Boas, como referenciou o ENERGY, se já teve contrato já tem nº de ponto de entrega. Não deviam pedir vistoria, mas...
se vais pedir, confirma primeiro de onde vem a terra. Há dois anos tive uma situação parecida, ao fim de 8 anos o cliente quis luz na garagem. antigamente as garagem e lojas tinham a mesma terra do edificio e na vistoria chumbou e obrigou-me a fazer terra independente.
Já não tem contador? Se a EDP o levantou é provavel que agora peçam vistoria.
Tenta arranjar uma factura com a mesma morada, apresenta na EDP, pode ser que eles reactivem
Cump.

Rochinha
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Obrigado Energy e Rochinha, o contador está instalado e dos antigos , alfanumericos.

Cumprimentos
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

E mesmo já com contador existente não te deixam fazer contracto de fornecimento de energia?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se já tem contador instalado (Teve Contrato com a EDP) agora basta apenas com o nº do contador identificar o local junto da EDP, e com o nº do local de consumo fazer novo contrato.
Já sabe que se pedir aumento de potência, aí vai ter de ter Inspeção Certiel.
jcarlosj Escreveu:Obrigado Energy e Rochinha, o contador está instalado e dos antigos , alfanumericos.

Cumprimentos
Cpts.
Energy
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Boas, o que se pretende e baixar a potência de 3.75kwh para 1.15 kwh. Apenas para ligar duas lâmpadas. 3.75 kwh era o que tinha o antigo titular. A pessoa que atendeu da Edp e que perguntou se autoriza a tal vistoria, na volta e um procedimento normal não sei.
Peço so o favor de algum dos srs. Medir a resistência entre. O neutro e terra nas vossas instalações, so por curiosidade.
Desde já o meu obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”