Dúvidas em quadro residencial

Responder
buzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 dez 2008, 22:55

Dúvidas em quadro residencial

Mensagem por buzz »

Boa noite,

Estou em vias de mudar o quadro elétrico da minha casa, uma vez que, embora sendo um quadro minúsculo, com 5 disjuntores, não possuía qualquer interruptor diferencial, e os equipamentos do mesmo parecem-me ser ainda os de origem (a casa é de 1984). Assim, ao fazer o levantamento do material necessário, reparei que o interruptor diferencial / regulador de potência da EDP apenas tem selo na entrada, não tendo qualquer selo na saída, embora tenha local para o mesmo. Assim, solicito a vossa ajuda para esclarecimento das seguintes dúvidas, se possível:

- Deveria existir selo na saída do diferencial da EDP, ou a saída está propositadamente disponível, para o cliente poder trocar o cabo, em caso de necessidade?
- As únicas tomadas da casa com ligação terra são as da cozinha, caso haja algum contato direto/indireto numa das tomadas sem terra o diferencial disparará na mesma?
- Com o diferencial de 300mA, terei uma proteção efetiva contra contatos diretos e indiretos, ou é de todo aconselhável o de 30mA (o de 30mA é obviamente melhor, no entanto tenho receio que com o mais sensível possa ter disparos intempestivos)?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Dúvidas em quadro residencial

Mensagem por nelmindo »

buzz Escreveu:Boa noite,

Estou em vias de mudar o quadro elétrico da minha casa, uma vez que, embora sendo um quadro minúsculo, com 5 disjuntores, não possuía qualquer interruptor diferencial, e os equipamentos do mesmo parecem-me ser ainda os de origem (a casa é de 1984). Assim, ao fazer o levantamento do material necessário, reparei que o interruptor diferencial / regulador de potência da EDP apenas tem selo na entrada, não tendo qualquer selo na saída, embora tenha local para o mesmo. Assim, solicito a vossa ajuda para esclarecimento das seguintes dúvidas, se possível:

- Deveria existir selo na saída do diferencial da EDP, ou a saída está propositadamente disponível, para o cliente poder trocar o cabo, em caso de necessidade? Não há necessidade ter selo na tampa do bornes de saída do DCP (dispositivo controlador de potência). Só há necessidade, se ao levantar a tampa, destravar uma segunda tampa ou por baixo estarem os parafusos para abrir uma segunda tampa que esconde a regulação do DCP
- As únicas tomadas da casa com ligação terra são as da cozinha, caso haja algum contacto directo/indirecto numa das tomadas sem terra o diferencial disparará na mesma? Esse DCP que tenha diferencial incorporado, não está preparado ou a sua função não é proteger as pessoas, mas sim vigiar a energia que é entregue para evitar burlas. Para contactos directos usam-se protecções passivas, para indirecto existe passivas e activas. O dispositivos diferencias são protecções activas, logo só protege contra contactos indirecto e, sublinho, e se tiverem uma terra de proteção na instalação e as características do diferencial estejam em conformidade com as características do terra de proteção e do tipo de instalação. O dispositivos diferenciais só devem ser considerados como uma proteção complementar à proteção escolhida para evitar contactos directos.
- Com o diferencial de 300mA, terei uma proteção efetiva contra contatos diretos e indiretos, ou é de todo aconselhável o de 30mA (o de 30mA é obviamente melhor, no entanto tenho receio que com o mais sensível possa ter disparos intempestivos)?
Respondido no ponto anterior. 30mA não é necessariamente melhor. Por essa ordem de ideias, 10mA era barbaramente excelente... E até deu uma dica: disparos intempestivos. A qualidade da exploração instalação será bastante reduzida e isso não é bom. Cada caso é um caso, e o material existe para ser bem utilizado. Assim fosse, era 30mA para toda a gente e nem falávamos mais nisso...
Agradeço desde já a vossa ajuda.
jorgesport
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 18:30

Re: Dúvidas em quadro residencial

Mensagem por jorgesport »

Olá, no diferencial da EDP tem de estar selado na entrada como na saída, não se pode violar os selos da EDP, Cuidado.
O Diferencial só irá actuar com uma diferença de corrente com passagem há terra, se as tomadas não tiverem terra o diferencial não actua, porque não pode medir uma diferença de corrente.
10mA,30mA,300mA é consoante o valor da terra do Edifício, usa-se 300ma na Iluminação e nas Tomadas 30mA, na entrada é conselhável utilizar um diferencial consoante o Valor da Terra.
Responder

Voltar para “Dúvidas”