Algumas Questões com produção de gelo.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: Algumas Questões com produção de gelo.
Boas.
para valores de condensação alta verifica rendimento de condensador.
por vezes parece limpo mas no meio esta obstruido.
Caso esteja limpo verificar ventilação. verificar sentido do motor e das pas e potencia do motor ( numa anterior reparação podem ter metido motor com potencia inferior ou trocado a posição das pas).
depois de tudo verificado com aprovação, se fosse eu retirava o gas e reponha carga nova.
para valores de condensação alta verifica rendimento de condensador.
por vezes parece limpo mas no meio esta obstruido.
Caso esteja limpo verificar ventilação. verificar sentido do motor e das pas e potencia do motor ( numa anterior reparação podem ter metido motor com potencia inferior ou trocado a posição das pas).
depois de tudo verificado com aprovação, se fosse eu retirava o gas e reponha carga nova.
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2015, 22:16
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 4 times
- Contacto:
Boas.byte Escreveu:Medi a temperatura em que o ambiente envolvente estava com +18Cº e na maquina media alta e baixa +10CºHidrocube Escreveu:Se a zona de condensação está em bom "funcionamento e limpa", eu parava o equipamento deixava a pressão estabilizar, mediria a temperatura ambiente envolvente o equipamento vs. temperatura de saturação do fluido.
Não reparei que tinha respondido ao meu post ...
Se a temperatura envolvente (ambiente) estava a 18 ºC, e depois das pressões estabilizadas (diria pelo menos 20 minutos parada) você colocou os manómetros aferidos/calibrados com a escalada do fluido que está dentro do circuito e o ponteiro na escala de temperatura batia nos 10 ºC, é sintoma de falta de fluido.
Sugeria a sua quantificação para fazer para já uma triagem. Existe a meu ver 3 coisas a fazer aquando uma avaria: potencia elétrica > circuito frigorífico > "controle". Se não tiver tensão, a unidade não trabalha ... Se não tiver fluido, wte, a unidade não vai trabalhar ... e se não tiver "controle", idem, idem, aspas, aspas. .)
CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
-
- Velha Guarda
Boas,concordo contigo, mas vai ter de esperar mais de 20 minutos se a maquina esteve em funcionamento. o fluido fica sujeito a temperatura interior. Só quando a temperatura interior estiver com a mesma da exterior é que podes fazer o testeHidrocube Escreveu:Boas.byte Escreveu:Medi a temperatura em que o ambiente envolvente estava com +18Cº e na maquina media alta e baixa +10CºHidrocube Escreveu:Se a zona de condensação está em bom "funcionamento e limpa", eu parava o equipamento deixava a pressão estabilizar, mediria a temperatura ambiente envolvente o equipamento vs. temperatura de saturação do fluido.
Não reparei que tinha respondido ao meu post ...
Se a temperatura envolvente (ambiente) estava a 18 ºC, e depois das pressões estabilizadas (diria pelo menos 20 minutos parada) você colocou os manómetros aferidos/calibrados com a escalada do fluido que está dentro do circuito e o ponteiro na escala de temperatura batia nos 10 ºC, é sintoma de falta de fluido.
Sugeria a sua quantificação para fazer para já uma triagem. Existe a meu ver 3 coisas a fazer aquando uma avaria: potencia elétrica > circuito frigorífico > "controle". Se não tiver tensão, a unidade não trabalha ... Se não tiver fluido, wte, a unidade não vai trabalhar ... e se não tiver "controle", idem, idem, aspas, aspas. .)
CumpS!
Cump.
Rochinha
Rochinha
Boas!
Obrigado pelas respostas.
Nesse caso as temperaturas foram aferidas apos uma paragem de 8 horas. Daí concluo que se aplica a falta de fluido.
Nesse caso as temperaturas foram aferidas apos uma paragem de 8 horas. Daí concluo que se aplica a falta de fluido.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Mas se vais por mais gás, a alta vai subir. A electroválvula de gás quente é a mesma de origem? ou foi substituída por outra? (se foi substituída pode ter sido por outra com mais capacidade). Tens válvula regulador de pressão na condensação?.
Os ventiladores foram substituídos, mas o caudal é idêntico? o nº de pás, ângulo, e superfície da pá é igual? . Atenção que há motoventiladores que são de 2 polos em vez de 4 polos.
Vai inspeccionando o equipamento.
Vê se as sondas estão corretas as de temperatura. Tens sensores de pressão (transmiter, transmissores etc..) que dão o sinal ao controlador?. Podes ter os sinais errados. As saidas são em 4-20, ou 0-10? mede e compara se estão corretas.
Cump.
Mário
Ok, entendo que a temperatura era a mesma. Não havia "frio" no interior.byte Escreveu:Boas!
Mas se vais por mais gás, a alta vai subir. A electroválvula de gás quente é a mesma de origem? ou foi substituída por outra? (se foi substituída pode ter sido por outra com mais capacidade). Tens válvula regulador de pressão na condensação?.
Os ventiladores foram substituídos, mas o caudal é idêntico? o nº de pás, ângulo, e superfície da pá é igual? . Atenção que há motoventiladores que são de 2 polos em vez de 4 polos.
Vai inspeccionando o equipamento.
Vê se as sondas estão corretas as de temperatura. Tens sensores de pressão (transmiter, transmissores etc..) que dão o sinal ao controlador?. Podes ter os sinais errados. As saidas são em 4-20, ou 0-10? mede e compara se estão corretas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2015, 22:16
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 4 times
- Contacto:
Boas.
Para R-404A com uma temperatura de saturação de 18 ºC teria que ter uma pressão com o circuito estabilizado de +/- 927 kPa.
Quantifique a carga para fazer uma triagem ...
CumpS!
Pode bem crer que tem falta de fluido ... Neste caso presumo que tenha para os seus 10 ºC cerca de 716 kPa.byte Escreveu:Boas!
Para R-404A com uma temperatura de saturação de 18 ºC teria que ter uma pressão com o circuito estabilizado de +/- 927 kPa.
Quantifique a carga para fazer uma triagem ...
CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Been thanked: 34 times
Vivam.byte Escreveu:Boas!
Colega byte, se a sua conclusão, e a de outros, é a falta de fluido, porque acha que tem a "alta pressão" dessa máquina
mais alta que o recomendado pela marca?
O que acha que vai acontecer ao equilíbrio de funcionamento dessa máquina ao adicionar mais fluido?
Foi o colega quem disse que a mesma tinha a "alta pressão" mais alta que o normal e a "baixa pressão" normalizada
Acho estranho que com 5 bar de diferença entre os valores recomendados e o existente na alta não faça disparar o pressostato de alta pressão... ou não existe ou já terá sido manipulado...
Se se der ao trabalho de regressar a trás, nos 4 primeiros "posts" deste tópico estão lá escritos os factores que contribuem para o aumento da pressão no lado da alta.
Uma outra questão (lembrei-me dela à posteriori, daí a edição desta msg): quando fez a leitura das pressões na máquina foi com tampas abertas ou com tampas fechadas?
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
Boas, a pricipal função deste teste é identificar o refrigerante e tentar preceber se tem ar na instalação. se as diferenças são consideráveis tambem se pode dizer possivel falta de refrigerante.byte Escreveu:Boas!
Começa do inicio e retira todo o fluido, pesa e a partir dai podes fazer melhores diagnósticos.
Como já foi referido, a falta de gas é estranho pelos valores elevados na compressão.
Tira o fluido, limpa condensador com azoto, muda filtro carrega com carga nova e depois diz como correu
Cump.
Rochinha
Rochinha