Instalação de termoacumulador
Instalação de termoacumulador
Boa tarde.
Mudei para um apartamento que não tinha cozinha (era escritório) e foi preciso montar uma cozinha, tendo ficado decidido usar um termoacumulador em vez de gás que ficaria mais caro de instalar.
O quadro é trifásico, com potência contratada de 30, com uma grande quantidade de disjuntores identificados para cada divisão, tomadas e lâmpadas. O responsável da obra subcontratou um electricista para fazer a instalação eléctrica na cozinha, e foi-me dito que para o termoacumulador seria necessário uma ligação independente com instalação de um disjuntor diferencial no quadro. Ora, o orçamento ascendeu aos 540€ + iva para esta instalação e de mais 3 tomadas + fios, calhas e mão de obra. Achei exagerado, mas foi-me justificado pelo preço do disjuntor que seria de perto de 200 euros.
Hoje liguei um secador na sala (não havia mais nada ligado, apenas o termoacumulador na cozinha) e o quadro disparou. É possível que a instalação tenha sido mal feita ou que (o mais certo) tenha sido aldrabada? É possível verificar se esse tal disjuntor foi mesmo instalado ou se foi usado um já existente?
Obrigada desde já pelas opiniões.
Mudei para um apartamento que não tinha cozinha (era escritório) e foi preciso montar uma cozinha, tendo ficado decidido usar um termoacumulador em vez de gás que ficaria mais caro de instalar.
O quadro é trifásico, com potência contratada de 30, com uma grande quantidade de disjuntores identificados para cada divisão, tomadas e lâmpadas. O responsável da obra subcontratou um electricista para fazer a instalação eléctrica na cozinha, e foi-me dito que para o termoacumulador seria necessário uma ligação independente com instalação de um disjuntor diferencial no quadro. Ora, o orçamento ascendeu aos 540€ + iva para esta instalação e de mais 3 tomadas + fios, calhas e mão de obra. Achei exagerado, mas foi-me justificado pelo preço do disjuntor que seria de perto de 200 euros.
Hoje liguei um secador na sala (não havia mais nada ligado, apenas o termoacumulador na cozinha) e o quadro disparou. É possível que a instalação tenha sido mal feita ou que (o mais certo) tenha sido aldrabada? É possível verificar se esse tal disjuntor foi mesmo instalado ou se foi usado um já existente?
Obrigada desde já pelas opiniões.
Re: Instalação de termoacumulador
O que disparou? O geral? Disjuntor ou diferencial? Só acontece com o secador? Só acontece com essa tomada?virgula Escreveu:(...)
Hoje liguei um secador na sala (não havia mais nada ligado, apenas o termoacumulador na cozinha) e o quadro disparou. É possível que a instalação tenha sido mal feita ou que (o mais certo) tenha sido aldrabada?
Se quem instalou não te deixou identificado qual é o disjuntor que pertence ao termo-acumulador, vais ter de fazer tu isso, desligas um de cada vez até descobrires qual é. Não tens muitas formas de perceber se foi instalado equipamento novo ou utilizado o já existente, podes ver por exemplo se é tudo da mesma marca mas especialmente ver as marcas de uso (sujidade).virgula Escreveu:(...)
É possível verificar se esse tal disjuntor foi mesmo instalado ou se foi usado um já existente?
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas. Este forum tem como fundamento ajudar, principalmente profissionais. Não para julgar.
Desde já é estranho alugares um apartamento sem cozinha, mas.... lá deves ter as tuas razoes.
Dizes ter um quadro trifasico com 30, a potencia contratada, monofasica ou trifasica?
Deves 1º fazer a tua apresentação e tentar expor melhor
Desde já é estranho alugares um apartamento sem cozinha, mas.... lá deves ter as tuas razoes.
Dizes ter um quadro trifasico com 30, a potencia contratada, monofasica ou trifasica?
Cump.
Rochinha
Rochinha
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Há apartamento "studio", que nem "kitchenet" tem...Mestreclima Escreveu:Boas. Este forum tem como fundamento ajudar, principalmente profissionais. Não para julgar.
Obrigada joao.pt, realmente o quadro está como estava antes, é tudo da mesma marca e com o mesmo aspecto de uso. E já tinha dois diferenciais identicados, um para iluminação e outro para as tomadas da sala. E verifiquei agora que é neste das tomadas que está ligado o termoacumulador. Daí ter disparado com o secador. Portanto, acho que a conclusão é óbvia.
Mestreclima, a minha intenção não é julgar, mas tão somente obter um opinião expondo factos. No entanto fui julgada por "alugar uma casa sem cozinha", não tendo isso a mínima relevância.
Peço então perdão por ter pedido opinião de profissionais não sendo uma, não tinha percebido que era um fórum exclusivo. O joao.pt já me ajudou imenso com as questões que me colocou e não voltarei a importunar.
Mestreclima, a minha intenção não é julgar, mas tão somente obter um opinião expondo factos. No entanto fui julgada por "alugar uma casa sem cozinha", não tendo isso a mínima relevância.
Peço então perdão por ter pedido opinião de profissionais não sendo uma, não tinha percebido que era um fórum exclusivo. O joao.pt já me ajudou imenso com as questões que me colocou e não voltarei a importunar.
São interruptores diferenciais, disjuntores ou disjuntores diferenciais? Se preferires coloca uma fotografia do quadro.
Não estando a ver as coisas é sempre mais complicado mas arriscaria dizer que se disparou o diferencial, tens alguma fuga à terra, possivelmente relacionada com o secador (pode o defeito estar no secador ou na instalação), caso tenha sido o disjuntor a disparar, podes ter tido uma sobrecarga (excesso de equipamentos a consumir/excesso de consumo).
Não estando a ver as coisas é sempre mais complicado mas arriscaria dizer que se disparou o diferencial, tens alguma fuga à terra, possivelmente relacionada com o secador (pode o defeito estar no secador ou na instalação), caso tenha sido o disjuntor a disparar, podes ter tido uma sobrecarga (excesso de equipamentos a consumir/excesso de consumo).
joao.pt obrigada novamente.
Aqui está a foto do quadro. O termo-acumulador está ligado ao identificado como "protecção de tomadas", assim como as tomadas da sala. O secador só faz o quadro disparar quando ligado na sala.

Aqui está a foto do quadro. O termo-acumulador está ligado ao identificado como "protecção de tomadas", assim como as tomadas da sala. O secador só faz o quadro disparar quando ligado na sala.

Ou seja, disparou o diferencial, o que me leva a acreditar que tens um defeito na instalação na parte da sala. Na sala, ligando qualquer outro equipamento, dispara na mesma o diferencial?
Aproveita e identifica o disjuntor do termo-acumulador, possivelmente será um dos que diz reserva. Depois de identificares, deixa apenas ligado o diferencial e o disjuntor da sala e faz novamente o teste com o secador.
O electricista que aí andou mexeu apenas no termo-acumulador ou toda a instalação eléctrica foi verificada por ele?
Aproveita e identifica o disjuntor do termo-acumulador, possivelmente será um dos que diz reserva. Depois de identificares, deixa apenas ligado o diferencial e o disjuntor da sala e faz novamente o teste com o secador.
O electricista que aí andou mexeu apenas no termo-acumulador ou toda a instalação eléctrica foi verificada por ele?
Supostamente o técnico só ia fazer a puxada para o termo-acumulador (com instalação de um disjuntor diferencial específico xpto de 200 euros) e tomadas na cozinha.
Na sala dispara com o secador, mas não com candeeiros ou tv. E o secador não dispara nas tomadas das outras divisões (falta-me experimentar na cozinha).
Logo vou então identificar qual é o disjuntor do termo-acumulador e fazer esse teste.
Obrigada mais uma vez!
Na sala dispara com o secador, mas não com candeeiros ou tv. E o secador não dispara nas tomadas das outras divisões (falta-me experimentar na cozinha).
Logo vou então identificar qual é o disjuntor do termo-acumulador e fazer esse teste.
Obrigada mais uma vez!
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas, como referi e respondo por mim, não estou para julgar ninguem, Expus a minha opinião e finalizei dizendo que " deves ter as tuas razões".virgula Escreveu:Obrigada joao.pt, realmente o quadro está como estava antes, é tudo da mesma marca e com o mesmo aspecto de uso. E já tinha dois diferenciais identicados, um para iluminação e outro para as tomadas da sala. E verifiquei agora que é neste das tomadas que está ligado o termoacumulador. Daí ter disparado com o secador. Portanto, acho que a conclusão é óbvia.
Mesmo assim e para demonstrar que neste forum se tenta e esclarecer mesmo que não sejam profissionais da área, Questionei para obter mais informações e poder ajudar.
Pedi para fazer a apresentação para podermos perceber quem estamos a ajudar.
Cump.
Rochinha
Rochinha