Portão de correr eléctrico com avaria

Responder
inot09
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2012, 11:27

Portão de correr eléctrico com avaria

Mensagem por inot09 »

Boa noite,

Tenho um portão de correr eléctrico que encrava frequentemente.
É um motor já antigo (euro slider) com uma placa easyin cr100x. Já teve vários problemas como tal já nem tem a placa de origem.
Este sistema tem ainda um receptor externo para alem do receptor da placa da easy in.

Neste momento o que se passa e de repente encrava ao abrir, abre uns 10cm e para, carragando de novo no comando ele volta atrás e não sai disto.

Há uns tempos acontecia outra coisa que era abria até meio e depois já não fechava, abri a caixa e descobri que o switch de fim de curso (ersce e100-07) estava cheio de agua, de tal maneira que os contactos dentro já estavam queimados. Lá abri o switch limpei tudo lixei bem e consegui reparar.

ficou bom uns 15 dias. A minha duvida é se não poderá ser a parte mecânica do motor com algum problema. Isto porque depois de destravar à mão o motor e tirar o portão, faço a simulação e nunca encrava.

Se me puderem ajudar agradecia.
Anexos
2016-02-29 11.29.14.jpg
2016-01-11 14.45.59.jpg
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Re: Portão de correr eléctrico com avaria

Mensagem por oalentejano »

Bom, pode ser o sensor de esforço, empeno no portão, uma da rodas presas, pedras no carril, etc. Isso de limpar o microswitch não é bom prática pois os contactos podem ter ido para o penico, e possivelmente estives-te a lixa-los e danificas-te a zona de contacto :D Como a base dos contactos tem estanho só devem ser limpos com limpa contactos, o lixar deixa uma superfície irregular
Cumprimentos do Alentejo.
sousal
Curioso
Curioso
Registado: 22 jun 2011, 19:25
Contacto:

Mensagem por sousal »

Essa placa made in Portugal teve tantas avarias que pode ser muita coisa.
Concordo com o alentejano quanto ao fin de curso.
Reparações de automatismos.
Manuel Simoes
Curioso
Curioso
Registado: 14 jan 2016, 20:15
Been thanked: 1 time

Mensagem por Manuel Simoes »

Já me aconteceu uma situação idêntica era o fim de curso que não ficava pressionado quando o portão estava fechado. Se houver um mau contacto no fim de curso talvez esteja a provocar essa avaria.
Manuel Simões
inot09
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2012, 11:27

Mensagem por inot09 »

obrigado a todos pelas respostas. Bem sendo assim o que irei fazer é comprar um fim de curso novo e experimentar.
Não vejo outra solução e no ebay até existe este fim de curso portanto vou por ai para ja.

Mais uma vez muito obrigado.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”