Vivam.
Caro colega "oalentejano", a azul ... e não só
oalentejano Escreveu:Sei alguma coisa, mas não é todos os dias que efetuo dimensionamentos desse tipo, estou mais vocacionado para calculo de camaras/salas de frio.
O problema esta que estou a orçamentar equipamentos e na proposta do cliente os dados são muito vagos , por exemplo:
Área/volume a climatizar 3,5 x 4,8 x 3,0 mQue eu saiba, isto não são 90m3; nem 60m3
Carga térmica/potência elétrica instalada Sala
Temperatura ambiente a arrefecer 30 a 40º C
Temperatura pretendida 20 – 22ºC
Tipo de refrigerante Água fria +7ºc / + 10ºc
Caudal de ventilação 1000m3/h a 1500m3/h Pode usar eses elementos para calcular o equipamento
Velocidade do motor Controlada pela temperatura Atenção a esta condição
Bateria de arrefecimento 7KW a 16KW . ... ou pode usar estes elementos para calcular o equipamento
Máquina do tipo vertical. Outra condição a ter em conta
Dependendo da conversa que teve com o cliente, o colega poderá propor-lhe duas unidades, cada uma com a
potência necessária, controladas por sistema de funcionamento alternado para equilíbrio de horas de funcionamento; pode
acrescentar a troca de funcionamento das unidades em caso de avaria e também pôr a máquina de reserva a funcionar em
caso de pico de temperatura da sala
Os dados que tenho são só esses. ...e são suficientes para calcular o equipamento necessário
Tenho mesmo que visitar o local.
Obrigado na mesma.
Na minha opinião acho que deveria saber junto do cliente se esse chiller trabalha 24h por dia, 7 dias por semana e se a instalação existente lhe garante o caudal de água mínimo para a nova máquina (esse valor está escrito no catálogo técnico).
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro