Tomadas em escolas
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Tomadas em escolas
bom dia!!! sei que as tomadas em escolas (jardins de infância e ensino básico) devem ser colocadas a 1,6m do pavimento, mas isso está descrito em algum local???
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Re: Tomadas em escolas
Está indicado nas RTIEBT versão anotada:
QUADRO 51A(BA)
Nota: b) as tomadas, os interruptores e a restante aparelhagem instalada em locais acessíveis às crianças devem ser
colocados a, pelo menos, 1,6 m do pavimento acabado.
ponto 801.2.3.3
Nota: Recomenda-se que, sempre que possível, as tomadas instaladas em locais destinados a crianças (menos de
dez anos de idade) ou a diminuídos mentais sejam colocadas a uma altura não inferior a 1,60 m acima do piso.
QUADRO 51A(BA)
Nota: b) as tomadas, os interruptores e a restante aparelhagem instalada em locais acessíveis às crianças devem ser
ponto 801.2.3.3
Nota: Recomenda-se que, sempre que possível, as tomadas instaladas em locais destinados a crianças (menos de
dez anos de idade) ou a diminuídos mentais sejam colocadas a uma altura não inferior a 1,60 m acima do piso.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Apesar de ser RECOMENDAÇÃO, eu já tive uma inspeção da DGEG a um Centro Escolar em que o inspector anotou no relatório que as tomadas estavam á altura incorrecta de 30cm, logo, deveria ser corrigido...
No entanto, RECOMENDAÇÃO é apenas isso, NÃO É LEI!
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
E os interruptores nas salas de aula podem existir? Ou podem mas com tensão a 12V?
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Claro que podem existir... em tensão reduzida porquê?!
Quem cria renasce todos os dias...
-
- Velha Guarda
tinha ideia e pelo que tenho visto, que nas salas de aula não podia haver interruptores, pelo menos é algo que se vê frequentemente, isto falando em salas de jardins de infancia e ensino basico...Pedro Barradas Escreveu:Claro que podem existir... em tensão reduzida porquê?!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Os comandos de iluminação existem instalados nas creches e jardins de infancia à 1.60mts de altura a tensão normal, é é regulamentar, pelo menos até hoje nenhuma inspeção me levantou qualquer problema.
Os comandos de iluminação existem instalados nas creches e jardins de infancia à 1.60mts de altura a tensão normal, é é regulamentar, pelo menos até hoje nenhuma inspeção me levantou qualquer problema.
Nelson Pinho Escreveu:tinha ideia e pelo que tenho visto, que nas salas de aula não podia haver interruptores, pelo menos é algo que se vê frequentemente, isto falando em salas de jardins de infancia e ensino basico...Pedro Barradas Escreveu:Claro que podem existir... em tensão reduzida porquê?!
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não percebi. "Esclarifique" por favor.gemini Escreveu:Apesar de ser RECOMENDAÇÃO, eu já tive uma inspeção da DGEG a um Centro Escolar em que o inspector anotou no relatório que as tomadas estavam á altura incorrecta de 30cm, logo, deveria ser corrigido...
PS: o verbo esclarificar não existe... É uma amálgama de "esclarecer" e "clarificar"...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Num centro escolar para além das tomadas instaladas a 1.60mts, podem existir, e existem sempre tomadas instaladas a 0.30cm do pavimento.
Agora tudo dependo do local, e da respetiva ocupação a dar a esses espaços.
Num centro escolar para além das tomadas instaladas a 1.60mts, podem existir, e existem sempre tomadas instaladas a 0.30cm do pavimento.
Agora tudo dependo do local, e da respetiva ocupação a dar a esses espaços.
migjac Escreveu:Está indicado nas RTIEBT versão anotada:
QUADRO 51A(BA)
ponto 801.2.3.3
Cpts.
Energy
Energy
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
Correcto, e já agora prever sempre aparelhagem compolos protegidos 

-
- Velha Guarda
ou seja, mesmo em corredores, ginásios, IS's, tudo certomigjac Escreveu:Está indicado nas RTIEBT versão anotada:
QUADRO 51A(BA)
ponto 801.2.3.3

-
- Velha Guarda
Caro NELMINDO, o que precisa que esclarifique?nelmindo Escreveu:Não percebi. "Esclarifique" por favor.gemini Escreveu:Apesar de ser RECOMENDAÇÃO, eu já tive uma inspeção da DGEG a um Centro Escolar em que o inspector anotou no relatório que as tomadas estavam á altura incorrecta de 30cm, logo, deveria ser corrigido...
PS: o verbo esclarificar não existe... É uma amálgama de "esclarecer" e "clarificar"...
O facto de que recomendações não são lei (obrigatoriedades)?
Learning is the goal!!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim é uma recomendação, de um documento ainda por cima não oficial e que tem como edição 6 anos antes da portaria sair...gemini Escreveu:Caro NELMINDO, o que precisa que esclarifique?nelmindo Escreveu:Não percebi. "Esclarifique" por favor.gemini Escreveu:Apesar de ser RECOMENDAÇÃO, eu já tive uma inspeção da DGEG a um Centro Escolar em que o inspector anotou no relatório que as tomadas estavam á altura incorrecta de 30cm, logo, deveria ser corrigido...
O facto de que recomendações não são lei (obrigatoriedades)?
No entanto posto isto, na recomendação diz "sempre que possível". Qual foi a impossibilidade? Alguém se esqueceu e agora o trabalho está feito?
Eu percebo a autoridade da DGEG. E eu percebo a sua indignação relativamente à obrigatoriedade.
Se sente-se com razão, está à distância de escrever e colocar a sua exposição do problema à DGEG e esperar que eles argumentem.
Por acaso isso não está no regulamento das acessibilidades dos edifícios?
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
Alei das acessibilidades (DL 163/2006), o que diz, é que. Os comandos não podem estar mais de 1.20m de altura.. portanto, interruptores a 1.60m, num edifico publico ou qq outro que tenha de cumprir a legislação das acessibilidades é ilegal.
O mesmo se passa por exemplo com as botoneiras de emergência, que normalmente o pessoal aplica a 1.50m de altura ( conforme refere a legislação especifica)...
E não nos podemos esquecer... de todos os botões de chamada, comandos , botões de pressão, etc... As pessoas mais pequenas, em cadeira de rodas ou dotadas de outras dificuldades motoras também são gente e tem direitos, um dos quais é não ser discirminada.
PS: Por isso deve existir um coordenador de projectos.. e tambémm acho que os tecnicos envolvidos devem mostrar mais interesse e cruzar as exigÊncias inter legislção e utilizar o critério mais penalizador.
O mesmo se passa por exemplo com as botoneiras de emergência, que normalmente o pessoal aplica a 1.50m de altura ( conforme refere a legislação especifica)...
E não nos podemos esquecer... de todos os botões de chamada, comandos , botões de pressão, etc... As pessoas mais pequenas, em cadeira de rodas ou dotadas de outras dificuldades motoras também são gente e tem direitos, um dos quais é não ser discirminada.
PS: Por isso deve existir um coordenador de projectos.. e tambémm acho que os tecnicos envolvidos devem mostrar mais interesse e cruzar as exigÊncias inter legislção e utilizar o critério mais penalizador.
-
- Velha Guarda
Caro NELMINDO,nelmindo Escreveu:
Sim é uma recomendação, de um documento ainda por cima não oficial e que tem como edição 6 anos antes da portaria sair...
No entanto posto isto, na recomendação diz "sempre que possível". Qual foi a impossibilidade? Alguém se esqueceu e agora o trabalho está feito?
Eu percebo a autoridade da DGEG. E eu percebo a sua indignação relativamente à obrigatoriedade.
Se sente-se com razão, está à distância de escrever e colocar a sua exposição do problema à DGEG e esperar que eles argumentem.
Por acaso isso não está no regulamento das acessibilidades dos edifícios?
Sem prejuízo do que refere, tenho apenas a dizer que eu não fiquei indignado relativamente á obrigatoriedade, até porque no mesmo local há tomadas a diversas alturas, todas com interruptor de corte local (em cada sala de aula) para quando não estão a uso.
Apenas achei estranho o facto de a DGEG determinar como obrigatório uma recomendação!
Em termos jurídicos, e apesar de reconhecer a DGEG como autoridade, isso não me faz sentido.
Learning is the goal!!