SOBRETENSÃO NA INSTALAÇÃO
Boas,
Tenho uma instalação residencial trifásica. O esquema de distribuição da concessionária é TT. Na instalação tenho o neutro aterrado (terra de serviço) e a terra de proteção que distam um pouco mais de 20m uma da outra.
Quando a instalação foi ligada à rede pública de distribuição tinha como entrada uma tensão de cerca de 400/230V. Na época a tensão entre a terra de serviço e a de proteção era próxima de 4V.
Volvidos 4 anos, o cenário é caótico:
1) Há um desbalanço gritante nas tensões de fase chegando a ter valores de 203, 245, 270V nas três fases. Este desbalanço não é consistente, havendo na maior parte das vezes oscilações nas leituras.
2) A situação é gritante nas horas mortas, ou seja, tenho valores bastante elevados de sobretensões fora das horas de pico de consumo.
3) Actualmente, a tensão entre a terra de proteção e a de serviço é próxima dos 24V.
4) A instalação dista 800m do PT mas os níveis de tensão figuram-se relativamente mais altas na instalação do que no PT.
O que será que está acontecendo na minha instalação?
A concessionária tem dificuldades de identificar o a origem do problema.
Obrigado,
Daniel
Sent from my iPhone using Tapatalk
Tenho uma instalação residencial trifásica. O esquema de distribuição da concessionária é TT. Na instalação tenho o neutro aterrado (terra de serviço) e a terra de proteção que distam um pouco mais de 20m uma da outra.
Quando a instalação foi ligada à rede pública de distribuição tinha como entrada uma tensão de cerca de 400/230V. Na época a tensão entre a terra de serviço e a de proteção era próxima de 4V.
1) Há um desbalanço gritante nas tensões de fase chegando a ter valores de 203, 245, 270V nas três fases. Este desbalanço não é consistente, havendo na maior parte das vezes oscilações nas leituras.
2) A situação é gritante nas horas mortas, ou seja, tenho valores bastante elevados de sobretensões fora das horas de pico de consumo.
3) Actualmente, a tensão entre a terra de proteção e a de serviço é próxima dos 24V.
4) A instalação dista 800m do PT mas os níveis de tensão figuram-se relativamente mais altas na instalação do que no PT.
Obrigado,
Daniel
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: SOBRETENSÃO NA INSTALAÇÃO
A terra de serviço e a terra de proteção têm que ter valores muito próximos e não na ordem de grandeza dos apresentados. Verifique a resistência eléctrica dos elétrodos de ambas as terras.DannyPM Escreveu:Boas,
Obrigado,
Daniel
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
O terreno secou e as "terras" foram-se, outra é haver fuga de tensão à terra, e a tua "terra" está a receber.
Tens correcção do factor de potencia?
Têm que medir o PT na saida "analisador de potencia" e verem os dados, e compararem com os que medirem na vossa chegada.
Cump.
Mário
O terreno secou e as "terras" foram-se, outra é haver fuga de tensão à terra, e a tua "terra" está a receber.
Tens correcção do factor de potencia?
Têm que medir o PT na saida "analisador de potencia" e verem os dados, e compararem com os que medirem na vossa chegada.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas,
Não tenho correção do factor de potência.
Os solos são bastante húmidos (a menos de 3 metros de profundidade tenho indícios de água) por isso não me ocorre que o terreno tenha secado.
Será que no caso de fuga, esta deve ser investigada à jusante do contador ou o concessionário deverá investigar? Alguma dica para a investigação da fuga na instalação de utilização?
Saudações,
Daniel
Os solos são bastante húmidos (a menos de 3 metros de profundidade tenho indícios de água) por isso não me ocorre que o terreno tenha secado.
Será que no caso de fuga, esta deve ser investigada à jusante do contador ou o concessionário deverá investigar? Alguma dica para a investigação da fuga na instalação de utilização?
Saudações,
Daniel
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Tens que medir o isolamento, medir se as terras estão boas (podes ter algum condutor partido, ou corroído).
Instala um analisador e mede com registo os parametros mais importantes.
Se do lado do consumidor estiver tudo bem, à que partir para o fornecedor de energia. (PT com avaria, linha de baixa e ou de alta com problemas, etc.)
Cump.
Mário
Cá, até ao contador inclusive é com o fornecedor de energia, da saída do contador é com o consumidor.DannyPM Escreveu:Boas,
Saudações,
Daniel
Tens que medir o isolamento, medir se as terras estão boas (podes ter algum condutor partido, ou corroído).
Instala um analisador e mede com registo os parametros mais importantes.
Se do lado do consumidor estiver tudo bem, à que partir para o fornecedor de energia. (PT com avaria, linha de baixa e ou de alta com problemas, etc.)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Isto quer dizer que o problema também existe no PT?
A ser verdade, deverão começar por fazer todos os testes e medições no PT.
Já agora, esse PT só tem esse consumidor?
O que se passa com os outros consumidores, também estão com o mesmo problema?
Ohmico
Isto quer dizer que o problema também existe no PT?
A ser verdade, deverão começar por fazer todos os testes e medições no PT.
Já agora, esse PT só tem esse consumidor?
O que se passa com os outros consumidores, também estão com o mesmo problema?
Ohmico
Boas,
Ainda não questionei ninguém na vizinhança sobre este problema.
Na verdade o assunto despontou meu interesse quando uma série de 3 aparelhos avariaram.
Muitos aparelhos resistem a tensão à volta de 240VAC e poucos são curiosos em assuntos de electricidade até ao ponto de fazer medições e, aliado ao facto da concessionária nunca assume responsabilidades nos danos, ninguém se importa de reportar este tipo de assunto. É salva-se quem poder.
Na verdade o assunto despontou meu interesse quando uma série de 3 aparelhos avariaram.
Muitos aparelhos resistem a tensão à volta de 240VAC e poucos são curiosos em assuntos de electricidade até ao ponto de fazer medições e, aliado ao facto da concessionária nunca assume responsabilidades nos danos, ninguém se importa de reportar este tipo de assunto. É salva-se quem poder.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Ao ponto da própria concessionária retirar os fusíveis do vizinho, para satisfazer outro vizinho, que ficou sem luz porque os fusíveis dele queimaram...DannyPM Escreveu:Boas,
Eu estive aí 3 semanas e deu para ver muita coisa...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
1) Há um desbalanço gritante nas tensões de fase chegando a ter valores de 203, 245, 270V nas três fases.
Este nível de desequilíbrio parece pouco provável que seja criado por defeito da sua instalação.
Será que o Neutro distribuído, na origem (transformador), ainda tem eléctrodo de terra ?
Ohmico
1) Há um desbalanço gritante nas tensões de fase chegando a ter valores de 203, 245, 270V nas três fases.
Este nível de desequilíbrio parece pouco provável que seja criado por defeito da sua instalação.
Será que o Neutro distribuído, na origem (transformador), ainda tem eléctrodo de terra ?
Ohmico
-
- Curioso
- Registado: 14 fev 2008, 00:02
- Been thanked: 1 time
Boas.
Quais os valores das tensões compostas?
Qual valor entre cada uma das fases e a terra de protecção do edifício?
Qual o valor da terra de protecção do edifício?
A entrada é aérea?
Quais os valores da tensão a entrada do quadro do cliente?
Qual o valor da diferença de potencial entre o neutro da instalação e a terra de protecção da mesma?
Com o corte geral do cliente desligado qual o valor da tensão simples e composta?
Quais os valores das tensões compostas?
Qual valor entre cada uma das fases e a terra de protecção do edifício?
Qual o valor da terra de protecção do edifício?
A entrada é aérea?
Quais os valores da tensão a entrada do quadro do cliente?
Qual o valor da diferença de potencial entre o neutro da instalação e a terra de protecção da mesma?
Com o corte geral do cliente desligado qual o valor da tensão simples e composta?
Cumprimentos do Alentejo.
Boas,
Acabei de inspeccionar a minha instalação e cheguei à conclusão de que o problema é da concessionária. Para isso, tive que isolar a instalação e proceder com medições de tensão junto à portinhola. A triste realidade é que a tensão flutua bastante, variando hoje entre 245 a 265 VAC. A tensão composta nalgumas vezes atinge 426VAC.
Mais uma vez pedi a intervenção da concessionária para resolver o problema à nível da rede. A primeira intervenção não foi feliz mesmo depois de substituir alguns troços com cabos com sinais visíveis de danificação.
Irei dar detalhes do progresso desta odisseia.
Obrigado
Acabei de inspeccionar a minha instalação e cheguei à conclusão de que o problema é da concessionária. Para isso, tive que isolar a instalação e proceder com medições de tensão junto à portinhola. A triste realidade é que a tensão flutua bastante, variando hoje entre 245 a 265 VAC. A tensão composta nalgumas vezes atinge 426VAC.
Mais uma vez pedi a intervenção da concessionária para resolver o problema à nível da rede. A primeira intervenção não foi feliz mesmo depois de substituir alguns troços com cabos com sinais visíveis de danificação.
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Caro colega DannyPM,
A que horas faz a leitura dessas valores? Ou seja quando o consumo é maior, por exemplo à hora em que toda a gente está
em casa a cozinhar ou, antes pelo contrário, durante as chamadas "horas mortas", onde o consumo é menor
Outra questão: o local onde verifica essa flutuação de tensão existe um posto de transformação nas proximidades?
Cps
A. Castro
Caro colega DannyPM,
A que horas faz a leitura dessas valores? Ou seja quando o consumo é maior, por exemplo à hora em que toda a gente está
em casa a cozinhar ou, antes pelo contrário, durante as chamadas "horas mortas", onde o consumo é menor
Outra questão: o local onde verifica essa flutuação de tensão existe um posto de transformação nas proximidades?
Cps
A. Castro
DannyPM Escreveu:Boas,
Obrigado
-
- Curioso
- Registado: 14 fev 2008, 00:02
- Been thanked: 1 time
Tens razão também pode ser um principio de linha, podendo o ponto do transformador estar muito alto, para vencer a queda de tensao no fim da mesma, ou então alguma microgeração na rede, já me sucedeu o inversor de uma instalação ligada no mesmo ramal, quando nas horas de maior radiação a tensão chegava aos 256V. Claro que nesse caso o problema não era da EDP.
Cumprimentos do Alentejo.