onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

alapimba
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onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

Viva,
Tenho um OPEL de 1959 cuja boia de gasolina se estragou, como isto nao tem muito para se estragar e pelo que li deduzo que seja a resistencia(potenciometro) que tem la dentro que se tenha estragado.
Pois bem o problema é que novas nao existem.. alguem conhece alguem na zona de lisboa para fazer reparaçao disto?

Aqui ficam umas fotos.
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Obrigado
GodNesS
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por GodNesS »

Num bom sucateiro arranjas uma nova quase de certeza.
cumps!
alapimba
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

qual é o bom sucateiro que tem peças novas para um carro de 1959?? :?
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Mário
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por Mário »

Boas

Podes adaptar outra boia de outro carro.

Diz marca e modelo.

Cump.
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alapimba
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

é de um opel rekord olympia 1700cc de 1959. é de 6 volts (n sei se isso influencia no caso da boia..)
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nelmindo
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por nelmindo »

é muito provável que não funcione. Terá que pedir a ajuda a alguém que tenha alguns conhecimentos de electricade (de electrónica ajuda muito) para o ajudar.
alapimba
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

nelmindo Escreveu:é muito provável que não funcione. Terá que pedir a ajuda a alguém que tenha alguns conhecimentos de electricade (de electrónica ajuda muito) para o ajudar.
é por isso que aqui estou :lol:
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nelmindo
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por nelmindo »

quando estava a referir-me a isso, estaca a referir que algume deveria com alguns desses conhecimentos, observar presencialmente e propor algumo que substitua ou altere, para resolver o seu problema. Não podemos fazer milagres, que não podemos medir a resistencia do potenciometro ou tentar saber o seu valor a partir de alguma inscrição no componente propriamente dito e substituir por outro. Ou melhor ainda substituir por uma boia semelhante. Neste corre-se o risco de a que arranjar é de 12V e neste caso teriamos que construir uma caixa com alguns componentes passivos de electrónica (associações de rersistencias) para converter em valores que possam ser lidos pelo "voltimetro" do painel de instrumentos. Como não é assim tão linera, como fazer reparações à distância.
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por Njay »

Acho que para já o 1º paço é abrir isso para ver o que lá tem dentro.

Se for um potenciómetro (resistência variável), com um multimetro pode tentar-se descobrir se está mesmo avariado e qual o valor da resistência. Depois logo se vê...
alapimba
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

Njay Escreveu:Acho que para já o 1º paço é abrir isso para ver o que lá tem dentro.

Se for um potenciómetro (resistência variável), com um multimetro pode tentar-se descobrir se está mesmo avariado e qual o valor da resistência. Depois logo se vê...
partindo do principio que eu abro isto para ver o que la tem dentro, teria depois de qq forma entregar a alguem que pudesse trocar a resistencia ou potenciometro ou assim... acho que soldar eu seja o que for esta fora de questao.
por isso.. algum contacto de alguem de confiança? :D
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por Njay »

Se soldar fosse o único problema, tu resolvia-lo entregando numa qualquer loja de reparação de rádios/televisões/etc. Mas o problema vai ser arranjar o potenciómetro, porque os que temos hoje não devem ser iguais aos que havia em 1959... por isso recomendei que 1º o abrisses para se ver exactamente o que está lá dentro. Às vezes pode ser apenas um contacto partido (ou com demasiada sujidade causando mau contacto) e até tu o arranjas sem ser necessário soldar.

Outra hipótese é procurares uma peça de substituição no estrangeiro (pela net).
Última edição por Njay em 11 mai 2008, 12:46, editado 1 vez no total.
alapimba
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

Njay Escreveu:Se soldar fosse o único problema, tu resolvia-lo entregando numa qualquer loja de reparação de rádios/televisões/etc. Mas o problema vai ser arranjar o potenciómetro, porque os que temos hoje não devem ser iguais aos que havia em 1959... por isso recomendei que 1º o abrisses para se ver exactamente o que está lá dentro. Às vezes pode ser apenas um contacto partido (ou com demasiada sujidade causando mau contacto) e até tu o arranjas sem ser necessário soldar.
ah ok...
bem entao n tenho nada a perder em tirar o rebite para ver o aspecto disto por dentro, certo?
Njay
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por Njay »

Não sei se já conheces mas podes encontrar o "manual de oficina" desse carro aqui, em inglês:

http://www.chlkw.nl/members/shop%20manu ... anual.html

Procura na página por "THE FUEL GAUGE", até tem uma tabela de problemas comuns e soluções. Eles chamam à resistência "reóstado", o que provavelmente quer dizer que é uma resistência daquelas bobinadas (de fio e não as actuais comuns de "carvão").

Pois, na tua situação, também me parece que não tens nada a perder...
alapimba
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por alapimba »

ja tinha estado a ver esse manual e tendo em conta os sintomas supostamente é problema da boia e a sugestao deles é trocar a boia.. como antigamente havia disto para venda n havia problema, agora n ha, tenho de arranjar esta.
eu ate ja fui com isto testar no carro de um amigo so para ter a certeza que era mesmo a boia e os sintomas eram os mesmo, sempre no maximo.

seguindo... ja abri a dita mas para mim parece-me estar tudo normal...
fotos:
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e agora? :oops:
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Re: onde reparar boia de gasolina (potenciomento)

Mensagem por ohmico »

O indicador de nível de basolina está no máximo porque a resistência está em circuito aberto por desgaste pelo cursor. neste caso penso que só existem três soluções:

1ª procurar nas oficinas de electricistas de automóveis da possibilidade de ainda conhecerem alguém (eventualmente até já reformado) que ainda se dedique à rebobinagem deste tipo de reóstatos, em regime de biscato.

2ª Caso a primeira hipótese não dê resultado, então, procurar o ponto onde se encontra interrompida a resistência e estabelecer o contacto torcendo as duas pontas, de modo a permitir medir o valor total da mesma. De seguida com esse valor procurar no mercado uma bóia com resistência equivalente.

3ª Na posse do valor da resistência pode também medir o comprimento e diâmetro do fio e ir procurar no mercado, de modo a poder rebobinar a dita.

Boa sorte
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