Fotovoltaico em vez de solar térmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Fotovoltaico em vez de solar térmico
Boa noite caro pessoal!
Venho aqui expor uma ideia e retirar opiniões. Como todos sabem, o novo DL de 2014 sobre Autoconsumo voltar a trazer à "baila" os painéis fotovoltaicos, sendo que a diminuição do preço do material para estes sistemas é agora mais atraente.
Desta forma, e visto que a lei permite, surgiu a ideia de em moradias novas começar a colocar fotovoltaicos em vez de térmicas, satisfazendo assim as leis da térmica. Que me dizem a isto?
Desta forma a produção serve não apenas para as AQS mas também para tudo o que a instalação precise.
Isto principalmente poupa nos custos do pessoal que tem de andar a tapar painéis no verão e ainda se torna a meu ver mais rentável. Em termos de custo de investimento, talvez o fotovoltaico seja mais caro à volta de 10%, mas acredito que compense.
Opiniões?
Venho aqui expor uma ideia e retirar opiniões. Como todos sabem, o novo DL de 2014 sobre Autoconsumo voltar a trazer à "baila" os painéis fotovoltaicos, sendo que a diminuição do preço do material para estes sistemas é agora mais atraente.
Desta forma, e visto que a lei permite, surgiu a ideia de em moradias novas começar a colocar fotovoltaicos em vez de térmicas, satisfazendo assim as leis da térmica. Que me dizem a isto?
Desta forma a produção serve não apenas para as AQS mas também para tudo o que a instalação precise.
Isto principalmente poupa nos custos do pessoal que tem de andar a tapar painéis no verão e ainda se torna a meu ver mais rentável. Em termos de custo de investimento, talvez o fotovoltaico seja mais caro à volta de 10%, mas acredito que compense.
Opiniões?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Fotovoltaico em vez de solar térmico
boas
confesso que o solar não é meu forte, mas tenho a ideia, que para aquecimento de águas, se não utiliza o térmico terá que aquecer a água com resistências, ....e que são, num termo-acumulador, nada menos que 1500W, e não se pode esticar no banho
aliando esse consumo, ao outro da casa, teria que ter um painel bem grande.....para ter a potencia necessária......
investigue mais sobre o assunto....
confesso que o solar não é meu forte, mas tenho a ideia, que para aquecimento de águas, se não utiliza o térmico terá que aquecer a água com resistências, ....e que são, num termo-acumulador, nada menos que 1500W, e não se pode esticar no banho
aliando esse consumo, ao outro da casa, teria que ter um painel bem grande.....para ter a potencia necessária......
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Para satisfazer a lei, dois painéis térmicos terão de ser substituídos por pelo menos 7/8 fotovoltaicos...jaimereis Escreveu:boas
Isso já estava contemplado na minha afirmação anterior em relação aos custos dos sistemas...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
não percebo porque é que há-de gastar dinheiro a captar um tipo de energia que depois vai transformar noutro tipo de energia que já podia ter obtido directamente.
Não se esqueça de captar também a energia necessária às perdas para poder converter uma na outra.
Ohmico
não percebo porque é que há-de gastar dinheiro a captar um tipo de energia que depois vai transformar noutro tipo de energia que já podia ter obtido directamente.
Não se esqueça de captar também a energia necessária às perdas para poder converter uma na outra.
Ohmico
-
- Velha Guarda
Ohmico, mas a energia não servirá apenas para AQS. Servirá para alimentar toda a instalação.ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Pense numa situação, uma casa que só é usada ao fim de semana. Durante a semana tem ligada arca, frigorífico e sistema de intrusão... Não será mais compensatório ter fotovoltaico do que térmico? Os térmicos principalmente no verão, teriam de ser tapados para não se danificarem. Não lhe parece mais vantajoso o fotovoltaico nestes casos?
- nunomsmota
- Curioso
- Registado: 30 mar 2009, 00:15
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 1 time
Concordo plenamente com o Pimenta.
Um sistema fotovoltaico <1500Wp autoconsumo numa habitação associado a uma bomba de Calor Sanitária é uma solução superior a um solar térmico tradicional.
Vantagens:
Interligação entre campo solar e Sistema de produção AQS apenas Cablagem (habitualmente já existente na habitação)
Produção inclusivamente com baixa radiação
Nos periodos com maior produção não existe estagnação (os painéis produzem sempre com utilização por outros equipamentos da energia ali produzida), enquanto o solar térmico no verão a partir das 11h-13h entra em estagnação e nada se ganha.
Sistema com muito menor manutenção.
Possibilidade de monitorização da produção.
Desvantagens:
Custo Inicial Superior
Deixo exemplo:
https://www.dropbox.com/s/12aemm9c926u3 ... o.pdf?dl=0
.
Um sistema fotovoltaico <1500Wp autoconsumo numa habitação associado a uma bomba de Calor Sanitária é uma solução superior a um solar térmico tradicional.
Vantagens:

Desvantagens:

Deixo exemplo:
https://www.dropbox.com/s/12aemm9c926u3 ... o.pdf?dl=0
.
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
Atenção que para instalar fotovoltaico de duas uma, ou somos vendedores da energia produzida, o que acarreta custos (instalação do circuito de injecção de energia) e procedimentos que podem não compensar, Não sendo vendedor, no auto-consumo, para potencias inferiores a 200W não é necessário registo, de 200W a 1500W é necessário registo, e não sendo vendedor de energia aquilo que for produzido quando for superior ao consumido, é injectado na rede, e claro não se recebe nada por isso, para potencias superiores a 1500W ou quando existe registo, a energia que se injeta já é remunerada, más isso acarreta também procedimentos e custos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
E porque não utilizar as duas, térmica e energia eléctrica. Assim aquece a água quando tem sol e fica armazenada para utilizar à noite quando estiver em casa e a energia eléctrica é usada no frigorífico ou frisa mesmo que não esteja em casa.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas. a utilização de baterias para armazenar encarece o sistema, e nesse caso já não é rentavel.jodsbrum Escreveu:E porque não utilizar as duas, térmica e energia eléctrica. Assim aquece a água quando tem sol e fica armazenada para utilizar à noite quando estiver em casa e a energia eléctrica é usada no frigorífico ou frisa mesmo que não esteja em casa.
O uso de armazenamento só é viavel quando não tem acesso a mais nenhuma fonte de energia.
Cump.
Rochinha
Rochinha