pedido de baixada BT/ EDP-Orçamento exorbitante

bmonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2016, 17:24

pedido de baixada BT/ EDP-Orçamento exorbitante

Mensagem por bmonteiro »

Boa tarde a todos,chamo-me Monteiro
uma vez que tenho um problema muito grave, peço por favor que me elucidem ou ajudem.

Contextualizando: estou a construir uma habitação uni-familiar e pedi á EDP Distribuição que me fizesse a baixada BT para obra.

No entanto, e apesar da propriedade confrontar com estrada nacional iluminada, mandaram-me um orçamento de 5700€ (+/-), argumentando que teria de suportar a substituição de toda a linha elétrica (uso partilhado) da minha propriedade até ao PT mais próximo.
O valor astronómico, segundo a EDP diz respeito ao limite a que a linha já se encontra sujeita, pelo que qualquer baixada adicional implicaria a substituição de toda a linha até ao respetivo PT (pelo que percebi por um cabo com maior secção).
No entanto, é tudo muito dúbio porque nenhum serviço da EDP consegue esclarecer a situação e até remetem para uma empresa que está concesionada e faz todos os trabalhos para a EDP.
Consultei essa mesma empresa para que me dessem um orçamento para que tentasse fazer a respetiva baixada por meios próprios,ao que me responderam que seria incomportável pagar sozinho e nem fizeram o dito orçamento
Como considero isto um "roubo" desprezivel:considerei,inclusivamente, a possibilidade de colocar paineis fotovoltaicos para autoconsumo e que garantissem auto suficiência!
Pelos vistos também não é uma solução simples e implica autorizações.
Os eletricistas da zona dizem não poder ajudar!

Gostaria de saber se existe alguma alternativa:pedir baixada para ligação para um poço/casa agricola etc?
Ou se existe algum tipo de legislação que me possa ajudar e não pagar este absurdo!
Já que , pelos vistos a eletricidade não é um direito de todos!
Obrigado
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Re: pedido de baixada BT/ EDP-Orçamento exorbitante

Mensagem por dsrsantos »

Qual é a potência que está a pedir?
Vai precisar de tanta potência para a casa como para as obras?
Se depois não precisar de tanto, mete um gerador para as obras...
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Aconteceu-me a mim o mesmo para uma moradia uni-familiar no Sardoal , pedi 6.9KWA mono e a EDP enviou um orçamento de 4800€, tinham que substituir cabos ate ao PT,400m, porque para 6.9KWA mono as linhas estavam no limite, só podiam fornecer 3.45KWA mono, apesar de duas habitações com 3.45KWA irem ser desactivadas. Depois de muito falar e discutir, pedi 10.35KWA trifásico e o orçamento de 4800€ para renovação da rede foi À vida. :lol:
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por dsrsantos »

ezer Escreveu:Aconteceu-me a mim o mesmo para uma moradia uni-familiar no Sardoal , pedi 6.9KWA mono e a EDP enviou um orçamento de 4800€, tinham que substituir cabos ate ao PT,400m, porque para 6.9KWA mono as linhas estavam no limite, só podiam fornecer 3.45KWA mono, apesar de duas habitações com 3.45KWA irem ser desactivadas. Depois de muito falar e discutir, pedi 10.35KWA trifásico e o orçamento de 4800€ para renovação da rede foi À vida. :lol:
Faz todo o sentido:
3,45kW monofasicos = 15A
10.35kW trifasicos= 15A/fase
;)
Última edição por dsrsantos em 26 fev 2016, 19:33, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
A potência normalizada de 19.35kvas não existe.

dsrsantos Escreveu:
ezer Escreveu:Aconteceu-me a mim o mesmo para uma moradia uni-familiar no Sardoal , pedi 6.9KWA mono e a EDP enviou um orçamento de 4800€, tinham que substituir cabos ate ao PT,400m, porque para 6.9KWA mono as linhas estavam no limite, só podiam fornecer 3.45KWA mono, apesar de duas habitações com 3.45KWA irem ser desactivadas. Depois de muito falar e discutir, pedi 10.35KWA trifásico e o orçamento de 4800€ para renovação da rede foi À vida. :lol:
Faz todo o sentido:
3,45kW monofasicos = 15A
19.35kW trifasicos= 15A/fase
;)
Cpts.
Energy
bmonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bmonteiro »

Boa tarde a todos,
obrigado pelos contributos!

Sr dsrsantos pedi trifásico para mover equipamentos de construção (grua,etc.), neste caso (kVA): 20,70 porque me disseram que seria o ideal para o efeito.
No entanto, dizem-me que seria igual pedir monofásico porque a linha já está sobrecarregada e no meu caso, trata-se do final de linha ou ramal.

Entretanto, a fase da obra está bastante adiantada, pelo que um gerador resolveu a questão (em troca de mais uns euros) mas vou precisar de eletricidade para habitar a casa em definitivo e o problema mantén-se.

As respostas,por parte da EDP, foram tão liminares que não me pareceu haver margem para diálogos ou negociações!

Caro ezer, teve de fazer um novo pedido à EDP?

Não sei o que fazer.
Se tiverem alguma sugestão agradeço.
Cumprimentos
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde,

Tenta fazer o pedido a uma empresa que trabalhe na zona para a EDP, um exemplo em Lisboa é a CME.

Cumprimentos
Pedro Rocha
bmonteiro Escreveu:Boa tarde a todos,

Sr dsrsantos pedi trifásico para mover equipamentos de construção (grua,etc.), neste caso (kVA): 20,70 porque me disseram que seria o ideal para o efeito.
No entanto, dizem-me que seria igual pedir monofásico porque a linha já está sobrecarregada e no meu caso, trata-se do final de linha ou ramal.

Entretanto, a fase da obra está bastante adiantada, pelo que um gerador resolveu a questão (em troca de mais uns euros) mas vou precisar de eletricidade para habitar a casa em definitivo e o problema mantén-se.

As respostas,por parte da EDP, foram tão liminares que não me pareceu haver margem para diálogos ou negociações!

Não sei o que fazer.
Cumprimentos
Cumprimentos
Rocha
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por dsrsantos »

ENERGY Escreveu:Boas
A potência normalizada de 19.35kvas não existe.
Pois não, e se existisse não eram 15A/fase :)
Claro que me referia aos 10,35kVA. Já está corrigido
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

bmonteiro Escreveu:Boa tarde a todos,

Não sei o que fazer.
Cumprimentos
Sim teve que ser feito novo pedido, novo pagamento, só ao 3º pedido a coisa ficou resolvida.
Manuel Simoes
Curioso
Curioso
Registado: 14 jan 2016, 20:15
Been thanked: 1 time

Mensagem por Manuel Simoes »

Boas
Há pouco tempo aconteceu-me pedir uma baixada para 3,45 Kva com um orçamento aceitável mas só ligavam a baixada depois de montar um novo PT porque a linha já esta sobrecarregada o que pode demorar um ano. Consegui a ligação com a ajuda de um electricista que resolveu a situação. Posso dar o contacto se for perto de Tomar.
Manuel Simões
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas, na minha opinião siga o conselho de pedir 10,35 (trifasico), são 15A por fase. O electricista tem que ter mais cuidado na partilha de circuitos mas fica com o problema do ramal resolvido.
A EDP tem vindo a substituir ramais antigos.
Cump.

Rochinha
bmonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bmonteiro »

Bom dia, obrigado pelas respostas!

Esclareço que me é indiferente,nesta fase, monofásico ou trifásico, uma vez que a obra está adiantada!

O meu problema continua a ser o 5700€que me pediram para baixada , que segundo eles (EDP) manter-se-á em qualquer das situações!

Relativamente à construção de um PT, julgo que seria igualmente incomportável pelos valores que já ouvi falar!

Em relação ao eletricistas que podem dar um jeito, tenho muitas dúvidas já que a quando do orçamento enviado saiu um estudo técnico que terá de ser seguido à risca no casa de decidir pagar sozinho!

Uma das soluções possiveis segundo entendidos, seria: convencer muitos utentes daquela linha pedir reforço da mesma para que fossem "obrigados" a substituir a mesma ou construir um PT a meio de caminho; ou até aparecerem uns eletrodomésticos queimados para que pagassem.

Mas não é bem isto que procuro!
Obrigado
bmonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bmonteiro »

*ESTAMOS A FALAR DE UMA BAIXADA
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por dsrsantos »

bmonteiro,

Antes de mais, tem a certeza que necessita dos 20,7kVA? O orçamento só vai baixar se baixar a potência. De outra forma não lá vai com negociações. Pode no entanto pedir orçamento a outra empresa que, embora tenha de seguir o mesmo projecto, pode fazer o trabalho mais barato. Mas não espera poupar mais de 10% em relação a esse valor.

Eu no seu caso fazia um novo pedido para 10,35kVA, que não acredito que numa moradia, mesmo que tenha umas regas, etc, vá precisar de mais. O que normalmente absorve mais potência acabam por ser os aparelhos da cozinha (fogao e forno).
bmonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bmonteiro »

Viva dsrsantos,
tal como referi anteriormente, a EDP distribuição diz que indepedentemente da potência a pedir o valor da baixada mantén.se!

Quer isto dizer que vou pagar mais 57€ para fazer um pedido de uma potência menor e monofásica que terá um valor de orçamento de 5700€ ( segundo a EDP).

Provavelmente não tenho explicado bem a situação.

Novas opiniões agradecem.se.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Dúvidas”