eletronica. Falta de massa?

Responder
goncalo monteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 out 2011, 10:25
Has thanked: 3 times

eletronica. Falta de massa?

Mensagem por goncalo monteiro »

Ora boas malta.

Estou de volta de um projeto de uma maquina de encher aquelas caixas de vinho para uma adega :D . Este projeto consite em duas partes. um microcontrolador "shield" e uma placa de potencia/comando.

Nas saidas do microcontrolador tenho o tipico esquema 12v->relé//diodo->transistor->massa
na base do transistor tenho uma resistencia de 1k.

Isto até que funciona ;) . Mas de momento por estar ainda a testar tenho a placa shield alimentada por um transformador 12v externo que mete sinal na base do transistor e a placa potencia alimentada por um tranformador PCB 230v/12v que alimenta o coletor e dá massa ao emissor do transistor. O que se passa é que os transistores não estao a atracar. Mas se shuntar á massa do transformador da "shield" estes atracam.

Ou seja com isto só queria que me tirassem uma dúvida.

A massa do emissor de um trasistor NPN tem de ser igual á do fonte que mete sinal na base ou no coletor? ou em ambos??

Cmpts Gonçalo Monteiro :geek:
lowfps
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2015, 14:27
Been thanked: 4 times

Re: eletronica. Falta de massa?

Mensagem por lowfps »

Sim porque senão não a diferencial de tensão. Por isso é que tens de juntar a massas para a corrente fluir(basicamente é isto). Se são fostes continua eu junto ambas para assim ter mais potencia (excepto em caso em que quero que a perda de uma não leve a maquina toda a baixo)).
Outra coisa tu tens reles e depois transístores? É que normalmente é o contrario. Se é para fazer isolamento ja que tens duas fontes eu usaria optoacopladores.
Boa sorte no projecto
goncalo monteiro
Curioso
Curioso

Obrigad pela resposta. Quando alimentar a shield com o transformador o problema irá desaparecer.

Não querendo parecer teimoso só para pegar em todas a pontas.

Não corro riscos ao juntar as massas de dois transformadores diferentes? Oo sinal de 5 Vdc tem uma massa e os 12vdc outra massa. (tipos de transformador diferentes)

Se eu tiver duas fontes de alimentação vdc difrentes, e um sinal de um na base e uma alimentação de outro no coletor, qual seria a a massa que teria de obrigatoriamente ligar no emissor.

Esquemas dos transistores em anexo.

A utilização dos transistores antes ou depois é igual, mas normalmente tambem utilizo antes, por isso tenho diodos para fazer a descarga da bobine e não queimar o transistor.

opto-copuladores nunca utilizei se bem que já tinha falado deles quando estudava. no entanto diodos, transistores e resistencias é o que tenho mais aqui em casa. por isso fiz desta forma para evitar gastos visto que este projeto é para a nossa adega.

Cumpts Gonçalo Monteiro
Anexos
2016-02-14 23.33.09.jpg
2016-02-14 23.32.01.jpg
2016-02-14 23.31.31.jpg
goncalo monteiro
Curioso
Curioso

Rapaziada??
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

Supostamente os transformadores fazem isolação galvanica portanto ao ligar apenas as massas não vai haver problema algum. Ao fazer isso apenas vais estar a meter as massas ao mesmo nível.
Se não ligar, não vai ter diferença de potencial na base de transístor e não funciona.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ora aqui está uma area que eu gostava de saber mexer , toda essa automação fascina-me ...

quero aprender
tomadista
( há os exploradores e gatunos também )
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”