Ajuda na substituição de interruptor de 2 botões

Responder
JXSS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2016, 12:08

Ajuda na substituição de interruptor de 2 botões

Mensagem por JXSS »

Bom dia a todos,

Preciso pf de ajuda ajuda do pessoal especializado em eletricidade e desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Necessito substituir um interruptor com 2 botões, e estou em dúvida qual o comutador comprar , assim como as respectivas ligações ( lustre ? escada ? escada duplo ? )~

Já comprei um de lustre mas penso não ser o mais aconselhado pelo que li, eu só uso esse interruptor para apagar e desligar a luz nesse local, tenho 5 fios e apresento foto tirada ao mesmo.

Obrigado pela vossa ajuda e cumprimentos a todos

JXSS
Anexos
IMG_20160214_120645.jpg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Ajuda na substituição de interruptor de 2 botões

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que tem na imagem é um comutador de escada duplo.
JXSS Escreveu:Bom dia a todos,

Preciso pf de ajuda ajuda do pessoal especializado em eletricidade e desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Necessito substituir um interruptor com 2 botões, e estou em dúvida qual o comutador comprar , assim como as respectivas ligações ( lustre ? escada ? escada duplo ? )~

Já comprei um de lustre mas penso não ser o mais aconselhado pelo que li, eu só uso esse interruptor para apagar e desligar a luz nesse local, tenho 5 fios e apresento foto tirada ao mesmo.

Obrigado pela vossa ajuda e cumprimentos a todos

JXSS
Cpts.
Energy
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Esclareça melhor o que pretende.
É uma substituição dum antigo por um novo? O que é que o antigo faz exactamente naquele local? Comanda o quê e de que maneira?
JXSS Escreveu: ...eu só uso esse interruptor para apagar e desligar a luz nesse local
JXSS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por JXSS »

Obrigada pelas ajudas, pretendo é efetivamente a substituição por um novo, pois este partiu um dos apoios laterais e ficou solto na parede, eu com este interruptor apenas controlo uma lâmpada de um candeeiro de tecto, embora ele tenha 2 botões, mas ao que tudo indica será para outro candeeiro que eu não tenho instalado.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Boa noite,
o que voçe tem é uma comutação de escada dupla,
comanda dois pontos de luz diferentes que por sua vez também são comandados noutro local (cada um é comandado por dois interruptores)

o fio de baixo que tem um segundo fio mais pequeno a fazer uma ligação para outra entrada do mecanismo é a entrada de corrente,
de pois os dois fios da esquerda vão para um interruptor ( comutador de escada) e os da direita para outro (podem os quatro ir a um comutador de escada duplo como o que ai tem ou a dois diferentes, um para cada lâmpada)
e é do outro(s) interruptor que sai para as lâmpadas.

para trocar o equipamento vai ter que comprar um comutador de escada duplo (vai ser diferente do que ai tem pois esse material já não existe) e respeitar as ligações como está...
cuidado para não trocar nada senão vai dar asneira

aconselho a enrolar um pouco de fita isoladora nos fios de um dos lados para os ficar a diferenciar dos outros e um pouco de fita de outra cor no fio de entrada de corrente
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
JXSS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por JXSS »

Muito obrigado pela ajuda, vou comprar esse comutador e se não me desenrascar , volto a apelar à vossa ajuda. Abraço para todos
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”