Dúvida sobre possível anomalia unidade exterior AC Equation

Responder
jnarciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 fev 2016, 11:31

Dúvida sobre possível anomalia unidade exterior AC Equation

Mensagem por jnarciso »

Bom dia, antes de mais obrigado pela possibilidade de poder colocar aqui as dúvidas neste fórum :-)

Gostava de saber se me podiam ajudar a esclarecer o seguinte:

Adquiri recentemente em 2ª mão uma unidade exterior EQUATION inverter (daqueles que eram vendidos no Leroy Merlin) para duas unidades interiores (9000btus + 12000btus) para acrescentar aos que já tinha, também iguais, e da mesma marca.
Já tinha pré instalação em casa, o instalador só teve de efectuar as ligações eléctricas e carregar com gás.
Ficou tudo a trabalhar bem, a fazer frio ou calor conforme a programação pretendida.

Passado mais ou menos duas semanas, notei que, com as unidades interiores em standby, a unidade exterior faz um barulho de "querer trabalhar" (semelhante a um frigorífico) e a ventoinha parece querer começar a rodar, isto com as unidades interiores desligadas (standby). A unidade exterior só para mesmo quando desligo o disjuntor respectivo.
No entanto o funcionamento das unidades interiores não foi afectado, continuam a debitar calor, o que me preocupa é a unidade exterior não parar totalmente (mesmo após esperar uma ou duas horas).

Já alguém teve algum problema deste tipo? O que poderá ser?
Obrigado

Cumprimentos

Jorge Narciso
jnarciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Dúvida sobre possível anomalia unidade exterior AC Equation

Mensagem por jnarciso »

Modelo “EQD23EXT”, depois de ver em outro forum descobri que na realidade é um “Airwell DUO 38 DCI”

Agradecia imenso a vossa ajuda, desde já obrigado

Jorge Narciso
t3rangel
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2015, 14:19

Mensagem por t3rangel »

Boas.
Estranho problema. Será que fizeram as ligações elétricas entre as unidades corretamente??? Dá a entender que a unidade exterior está sempre a ser alimentada, mesmo quando as interiores não tem função. Acho que deveriam verificar as ligações. Em termos de circuito frigorífico não deverá haver problema visto os equipamentos trabalham bem quando se ligam as unidades interiores.
Cumprimentos
8) Tiago Rangel
jnarciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jnarciso »

Obrigado Tiago.

A minha ideia também passa pelo que disseste. Já falei com o instalador que também confessou achar estranho, ia ver com outros colegas.
Quando não utilizo os equipamentos, e pela anomalia que descrevi, desligo o disjuntor da unidade exterior, não vá queimar alguma coisa.
Hoje de manhã liguei e estava normal (unidade exterior parada).
Vou despistar melhor o problema durante o fim de semana, se mais alguém tiver alguma dica esteja à vontade.

Cumprimentos

Jorge Narciso
Neutron
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 fev 2016, 20:14

Mensagem por Neutron »

Se eu percebi bem, o que me parece é que se tem uma unidade condensadora que foi dimensionada para 2 evaporadores com o respectivo compressor dimensionado para esse circuito, e se depois vai acrescentar mais 2 evaporadores, não me parece boa ideia, e depois devia perguntar ao instalador os números de certificado TIM III e do certificado de gases fluorados, so para tirar as duvidas. ;)
jnarciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jnarciso »

Boa tarde, a situação actual é uma unidade externa por cada duas unidades internas (9000btus + 12000bts), não sei se foi esse o seu entendimento.

Cumprimentos

Jorge Narciso
jnarciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jnarciso »

Boa tarde, hoje estive a experimentar e durante a anomalia que descrevi ("a unidade exterior faz um barulho de "querer trabalhar" semelhante a um frigorífico e a ventoinha parece querer começar a rodar, isto com as unidades interiores desligadas (standby)" ouve-se um barulho que me parecem contactos de relés.
Alguém consegue dar alguma dica de alguma coisa que se possa fazer?

Cumprimentos

Jorge Narciso
jnarciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jnarciso »

Poderá ser problema nas placas de alguma unidade interior que estejam a enviar informação "errada" para a unidade exterior?

Cumprimentos

Jorge Narciso
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”