Energia Solar EDP em autoconsumo
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Energia Solar EDP em autoconsumo
Gostava de saber a vossa opinião sobre esta solução.
pois para mim aparentemente não me parece uma boa proposta
Fonte: https://energia.edp.pt/particulares/ser ... gia-solar/
ENERGIA SOLAR EDP
Agora mais do que nunca, o sol quando nasce é para todos.
Conheça algumas das questões mais frequentes:
As soluções de Energia solar EDP
. Atualmente são desenhadas para consumir a energia produzida de forma imediata, não havendo baterias para armazenamento de energia
.São dimensionadas para autoconsumir a maior parte da energia e injetar o excedente na rede elétrica, tipicamente sem remuneração deste excedente. Pela obrigatoriedade legal do registo e equipamentos adicionais para a venda da energia excedente, é uma solução pouco rentável. Caso pretenda uma simulação com venda do excesso de energia não hesite em solicitar
.Não funcionam sem existência de energia elétrica da rede, por questões de segurança da instalação elétrica da casa
ENERGIA SOLAR EDP
. Atualmente são desenhadas para consumir a energia produzida de forma imediata, não havendo baterias para armazenamento de energia
.São dimensionadas para autoconsumir a maior parte da energia e injetar o excedente na rede elétrica, tipicamente sem remuneração deste excedente. Pela obrigatoriedade legal do registo e equipamentos adicionais para a venda da energia excedente, é uma solução pouco rentável. Caso pretenda uma simulação com venda do excesso de energia não hesite em solicitar
.Não funcionam sem existência de energia elétrica da rede, por questões de segurança da instalação elétrica da casa
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Energia Solar EDP em autoconsumo
Boas
Já somos dois a pensar o mesmo.
Já somos dois a pensar o mesmo.
admin Escreveu:Gostava de saber a vossa opinião sobre esta solução.
ENERGIA SOLAR EDP
Cpts.
Energy
Energy
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
aparentemente como não podemos armazenar e não podemos vender, o seja estamos a produzir para dar a edp de forma gratuita alem disso ainda pagamos uma mensalidade
isto não parece estranho
só tenho uma duvida relativamente aos contadores digitais ao enviar energia para a rede eles contam de que forma ?
isto não parece estranho
só tenho uma duvida relativamente aos contadores digitais ao enviar energia para a rede eles contam de que forma ?
Continue a participar activamente.
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Parece-me apenas marketing. O kit custará 720€ por um painel pago em 36 prestações.
Atualmente existe kits semelhantes por 500€. Veja-se o seguinte exemplo:
http://www.damiasolar.com/productos/kit ... _da0906_98
Relativamente ao contador tem que se informar a EDP para adequar o contador á produção.
https://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoc ... nsumo.aspx
Li algures de algumas pessoas que se queixavam que os contadores digitais contavam como consumo sempre que havia injeção de energia na rede. Os contadores antigos eletromecânicos descontam a energia injetada na rede por isso quem os tenha o melhor é não dizer nada!!!
Atualmente existe kits semelhantes por 500€. Veja-se o seguinte exemplo:
http://www.damiasolar.com/productos/kit ... _da0906_98
Relativamente ao contador tem que se informar a EDP para adequar o contador á produção.
https://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoc ... nsumo.aspx
Li algures de algumas pessoas que se queixavam que os contadores digitais contavam como consumo sempre que havia injeção de energia na rede. Os contadores antigos eletromecânicos descontam a energia injetada na rede por isso quem os tenha o melhor é não dizer nada!!!
Bom, ou as leis da física mudaram muito desde que me formei ou então já esqueci tudo, painel solar 400 ou 500W.... vender energia a rede... é de rir a gargalhada... mas isso mal chega para alimentar um frigorífico, o que eu acho é que o pessoal da edp são bons a fazer bonecos e filmes....Há... e a enganar o pagode.....
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Para que a energia produzida em excesso fosse creditada era necessario que o contador fosse bidirecional, o que não é o caso. Para talvteriam que substituir o contador o que não ficaria barato. Por vezes, mesmo com um painel de 300W a produção è em excesso pois a maior parte do tempo de produção de energia não estamos em casa e nesse caso a energia tem que necessariamente ser injetada na rede a não ser que se tenha um sistema de armazenamento por baterias. O frigorífico nao vai estar sempre a trabalhar.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Um frigorifico não consome 400W continuamente...Neutron Escreveu:Bom, ou as leis da física mudaram muito desde que me formei ou então já esqueci tudo, painel solar 400 ou 500W.... vender energia a rede... é de rir a gargalhada... mas isso mal chega para alimentar um frigorífico, o que eu acho é que o pessoal da edp são bons a fazer bonecos e filmes....Há... e a enganar o pagode.....
E sim, as leis da física não mudaram...
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Eu já tinha aberto um tópico com este assunto, aqui há uns tempos atrás, mas agora não encontro.
Acho que a conclusão a que cheguei é que aquilo era uma grande treta.
Eu já tinha aberto um tópico com este assunto, aqui há uns tempos atrás, mas agora não encontro.
Acho que a conclusão a que cheguei é que aquilo era uma grande treta.
Bom eu não sei tudo, mas como não gosto de ser tomado por parvo, e os meus 30 anos de experiência já me dão algum a vontade,..
Fui fazer contas e segundo o Portal ERSE um frigorífico consome 40 KWh por mês o que da cerca de 1333 W por dia.
se conseguir que um painel de 300 w, forneça 1300 w por dia entre Outubro e Abril será uma descoberta fenomenal, mas com os custos de instalação, alteração e certificação da instalação de consumo, manutenção do sistema, tudo isso só no inicio poderá ultrapassar os 1300 euros a posterior poderá ser uma despesa que não passa disso mesmo, nos primeiros 10 anos, e claro altura essa em que a despesa de manutenção dos sistema, leva o consumidor a investir o pouco que poupou em energia eléctrica num sistema novo.
por isto e por experiência própria, quando a tecnologia evoluir sim será uma boa ideia,
mas isto sou que não percebo nada disto.
Fui fazer contas e segundo o Portal ERSE um frigorífico consome 40 KWh por mês o que da cerca de 1333 W por dia.
se conseguir que um painel de 300 w, forneça 1300 w por dia entre Outubro e Abril será uma descoberta fenomenal, mas com os custos de instalação, alteração e certificação da instalação de consumo, manutenção do sistema, tudo isso só no inicio poderá ultrapassar os 1300 euros a posterior poderá ser uma despesa que não passa disso mesmo, nos primeiros 10 anos, e claro altura essa em que a despesa de manutenção dos sistema, leva o consumidor a investir o pouco que poupou em energia eléctrica num sistema novo.
por isto e por experiência própria, quando a tecnologia evoluir sim será uma boa ideia,

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Neutron Escreveu:Bom eu não sei tudo, mas como não gosto de ser tomado por parvo, e os meus 30 anos de experiência já me dão algum a vontade,..
Um sistema novo de 250Wp (c/ estrutura, cabos) custa +/- 460€ (C/IVA) + 180€ (C/IVA) de deslocação e mão de Obra, fica por 640€ (ver na net, a oferta é variada).
Não precisa de certificar. Este custo é zero.
Manutenção de um sistema destes, é difícil de calcular. Não consigo imaginar um caderno de encargos para isto. Mas o cliente bem a pode fazer, se passar por lavar o painel, duas vezes por ano. Vamos rezar que corra tudo bem e considerar este custo também zero.
"Ganhos" anuais (para um sistema a 200Wp), ver simulação: Digo ganhos anuais, porque o que na realidade o que acontece, é deixar de pagar esse valor à EDP. Isso significa, que para isso acontecer temos que ter um perfil que o assim o permita, por exemplo 300W constantes...
Já agora, um cliente que tenha um perfil hipotético que se assemelhe a um rectângulo, teria este cenário: Não estou na área, foram 15 minutos de pesquisa, outros tantos de cálculos.
Ok...isto é como o copo meio cheio ou meio vazio...
e como eu só gosto de copos bem cheios... e já vi que anda por aqui pessoal a vender o seu peixe, fazem muito bem.
e como eu só gosto de copos bem cheios... e já vi que anda por aqui pessoal a vender o seu peixe, fazem muito bem.