Cálculos coaxias

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Cálculos coaxias

Mensagem por ngp »

boas! ainda não tive oportuidade de fazer a renovação do ited.
mas agora no ited 3, nos cálculos dos coaxiais basta fazer para s/matv? Não há necessidade de fazer para catv?
morim
Curioso
Curioso
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 5 times
Contacto:

Re: Cálculos coaxias

Mensagem por morim »

Boa tarde

este topico ja tinha sido debatido no seguinte link

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=19066

E terá de realizar os dois calculos (S/MATV e CATV)
Na pratica, a teoria é outra!
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Mas fuquei na duvida, parece-me que é tudo igual, pois quer seja catv ou matv o que interessa é desde o ati, ou seja, sao ambos iguais certo?
morim
Curioso
Curioso
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 5 times
Contacto:

Mensagem por morim »

Correcto!!

Desde o ATI ate á tomada os cálculos serão os mesmos.(calcular a atenuação)

No CATV temos também de calcular a atenuação do ATE inferior até ao ATI, para se realizar depois os ensaios.

A diferença é que no S/MATV teremos que efectuar cálculos de atenuação semelhantes ao do CATV, mediante a topologia escolhida, ou seja, conforme eu escolher a distribuição de sinal no edifício (moradia é um igual á CATV), que pode ser em estrela (ter um ate superior), pode ser em cascata ou pode ser um sistema coaxial único (tras-se o sinal da antena para ATE inferior e ,pode-se amplificar ou não, reparti-se e injecta-se o sinal na entrada de CATV).

A nível de projecto, no CATV vais ter a atenuação esperada (na folha), e no S/MATV vais ter o sinal esperado (o projectista diz que na entrada da antena tem de ter XXX dBuV de sinal) e depois subtrai as perdas (calculadas) ate a tomada.

PS:Atenção que não falei das frequências para cada um. Estou a falar no modo geral.

Espero ter ajudado
Na pratica, a teoria é outra!
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

morim Escreveu:Correcto!!

Desde o ATI ate á tomada os cálculos serão os mesmos.(calcular a atenuação)

No CATV temos também de calcular a atenuação do ATE inferior até ao ATI, para se realizar depois os ensaios.

A diferença é que no S/MATV teremos que efectuar cálculos de atenuação semelhantes ao do CATV, mediante a topologia escolhida, ou seja, conforme eu escolher a distribuição de sinal no edifício (moradia é um igual á CATV), que pode ser em estrela (ter um ate superior), pode ser em cascata ou pode ser um sistema coaxial único (tras-se o sinal da antena para ATE inferior e ,pode-se amplificar ou não, reparti-se e injecta-se o sinal na entrada de CATV).

A nível de projecto, no CATV vais ter a atenuação esperada (na folha), e no S/MATV vais ter o sinal esperado (o projectista diz que na entrada da antena tem de ter XXX dBuV de sinal) e depois subtrai as perdas (calculadas) ate a tomada.

PS:Atenção que não falei das frequências para cada um. Estou a falar no modo geral.

Espero ter ajudado
Ajudou sim, agradeço...
O caso que estava a falar era para uma moradia unifamiliar, logo, depreendo que para o caso os cálculos são os mesmos...
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”