Colocar contador no exterior
Colocar contador no exterior
Boas, sou novo aqui, e espero que me consigam ajudar.
A situação é a seguinte: estou a fazer umas obras de remodelação numa habitação e quero passar o contador para o exterior. Já falei com um electricista, como estou a fazer obras também quero fazer um instalação nova. Porém surge-me uma duvida, o meu quadro eléctrico é antigo, só tem o contador, o diferencial BT e um disjuntor, ao fazer a mudança do contador o electricista quer eliminar o diferencial. é possível e legal?
Obrigado
A situação é a seguinte: estou a fazer umas obras de remodelação numa habitação e quero passar o contador para o exterior. Já falei com um electricista, como estou a fazer obras também quero fazer um instalação nova. Porém surge-me uma duvida, o meu quadro eléctrico é antigo, só tem o contador, o diferencial BT e um disjuntor, ao fazer a mudança do contador o electricista quer eliminar o diferencial. é possível e legal?
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Colocar contador no exterior
Boas
Deve ter percebido mal o que o eletricista lhe transmitiu, pois pode e deve sempre que possível passar o contador de energia para o exterior da fração, mas nunca pode eliminar o DCP disjuntor da EDP, a não ser que a sua potência que vai contratar seja superior a 41,4kvas.
Com a passagem do contador para o exterior, pode é agrupar o DCP no seu quadro elétrico.
Deve ter percebido mal o que o eletricista lhe transmitiu, pois pode e deve sempre que possível passar o contador de energia para o exterior da fração, mas nunca pode eliminar o DCP disjuntor da EDP, a não ser que a sua potência que vai contratar seja superior a 41,4kvas.
Com a passagem do contador para o exterior, pode é agrupar o DCP no seu quadro elétrico.
miomaes Escreveu:Boas, sou novo aqui, e espero que me consigam ajudar.
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 30 dez 2015, 16:30
- Been thanked: 1 time
O que possivelmente foi sugerido é passar só o contador para fora e manter o diferencial dentro do novo quadro.
Boas, agradeço a ajuda, mas o electricista quer mesmo eliminar o diferencial da EDP.
Vou dizer os passos, colocar a caixa do contador e a portinhola P100 no exterior, portinhola com 1 único Corta-circuitos porta fusíveis, e depois uma caixa interior para disjuntores e eliminar o diferencial da BT, diz que já o fez noutras habitações.
Achei estranho e pensei que não estaria em conformidade com a lei.Por isso a duvida.
Obrigado
Achei estranho e pensei que não estaria em conformidade com a lei.Por isso a duvida.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O dispositivo controlador de potência (DCP) da EDP, é para isso mesmo para controlar a potência que contratou. Retirar está fora de questão.miomaes Escreveu:Vou dizer os passos, colocar a caixa do contador e a portinhola P100 no exterior, portinhola com 1 único Corta-circuitos porta fusíveis, e depois uma caixa interior para disjuntores e eliminar o diferencial da BT, diz que já o fez noutras habitações.
Obrigado
Se tem função diferencial, isso já é outra coisa. Os antigos sim, tinham. O modernos já não. Mas não é relevante para si ter ou não ter.
Se pretende tirar de dentro de sua casa, é consigo. Mas terá que o ter na instalação, por exemplo logo após ao contador. Se na parede virado para fora, é consigo... mas não recomendo por causa das marotices. É por isso que o pessoal não o deixa cá fora. Imagine alguém com possibilidade de abrir o quadro onde está o DCP e o desliga, numa atitude de rebeldia? Tudo descongelado de um dia para o outro ou obriga-lo vir cá fora ligar, num dia de chuva torrencial...
- electrotecnico
- Curioso
- Registado: 29 jan 2013, 21:05
Nunca ouvi tal coisa esse novo sistema que o técnico fala e novo no mercado só pode lol
-
- Team Apoio
Boasa
portinhola tem obrigatoriamente de ter 3 bases de fusiveis do tipo cilindrico, e respetiva barra de neutros seccionavel, independente de a sua alimentação para casa ser ou não trifásica.
Depois no que diz respeito ao disjuntor da EDP (DCP) não à volta a dar, tem mesmo de o manter, tal como já referi, a não ser que a sua potência instalada/a instalar seja superior a 41.4Kvas, aí sim, já não tem disjuntor da EDP (DCP)
portinhola tem obrigatoriamente de ter 3 bases de fusiveis do tipo cilindrico, e respetiva barra de neutros seccionavel, independente de a sua alimentação para casa ser ou não trifásica.
Depois no que diz respeito ao disjuntor da EDP (DCP) não à volta a dar, tem mesmo de o manter, tal como já referi, a não ser que a sua potência instalada/a instalar seja superior a 41.4Kvas, aí sim, já não tem disjuntor da EDP (DCP)
miomaes Escreveu:Vou dizer os passos, colocar a caixa do contador e a portinhola P100 no exterior, portinhola com 1 único Corta-circuitos porta fusíveis, e depois uma caixa interior para disjuntores e eliminar o diferencial da BT, diz que já o fez noutras habitações.
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Ainda não é usual mas já vi um caso (apartamento) em que o novo inquilino fez contrato com a EDP e foi instalado um novo contador e não foi colocado DCP. O próprio contador faz a limitação de potencia.
Uma grande asneira, para não dizer outra coisa, vista que quando aquilo desliga, para o rearmar o homem tem que descer, e depois subir, três andares sem elevador, pois ficou instalado na entrada do edifício.
Chamo a vossa atenção para o seguinte:
"A função “controlo da potência contratada” poderá também ser assegurada por dispositivo integrado no equipamento de contagem, o qual possui a designação de “Interruptor de controlo de potência” (ICP)."
No ponto 6 em http://www.edpdistribuicao.pt/pt/profis ... 7-531N.pdf
Ainda não é usual mas já vi um caso (apartamento) em que o novo inquilino fez contrato com a EDP e foi instalado um novo contador e não foi colocado DCP. O próprio contador faz a limitação de potencia.
Uma grande asneira, para não dizer outra coisa, vista que quando aquilo desliga, para o rearmar o homem tem que descer, e depois subir, três andares sem elevador, pois ficou instalado na entrada do edifício.
"A função “controlo da potência contratada” poderá também ser assegurada por dispositivo integrado no equipamento de contagem, o qual possui a designação de “Interruptor de controlo de potência” (ICP)."
-
- Team Apoio
Boas
No meu dia a dia, ainda não vi nenhum contador desse tipo, ou seja com (ICP) mas é natural que a qualquer momento possam vir a ser comercializados/instalados.
Mas os lobies não parecem estar muito para ai virados.
No meu dia a dia, ainda não vi nenhum contador desse tipo, ou seja com (ICP) mas é natural que a qualquer momento possam vir a ser comercializados/instalados.
Mas os lobies não parecem estar muito para ai virados.
ecastro Escreveu:Viva
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Nos países africanos é normal existirem esse tipo de contadores, porque eles próprios são uma espécie de cobradores. Os clientes compram a energia por exemplo numa payshop e chegam a casa introduzem o código do talão da energia comprada, porque o contador tem um teclado para o efeito. Após os kwh comprados, o contador desliga a energia...ecastro Escreveu:Viva
No entanto não acho prático com o sistema montado em Portugal. É como o senhor diz, se o contador por exemplo estiver num armário de contagem centralizada, já estou a ver os clientes a virem à entrada do prédio religar o seu contador, ou porque ultrapassou a potência contratada ou porque disparou por simpatia, no caso de curto-circuito...
-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 18 times
Só se for de rearme automático, já imaginaram no caso das vivendas, onde os contadores estão dentro duma caixa fechada com parafusos, e lacrada, como é que se vai fazer o reset "rearme".
-
- Team Apoio
Boas
E por vezes em quintas, o contador está a mais de 1Km da casa principal.
E por vezes em quintas, o contador está a mais de 1Km da casa principal.
Narciso Ferreira Escreveu:Só se for de rearme automático, já imaginaram no caso das vivendas, onde os contadores estão dentro duma caixa fechada com parafusos, e lacrada, como é que se vai fazer o reset "rearme".
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 abr 2017, 15:05
boas,
Gostava de saber se é possivel colocar limitador de potência no exterior em caixa de embutir estanque ou mesmo quadro, isto é ter a portinhola e contador no muro do lado da rua, e o limitador da parte de dentro
Gostava de saber se é possivel colocar limitador de potência no exterior em caixa de embutir estanque ou mesmo quadro, isto é ter a portinhola e contador no muro do lado da rua, e o limitador da parte de dentro