Caros amigos, a minha dúvida é a seguinte:
No outro dia fui a uma loja de material eléctrico e deparo-me com dois cidadãos em acesa discussão sobre o tema que mais tem preenchido a agenda política: "A repicagem de tomadas".
Um cidadão gritava que agora quando se faz repicagem, é obrigatório fazer a ligação no fundo da caixa com "ligadores" enquanto que o outro berrava que bastava fazer nos contactos da própria tomada como sempre se fez.
Aquilo ia dando porrada, mas como não chegou a dar eu fiquei na dúvida sobre quem tinha razão.
O que é que os meus amigos acham??
E já agora, se usarmos ligadores é permitido fazer repicagem para duas tomadas a partir de uma? (por ex: de uma caixa saírem os fios para alimentarem outras 2 tomadas em simultâneo)
Dúvida sobre "repicagem" de tomadas
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Dúvida sobre "repicagem" de tomadas
Boas, desde que as tomadas tenham entrada para 2 fios (entrada e saida) podes repicar, sem colocar ligadores!!!torrozelo Escreveu:Caros amigos, a minha dúvida é a seguinte:
No outro dia fui a uma loja de material eléctrico e deparo-me com dois cidadãos em acesa discussão sobre o tema que mais tem preenchido a agenda política: "A repicagem de tomadas".
Um cidadão gritava que agora quando se faz repicagem, é obrigatório fazer a ligação no fundo da caixa com "ligadores" enquanto que o outro berrava que bastava fazer nos contactos da própria tomada como sempre se fez.
Aquilo ia dando porrada, mas como não chegou a dar eu fiquei na dúvida sobre quem tinha razão.
O que é que os meus amigos acham??
E já agora, se usarmos ligadores é permitido fazer repicagem para duas tomadas a partir de uma? (por ex: de uma caixa saírem os fios para alimentarem outras 2 tomadas em simultâneo)
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
555 Fichas e tomadas
As fichas e as tomadas devem satisfazer às Normas seguintes:
a) NP 1260 - Fichas e tomadas para usos domésticos e análogos;
b) EN 60309 - Fichas e tomadas de corrente para usos industriais.
As ligações por meio de fichas e de tomadas devem ser feitas por forma a que as tomadas
fiquem do lado da alimentação (evitando-se, assim, que os pernos das fichas fiquem em tensão
quando acessíveis).
Nota: De acordo com as presentes Regras Técnicas, as tomadas devem, em regra, ser dotadas de contactos de
terra. Exceptuam-se os casos em que forem adoptadas medidas de protecção específicas, tais como,
“protecção por TRS” ou “protecção por recurso a locais não condutores”, onde as tomadas não devem ter
contactos de terra.
As fichas e as tomadas devem ser seleccionadas por forma a que seja impossível tocar nas
suas partes activas nuas (quando em tensão), quer a ficha esteja totalmente introduzida na
tomada quer não.
Nota: Atendendo a que, de acordo com as respectivas Normas, os ligadores das tomadas permitem a derivação de
condutores (repicagem), não é necessário, nos circuitos de tomadas, utilizar dispositivos de ligação adicionais
(por exemplo, dispositivos de derivação instalados em caixas fundas, nas instalações embebidas ou caixas de
derivação, nas instalações à vista).
555.1 As tomadas devem ser dotadas de tantos órgãos de contacto, electricamente distintos e
mecanicamente solidários, quantos os condutores que façam parte da canalização que as
alimenta.
Nota: De referir que, quando as canalizações tiverem condutor de protecção, devem ser utilizadas apenas tomadas
que permitam, num só aparelho, fazer a ligação quer dos condutores activos quer do condutor de protecção.
Nas tomadas que possuam contactos de terra, a sua ligação com os respectivos contactos das fichas deve
estabelecer-se antes e interromper-se depois das ligações entre os contactos activos.
As fichas e as tomadas devem satisfazer às Normas seguintes:
a) NP 1260 - Fichas e tomadas para usos domésticos e análogos;
b) EN 60309 - Fichas e tomadas de corrente para usos industriais.
As ligações por meio de fichas e de tomadas devem ser feitas por forma a que as tomadas
fiquem do lado da alimentação (evitando-se, assim, que os pernos das fichas fiquem em tensão
quando acessíveis).
Nota: De acordo com as presentes Regras Técnicas, as tomadas devem, em regra, ser dotadas de contactos de
terra. Exceptuam-se os casos em que forem adoptadas medidas de protecção específicas, tais como,
“protecção por TRS” ou “protecção por recurso a locais não condutores”, onde as tomadas não devem ter
contactos de terra.
As fichas e as tomadas devem ser seleccionadas por forma a que seja impossível tocar nas
suas partes activas nuas (quando em tensão), quer a ficha esteja totalmente introduzida na
tomada quer não.
Nota: Atendendo a que, de acordo com as respectivas Normas, os ligadores das tomadas permitem a derivação de
condutores (repicagem), não é necessário, nos circuitos de tomadas, utilizar dispositivos de ligação adicionais
(por exemplo, dispositivos de derivação instalados em caixas fundas, nas instalações embebidas ou caixas de
derivação, nas instalações à vista).
555.1 As tomadas devem ser dotadas de tantos órgãos de contacto, electricamente distintos e
mecanicamente solidários, quantos os condutores que façam parte da canalização que as
alimenta.
Nota: De referir que, quando as canalizações tiverem condutor de protecção, devem ser utilizadas apenas tomadas
que permitam, num só aparelho, fazer a ligação quer dos condutores activos quer do condutor de protecção.
Nas tomadas que possuam contactos de terra, a sua ligação com os respectivos contactos das fichas deve
estabelecer-se antes e interromper-se depois das ligações entre os contactos activos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
para completar o colega varejo, sim podes também fazer a derivação dessa tomada, para outras, desde que também uses uma caixa funda, para colocares os referidos ligadores.
Agora essas discussões advêm do facto de que muitas pessoas usarem o sistema de anel aberto, na "repicagem" das tomadas e neste sistema se derivar uma tomada desse anel, deixa de ser um anel "puro" para ser uma mistura de anel com estrela.
Agora essas discussões advêm do facto de que muitas pessoas usarem o sistema de anel aberto, na "repicagem" das tomadas e neste sistema se derivar uma tomada desse anel, deixa de ser um anel "puro" para ser uma mistura de anel com estrela.
Então quer dizer que de uma tomada para outra posso fazer a ligação nos contactos. Se fôr de uma para duas ou mais, tenho de usar os ligadores, é isso??
A rapaziada da CERTIEL não vai levantar problemas??
A rapaziada da CERTIEL não vai levantar problemas??
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
por vezes dizem uma ou outra coisa, mas alegas que o ponto onde está a tomada, também é uma caixa de derivação, isto apenas se a caixa que usares é uma caixa funda (nas instalações embutidas), senão não consegues contrapôr isso.
Mas convidava colegas a cmentar isto, porque situações vividas é mais util.
Mas convidava colegas a cmentar isto, porque situações vividas é mais util.