Troca de telefone de intercomunicador

news_js
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Troca de telefone de intercomunicador

Mensagem por news_js »

Olá!

No meu apartamento o telefone do intercomunicador, marca Golmar, já tem uns 28 anos e faz alguns mal contactos nas partes mecânicas. Para o substituir preciso de saber como efetuar as ligações no novo. Alguns fabricantes apresentam tabelas de equivalência, mas não consigo descobrir o modelo. Não tem a indicação do modelo em nenhum lado, nem na parte traseira virada para a parede. Alguém o consegue identificar ou sabe como ligá-lo a um novo? Que tipo de telefone devo comprar? Há forma de, com a ajuda de um multímetro, descobrir a equivalência? Obrigado.
golmar_ext.jpg
golmar_int.jpg
Dos telefones da marca Golmar disponíveis atualmente no mercado:

http://www.golmar.es/es/productos.aspx?_1pCat=20_96

Creio que o mais indicado será este:

http://www.golmar.es//es/productosDetal ... &idioma=ES

Ligações do modelo de substituição:
golmar_liga.jpg
golmar_liga.jpg (95.54 KiB) Visto 10852 vezes
Tabela de equivalências:
golmar_equivale.jpg
golmar_equivale.jpg (112.9 KiB) Visto 10852 vezes

Vídeo demonstrativo de como trocar um telefone de intercomunicador:

Última edição por news_js em 07 fev 2016, 16:24, editado 2 vezes no total.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: Troca de telefone de intercomunicador

Mensagem por Narciso Ferreira »

Mas já tem aí tudo o que precisa!
é só seguir os números que estão na base do telefone e a tabela que tem.
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Narciso Ferreira Escreveu:Mas já tem aí tudo o que precisa!
é só seguir os números que estão na base do telefone e a tabela que tem.
Como não tenho o modelo não posso ler diretamente a tabela de conversão. Posso porém tentar deduzir a função dos condutores. Sendo assim:

-a ligação 7 será o sinal de chamada da rua e da porta do apartamento (daí os dois condutores ligados);
-a ligação 3 será a massa (é o 3 em quase todos os modelos Golmar da tabela de conversão);
-a ligação 10 será do autofalante (é o 10 em quase todos os modelos Golmar da tabela de conversão);
-a ligação 5 será o microfone (é o 5 em quase todos os modelos Golmar da tabela de conversão);
-a ligação de abertura do trinco é obviamente a que eu coloquei assinalada com a seta a amarelo.

Estou certo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já descubriu que tem um telefone de porta instalado da marca Golmar, já tem a tabela de equivalencias da Golmar, agora é só ligar o novo de acordo com a referencia e respetivas equivalencias.
news_js Escreveu:Olá!

No meu apartamento o telefone do intercomunicador, marca Golmar, já tem uns 28 anos e faz alguns mal contactos nas partes mecânicas. Para o substituir preciso de saber como efetuar as ligações no novo. Alguns fabricantes apresentam tabelas de equivalência, mas não consigo descobrir o modelo. Não tem a indicação do modelo em nenhum lado, nem na parte traseira virada para a parede. Alguém o consegue identificar ou sabe como ligá-lo a um novo? Que tipo de telefone devo comprar? Há forma de, com a ajuda de um multímetro, descobrir a equivalência? Obrigado.

Imagem

Imagem

Dos telefones da marca Golmar disponíveis atualmente no mercado:

http://www.golmar.es/es/productos.aspx?_1pCat=20_96

Creio que o mais indicado será este:

http://www.golmar.es//es/productosDetal ... &idioma=ES

Ligações do modelo de substituição:

Imagem

Tabela de equivalências:

Imagem
Cpts.
Energy
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Como não tenho o modelo não posso ler diretamente a tabela de conversão. Posso porém tentar deduzir a função dos condutores. Sendo assim:

-a ligação 7 será o sinal de chamada da rua e da porta do apartamento (daí os dois condutores ligados);
-a ligação 3 será a massa (é o 3 em quase todos os modelos Golmar da tabela de conversão);
-a ligação 10 será do autofalante (é o 10 em quase todos os modelos Golmar da tabela de conversão);
-a ligação 5 será o microfone (é o 5 em quase todos os modelos Golmar da tabela de conversão);
-a ligação de abertura do trinco é obviamente a que eu coloquei assinalada com a seta a amarelo.

Estou certo?
se for um telefone que também tenha o 0 pode separar o toque da entrada e o da rua
a ligação de abertura do trinco é obviamente a que eu coloquei assinalada com a seta a amarelo.
está lá o P1!
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Obrigado a todos pelas dicas. Como não estou a conseguir encontrar telefones Golmar, qual é a melhor marca de telefones disponível em Portugal?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Não encontras Golmar em Portugal? De que zona do país és?

Norte tens a - http://www.teclusa.pt ou http://www.chlengenharia.pt
Centro tens a - http://www.hipoloeste.pt ou http://www.marilamp.pt ou http://www.cajaf.pt
Sul tens a - http://www.ondamarfim.pt (também estão na zona Centro)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O representante em Portugal é a Lemague, mas existem muitos armazens de material elétrico, de Norte a Sul a vender Golmar.
Se estiveres por Lisboa, posso indicar-te um que tem de imediato para entrega, pois eu tambem uso muito Golmar e Auta.

news_js Escreveu:Obrigado a todos pelas dicas. Como não estou a conseguir encontrar telefones Golmar, qual é a melhor marca de telefones disponível em Portugal?
Cpts.
Energy
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Auta! Fabricado em Valência Espanha

instalei umas dezenas de video-porteiros desses em Espanha, com aqueles selectores digitais de endereçamento, que na betoneira exterior os 2 primeiros algarismos representam o edifício, os 2 segundos algarismos representam o piso, e os 2 últimos algarismos representam o apartamento.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Auta, funciona na perfeição, com tecnologia, bom aspeto estético, e a um bom preço de concorrência.
E é claro boa assistência, para esclarecimento de duvidas em obra, o representante com quem trabalho é na zona Sul, não tenho qualquer relacionamento com a Lemague, pois não gostei dos vários contatos via email que mantive com eles.
Narciso Ferreira Escreveu:Auta! Fabricado em Valência Espanha

instalei umas dezenas de video-porteiros desses em Espanha, com aqueles selectores digitais de endereçamento, que na betoneira exterior os 2 primeiros algarismos representam o edifício, os 2 segundos algarismos representam o piso, e os 2 últimos algarismos representam o apartamento.
Cpts.
Energy
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Bom, acabei por encomendar numa loja portuguesa online um Golmar T-510R.

Já agora, enviei um e-mail à Golmar e foram rápidos em responder. Aqui fica a resposta:
Buenos días,
El modelo equivalente puede ser el T-710R o el T-510R y la conexión es igual que las conexiones que tiene actualmente, si no la equivalencia según la lista que adjunta es el T-810.
Un saludo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Por norma respondem no proprio dia, ou logo no dia seguinte.

news_js Escreveu:Bom, acabei por encomendar numa loja portuguesa online um Golmar T-510R.

Já agora, enviei um e-mail à Golmar e foram rápidos em responder. Aqui fica a resposta:
Buenos días,
El modelo equivalente puede ser el T-710R o el T-510R y la conexión es igual que las conexiones que tiene actualmente, si no la equivalencia según la lista que adjunta es el T-810.
Un saludo.
Cpts.
Energy
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Aqui fica o resultado final (Golmar T-510R):

Imagem

Funciona muito bem e o som da campainha é bastante potente.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
E esse telefone tem uma dupla vantagem, que é possuir dois tipos de toque de campainha, o que permite no caso dos apartamentos saber se a pessoa que toca à campainha se encontra no exterior do prédio, ou já está no patim da escada.
news_js Escreveu:Aqui fica o resultado final (Golmar T-510R):

Imagem

Funciona muito bem e o som da campainha é bastante potente.
Cpts.
Energy
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Realmente tem o conector 0, mas pensei que fosse para colocar no toque melódico, pelo que liguei os dois cabos ao conector n.º 7. Pensei que fosse para usar ou um ou outro. Quer dizer que posso ligar o cabo vindo do pátio ao conector 0 e o outro cabo vindo da rua ao conector 7?
ligacoes.jpg
Responder

Voltar para “Dúvidas”