Cabo para Telefone com 1 Par trançado
Cabo para Telefone com 1 Par trançado
Boa Noite,
Vou acrescentar uma tomada de telefone em minha casa.
O cabo que aqui tenho para uma tomada feita pela PT é um cabo com 2 pares de 0.5mm^2 (4 condutores) sendo que os cabos dos dois pares estão trançados. O cabo é ainda blindado.
Eu não vejo necessidade de ter blindagem, aquilo nem está ligado à terra, e não está a fazer nada.
Para esta nova tomada estou à procura de um cabo com 1 par de cobre trançado 1x2x0.5. Já procurei em Bricos e assim mas não encontrei. Só têm UTP cat5e ou cat6.
Encontrei este tipo de cabo num catalogo da General Cable. Alguem me sabe indicar onde posso comprar o cabo? Moro em Penafiel distrito Porto.
Desde já agradeço a ajuda
O cabo que aqui tenho para uma tomada feita pela PT é um cabo com 2 pares de 0.5mm^2 (4 condutores) sendo que os cabos dos dois pares estão trançados. O cabo é ainda blindado.
Eu não vejo necessidade de ter blindagem, aquilo nem está ligado à terra, e não está a fazer nada.
Para esta nova tomada estou à procura de um cabo com 1 par de cobre trançado 1x2x0.5. Já procurei em Bricos e assim mas não encontrei. Só têm UTP cat5e ou cat6.
Encontrei este tipo de cabo num catalogo da General Cable. Alguem me sabe indicar onde posso comprar o cabo? Moro em Penafiel distrito Porto.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Cabo para Telefone com 1 Par trançado
Boas
Cabo de par trançado do tipo UTP/FTP encontra com facilidade em qualquer armazem de material elétrico, o problema é que talvez só lhe vendam em peças, e não a retalho.
Talvez seja mais fácil encontrar a retalho TVV/TVHV
Cabo de par trançado do tipo UTP/FTP encontra com facilidade em qualquer armazem de material elétrico, o problema é que talvez só lhe vendam em peças, e não a retalho.
Talvez seja mais fácil encontrar a retalho TVV/TVHV
certiozd Escreveu:Boa Noite,
Cpts.
Energy
Energy
Ah era isso mesmo que estava à procura.
O da PT é TVHV, vi agora. Mas ele é trançado. O fabricante é Alcobre
Só que queria só com 1 par, em vez de os dois. Visto que só precido de um. Existirá?
Só que queria só com 1 par, em vez de os dois. Visto que só precido de um. Existirá?
Sim, existe e a Alcobre tem.
certiozd Escreveu:Ah era isso mesmo que estava à procura.
-
- Team Apoio
Boas
Na verdade existe, mas como lhe disse, o problema é venderem-lhe um retalho, ou seja 1/2 metros.
Como não é um cabo muito utilizado no mercado, pode ser de dificil venda para a quantidade que pretende, daí pode ter que optar por 2 pares.
Na verdade existe, mas como lhe disse, o problema é venderem-lhe um retalho, ou seja 1/2 metros.
Como não é um cabo muito utilizado no mercado, pode ser de dificil venda para a quantidade que pretende, daí pode ter que optar por 2 pares.
certiozd Escreveu:Ah era isso mesmo que estava à procura.
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado pelas respostas.
Vou ver o que encontro então.
Acho curioso ser mais comum dois pares e na realidade a instalação telefone apenas usar um. Não deveria ser mais comum um par?
Acho curioso ser mais comum dois pares e na realidade a instalação telefone apenas usar um. Não deveria ser mais comum um par?
-
- Team Apoio
Boas
O problema é que por vezes na passagem de um cabo de um par, se um dos pares se parte, tem de se trocar o cabo todo, enquanto se for de 2 pares o assunto está sempre resolvido, e esse cabo parte com muita facilidade, quando se trata de aplicação em obras de grande confusão, basta dobrar, ou um pequeno esticão e já era.
O problema é que por vezes na passagem de um cabo de um par, se um dos pares se parte, tem de se trocar o cabo todo, enquanto se for de 2 pares o assunto está sempre resolvido, e esse cabo parte com muita facilidade, quando se trata de aplicação em obras de grande confusão, basta dobrar, ou um pequeno esticão e já era.
certiozd Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Cpts.
Energy
Energy
Bem, hoje corri 6 casas de material eléctrico e não têm cabo tvhv nem tvv
O mais perto que encontrei foi um cabo que dizem servir para video porteiros também. Mas torci o nariz aquilo.
Numa loja falaram me em falar com alguém que fizesse instalações para a PT. Já encontrei uma empresa, e vou lá amanhã perguntar.
Secalhar vou procurar no ebay ou assim.

O mais perto que encontrei foi um cabo que dizem servir para video porteiros também. Mas torci o nariz aquilo.
Numa loja falaram me em falar com alguém que fizesse instalações para a PT. Já encontrei uma empresa, e vou lá amanhã perguntar.
-
- Team Apoio
Boas
Talvez numa grande superficie comercial do tipo Leroy, possa encontrar o que procura.
Talvez numa grande superficie comercial do tipo Leroy, possa encontrar o que procura.
certiozd Escreveu:Bem, hoje corri 6 casas de material eléctrico e não têm cabo tvhv nem tvv![]()
Cpts.
Energy
Energy
Boas.embora o utp tambem sirva, existe no aki uns rolinhos de 25 mts (se nao me engano) de cabo paralelo de fio rigido, que penso ser 0,5 mm. Encontra facilmente na zona dos telefones e é barato.
Boas,
Mas eu queria que o cabo fosse trançado em vez de paralelo.
-
- Team Apoio
Boas
Se fores de Lisboa, talvez eu te resolva o problema com o TVHV 1X2X0.5MM
Se fores de Lisboa, talvez eu te resolva o problema com o TVHV 1X2X0.5MM
certiozd Escreveu:Boas,
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,certiozd Escreveu:Boas,
o "cliente" é "esquisito" diga lá qual o fetiche do par torcido?
Ohmico
O cabo que a PT cá instalou é torcido. Basicamente queria um com as mesma propriedades para não afetar o sinal.
A tomada que vou mudar tem o router ADSL da meo. Não quero perder sinal.
No caso de linha telefónica não é importante para o sinal o cabo ser, ou não, torcido?
A tomada que vou mudar tem o router ADSL da meo. Não quero perder sinal.
No caso de linha telefónica não é importante para o sinal o cabo ser, ou não, torcido?
-
- Curioso
- Registado: 12 dez 2009, 23:14
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Se o sinal ADSL é fraco, então o router deve ficar o mais perto possível da entrada do apartamento. Depois leva-se o sinal de rede ou telefone até onde se queira por cabo de rede.