Remodelação eléctrica da cozinha

DCautosport
Curioso
Curioso
Registado: 18 nov 2013, 17:19
Has thanked: 14 times

Re: Remodelação eléctrica da cozinha

Mensagem por DCautosport »

Narciso Ferreira Escreveu:este disjuntor é para que não passe corrente pelo ID superior ao que ele suporta, para a protecção magneto-térmica dos circuitos já tem os outros disjuntor que estão a seguir ao ID.
Ahh então os tais disjuntores 1P+N são os tais que fazem a tal proteção magnético-térmica é isso???
Narciso Ferreira Escreveu:vamos supor que tem um ID com IN-40A, e liga a vitrocerâmica podem ser 32A, liga o forno podem ser 16A, já atingimos 48A, o ID pode derreter por sobreaquecimento.
Ok entendi, sendo assim e se a compreensão não me está a falhar a colocação desse 1P+N antes do ID (interruptor diferencial) e supondo que estou certo quando digo que esse 1P+N faz proteção magnético-térmica, é colocado de forma a que se houver o sobreaquecimento do ID devido ao excesso de potência debitada pelo mesmo circuito (cozinha) o disjuntor 1P+N dispara, não deixando que o ID derreta e provavelmente algum fio também... tudo certo?

Assim não é colocado nenhum DD (disjuntor diferencial) neste tipo de montagem, nem o mesmo é necessário correcto?

Obrigado
Criticar é fácil.... Difícil é ajudar....
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Ahh então os tais disjuntores 1P+N são os tais que fazem a tal proteção magnético-térmica é isso???
correcto! "com o calibre adequado ao diâmetro do fio de cada circuito".
placa 32A fio de 6mm "terminando em caixa quadrada"
forno 20A fio de 4mm "terminando em caixa quadrada"
tudo o que termine em tomadas 16A fio de 2.5mm
iluminação 10A fio de 1.5mm

Ok entendi, sendo assim e se a compreensão não me está a falhar a colocação desse 1P+N antes do ID (interruptor diferencial) e supondo que estou certo quando digo que esse 1P+N faz proteção magnético-térmica, é colocado de forma a que se houver o sobreaquecimento do ID devido ao excesso de potência debitada pelo mesmo circuito (cozinha) o disjuntor 1P+N dispara, não deixando que o ID derreta e provavelmente algum fio também... tudo certo?
Correcto! "mas não é se houver sobreaquecimento, MAS PARA ESTE NEM CHEGAR A EXISTIR"

Assim não é colocado nenhum DD (disjuntor diferencial) neste tipo de montagem, nem o mesmo é necessário correcto?
correcto!

Há outras possibilidades! mas penso que não se justificam.

1º-colocar DD em vez de DPN+ID
vantagens- ocupa menos espaço no quadro, menos ligações e só tem um ponto de disparo.
desvantagens- preço, quando avaria é substituída a peça completa. "se for com DPN+ID pode substituir só uma das peças".

2º-colocar os IDs com IN 80A e toda a instalação do quadro a corresponder. "desvantagem-preço"

3º- colocar dijuntor 2P+Bloco Vigi, "fica parecido com o DPN+ID", não se justifica aplicar no doméstico, principalmente por causa do preço e espaço.
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:Correcto! "mas não é se houver sobreaquecimento, MAS PARA ESTE NEM CHEGAR A EXISTIR
Claro :lol: :lol: :lol:

Já comprei os disjuntores 1P+N da merlin gerin... espero ter feito um bom negocio...

Ora opinem lá...

Imagem

6-Disjuntores 1P+N 20A Ref: 19269
Imagem

19-Disjuntores 1P+N 16A Ref: 19268
Imagem

22-Disjuntores 1P+N 10A Ref: 19266
Imagem

17- Peças que não sei o que são nem para que servem, são de 16A Ref: 15510
Imagem

3-Diferenciais 25A 4P 300mA Ref: 16954
3-Diferenciais 40A 4P 30mA Ref: 16955
1-Interuptor Geral 100A 4P Ref: 15093
Imagem

Por tudo dei 50€... espero que tenha sido um bom negocio...
Aproveito para dizer que se alguém precisar dos disjuntores 4P como são para corrente trifásica não vou usar digam... que eu ofereço a quem os quiser...

Fiz mau negocio??? Agora falta comprar o resto das peças que faltam...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
As 17 Unidades que diz não saber o que são, chamam-se Telerruptores, e servem por exemplo para comandar iluminação, atraves de botões de pressão, e nas comutações de escada com inversores por exemplo, gasta menos fio, menos tempo de mao de obra, e é só usar botões.
Se os IDs estiverem a funcionar na perfeição, não fez mau negócio.

DCautosport Escreveu:
Narciso Ferreira Escreveu:Correcto! "mas não é se houver sobreaquecimento, MAS PARA ESTE NEM CHEGAR A EXISTIR
Claro :lol: :lol: :lol:

Já comprei os disjuntores 1P+N da merlin gerin... espero ter feito um bom negocio...

Ora opinem lá...

Imagem

6-Disjuntores 1P+N 20A Ref: 19269
Imagem

19-Disjuntores 1P+N 16A Ref: 19268
Imagem

22-Disjuntores 1P+N 10A Ref: 19266
Imagem

17- Peças que não sei o que são nem para que servem, são de 16A Ref: 15510
Imagem

3-Diferenciais 25A 4P 300mA Ref: 16954
3-Diferenciais 40A 4P 30mA Ref: 16955
1-Interuptor Geral 100A 4P Ref: 15093
Imagem

Por tudo dei 50€... espero que tenha sido um bom negocio...
Aproveito para dizer que se alguém precisar dos disjuntores 4P como são para corrente trifásica não vou usar digam... que eu ofereço a quem os quiser...

Fiz mau negocio??? Agora falta comprar o resto das peças que faltam...
Cpts.
Energy
DCautosport
Curioso
Curioso

ENERGY Escreveu:Boas
As 17 Unidades que diz não saber o que são, chamam-se Telerruptores, e servem por exemplo para comandar iluminação, atraves de botões de pressão, e nas comutações de escada com inversores por exemplo, gasta menos fio, menos tempo de mao de obra, e é só usar botões.
Se os IDs estiverem a funcionar na perfeição, não fez mau negócio.
Hum... cá a casa tem uma espécie desses telerruptores então... mas é uma peça pequena na caixa de derivação, relé acho que se chama isso... que quando se carrega no interruptor dá um estalinho e liga ou desliga a luz, ficando o interruptor sempre na mesma posição. Nesse caso a iluminação ao invés de levar o 1P+N de 10A levaria apenas esse tal telerruptor, mas com um interruptor próprio..(de pressão) é isso???
ENERGY Escreveu:Se os IDs estiverem a funcionar na perfeição, não fez mau negócio.
Pois espero não ter feito um mau negocio, no entanto os ID's são trifásicos, e não me servem de nada, comprei só pelos 1P+N que pelos preços que vi andam na casa dos 15 a 20 euos em 16A portanto espero ter feito um bom negocio sem ter em linha de conta os ID's...

Os ID's se alguém precisar deles é dizer.... (Ofereço!!! Não vendo!!!)
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Has thanked: 8 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por Raminhos »

Já vi que o amigo vai ficar com uma instalação bem protegida, todos os clientes deveriam pensar assim.
DCautosport
Curioso
Curioso

Raminhos Escreveu:Já vi que o amigo vai ficar com uma instalação bem protegida, todos os clientes deveriam pensar assim.
Assim espero e quero, tal como escrevi num dos meus primeiros post's eu gosto das coisas perfeitas, não é só bem feitas, é o mais perto do perfeito quanto possível...
Quando se trata de segurança não se pode facilitar, e ainda mais quando existem e podem existir crianças em casa... ;)
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Hum... cá a casa tem uma espécie desses telerruptores então... mas é uma peça pequena na caixa de derivação, relé acho que se chama isso... que quando se carrega no interruptor dá um estalinho e liga ou desliga a luz, ficando o interruptor sempre na mesma posição. Nesse caso a iluminação ao invés de levar o 1P+N de 10A levaria apenas esse tal telerruptor, mas com um interruptor próprio..(de pressão) é isso???
Os relés de pulso" conhecidos por telerruptores" sejam eles modulares para aplicação no quadro eléctrico, ou de colocar dentro das caixas de aparelhagem ou derivação, são dispositivos de comando e nunca de protecção. É como se fosse um interruptor mas comandado a partir de um comando externo.

Pois espero não ter feito um mau negocio, no entanto os ID's são trifásicos, e não me servem de nada, comprei só pelos 1P+N que pelos preços que vi andam na casa dos 15 a 20 euos em 16A portanto espero ter feito um bom negocio sem ter em linha de conta os ID's...

Sem duvida que fez um bom negócio, 50€ é basicamente o preço de 1 só ID novo.
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:Sem duvida que fez um bom negócio, 50€ é basicamente o preço de 1 só ID novo.
Os ID's de nada me servem... :?
Só comprei pelo disjuntores 1P+N que me aconselharam, que pelos preços que vi (hager, merlin gerin/schneider) andam na volta dos 15€ cada... Os Legrand são um pouco mais baratos, mas mesmo assim na casa dos 10€, os mais baratos que vi mesmo foi uns da epafel (cerca de 5€), mas não sei se são confiáveis mas mesmo analisando o preço de 5 euros, acho que foi de aproveitar, assim eles estejam totalmente bons e funcionais como me fio assegurado verbalmente pelo vendedor... Isto se realmente o preço for estes que analisei... ou será que existia mais barato?

Já agora e para chatear os companheiros mais um cadinho questiono se existe alguma forma "simples" de testar os disjuntores a fim de confirmar o seu normal funcionamento???

Obrigado
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Os ID's de nada me servem... :?
ainda à poucos dias se falou aqui no forum, como aplicar um ID trifásico como monofásico, eu não aconselho a fazer isso, além de achar que é um desperdício de espaço nos quadros.
ou será que existia mais barato?
o barato geralmente sai caro! "é um ditado popular"
Já agora e para chatear os companheiros mais um cadinho questiono se existe alguma forma "simples" de testar os disjuntores a fim de confirmar o seu normal funcionamento???
testar, podia mas não justifica.
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:ainda à poucos dias se falou aqui no forum, como aplicar um ID trifásico como monofásico, eu não aconselho a fazer isso, além de achar que é um desperdício de espaço nos quadros.
Não li nem pesquisei porque assumi que tal era impossível, por isso nem me preocupei em pesquisar, qualquer das formas se não aconselha, eu não o farei!!!!
Narciso Ferreira Escreveu:[o barato geralmente sai caro! "é um ditado popular".
Suponho estar bem servido com estes da merlin então....
Narciso Ferreira Escreveu:[testar, podia mas não justifica.
Não percebi.... Não se justifica Porque??? Mesmo só a titulo de curiosidade como se poderia fazer o ou os respectivos testes??? é que pesquisei e nada encontrei....
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

É assim, para testar a parte térmica, bastava alimentar o disjuntor N+L e colocar uma carga do outro lado que consuma ligeiramente acima do IC "intensidade de corte" do respectivo disjuntor, e este tem que disparar.

A parte magnética só mesmo por curto-circuito.
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:É assim, para testar a parte térmica, bastava alimentar o disjuntor N+L e colocar uma carga do outro lado que consuma ligeiramente acima do IC "intensidade de corte" do respectivo disjuntor, e este tem que disparar.
Portanto ligar ao disjuntor um fio de 1,5mm2 para aquecer mais rápido o fio e ligar um eletrodoméstico de alto consumo a ver se dispara... mas ainda assim não seria fácil uma vez que por exemplo tenho 6 disjuntores de 20A (mais os de 16A + os de 10A) o que daria para ultrapassar essa potência 20A ou mesmo os 16A? Acho que a coisa mais potente que tenho cá em casa no momento é um aquecedor com 3.3KW... Ideias???
Narciso Ferreira Escreveu:A parte magnética só mesmo por curto-circuito.
Neste caso seria encostar o fio preto (fase) com a terra e ele tinha de disparar, e depois como é P+N tem proteção de neutro testar também o encostar o azul (neutro) a terra e também tem de disparar, e ainda encostar fase e neutro e também terá de disparar... será isso?
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Portanto ligar ao disjuntor um fio de 1,5mm2 para aquecer mais rápido o fio e ligar um eletrodoméstico de alto consumo a ver se dispara... mas ainda assim não seria fácil uma vez que por exemplo tenho 6 disjuntores de 20A (mais os de 16A + os de 10A) o que daria para ultrapassar essa potência 20A ou mesmo os 16A? Acho que a coisa mais potente que tenho cá em casa no momento é um aquecedor com 3.3KW... Ideias???
não é assim tão simples, tinha que ser um valor aproximado ao IC para saber se está devidamente calibrado, nem isso se usa fazer, quando um disjuntor avaria normalmente não segura em cima.
Neste caso seria encostar o fio preto (fase) com a terra e ele tinha de disparar, e depois como é P+N tem proteção de neutro testar também o encostar o azul (neutro) a terra e também tem de disparar, e ainda encostar fase e neutro e também terá de disparar... será isso?
neste caso seria mais Fase-Neutro "não se esqueça que são 230v"

BOAS FAíSCAS
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:
não é assim tão simples, tinha que ser um valor aproximado ao IC para saber se está devidamente calibrado, nem isso se usa fazer, quando um disjuntor avaria normalmente não segura em cima.
neste caso seria mais Fase-Neutro "não se esqueça que são 230v"

BOAS FAíSCAS
Não... Não que eu tenho muito medo de faíscas (quer dizer posso testar apenas 1 a titulo de curiosidade de como funciona, nada mais... tanto que estou tentado a abrir um para verificar como funciona por dentro para perceber a lógica da coisa)... é só mesmo a titulo de curiosidade... Então mas não deveria disparar também fase+tera e neutro+terra!?
Responder

Voltar para “Dúvidas”