Megar cablagem???

Responder
RJCA

Megar cablagem???

Mensagem por RJCA »

Saudações.

Pode ser uma duvida parva mas eu nunca ouvi falar em "megar cablagem". Posso perguntar o que é isso exactamente? Obrigado desde já...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Megar cablagem???

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Eu também não gosto muito da expressão, mas penso que a mesma se refira a verificar (medir) o isolamento eléctrico dum cabo, usando o megaohmimetro.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu:Boa noite.

Eu também não gosto muito da expressão, mas penso que a mesma se refira a verificar (medir) o isolamento eléctrico dum cabo, usando o megaohmimetro.
Sim, quem diz isso, está a referir-se ao acto de submeter o cabo, ao teste de medição do isolamento entre condutores.
Também não gosto e condeno quem a usa.
Ela deriva do facto existir um fabricante que produz mega-óhmimetros, a marca Megger, ser muito utilizado no passado. Era usado até como referência...
Era como dizer flukar um cabo, ou chauvinar um cabo...
RJCA

Mensagem por RJCA »

Há relativamente pouco tempo lá no meu trabalho um dos engenheiros do departamento de obras onde estou inserido actualmente é que me tentou dar essa teoria por causa dum sistema de iluminação publica interior (serviços centrais e uma das escolas da Instituição) que abrange 2 sectores e que me parece que a cablagem do chão terá problemas entre os vários postes de iluminação. Eu ando desconfiado que a cablagem poderá estar "marada" mas pronto como os engenheiros é que têm a mania (daqueles que ficam com o rabinho sentado o dia todo na secretária em vez de acompanharem as obras e instalações) que são os espertos e o pessoal que anda no terreno é que nada sabem (tadinhos são tão convencidos) eu deixo-os falar sozinhos... :twisted:

Obrigado pelas vossas participações... :V
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por mitos »

Bom dia,
O nome Meggar pode estar pouco correto mas a teoria de "meggar" os cabos está correta...
com este teste podes verificar se tens alguma fuga de isolamento no cabo ou se o mesmo está interrompido.

no caso dos cabos subterraneos existem uns seres muito chatos que gostam de mordiscar os mesmos e com a humidade do chão dá asneira... nada melhor que medir o isolamento do cabo com um medidor de isolamento...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Responder

Voltar para “Dúvidas”