Remodelação eléctrica da cozinha

Responder
DCautosport
Curioso
Curioso
Registado: 18 nov 2013, 17:19
Has thanked: 14 times

Remodelação eléctrica da cozinha

Mensagem por DCautosport »

Bom dia, pessoal estou com umas duvidas e precisava da vossa ajuda, estou a remodelar toda a minha cozinha, azuleijos novos, móveis colocação de novas tomadas e fios novos, e como tal estou a colocar novos fios e novos sítios de tomadas para máquinas e forno e placa, uma vez que aquilo não era cozinha estou a tentar fazer tudo de novo bem feito. Já abri alguns roços onde já coloquei tubo anelado de 32mm e algum anelado de 16mm. A minha ideia era fazer tudo novo com fio de 6mm já a pensar no dia de amanhã inclusive para ficar tudo bem duradouro e resistente seguro e com muita potência sem qualquer hipótese de derreterem, a minha pergunta é pode ser feito tudo em fio de 6mm ou há algum problema com isso?? Estava a pensar meter directo ao quadro os seguintes electrodomésticos; Forno, placa de indução, forno de vapor, micro-ondas e o frigorífico com disjuntores independentes para cada um deles!? Ficando a máquina da louça, o exaustor e triturador de lava louca e mais 2 tomadas (tomadas de bancada) tudo no mesmo circuito as (5 coisas)!? Depois outro circuito com cerca de 10 tomadas gerais para os mais variados electrodomésticos como por exemplo máquina café torradeira etc etc isto tudo em outro circuito directo à um disjuntor no quadro, pode ser assim??? Ou tem alguma coisa de errado??? Isto tudo com fio de 6mm há excepção do frigorifico e do triturador e do exaustor que seria de 4mm mas apenas da caixa de derivação até há caixa terminal nessa medida, de resto tudo em fio de 6mm. De referir que também terei de trocar a caixa do quadro (onde encaixam os disjuntores) pois a actual não tem espaço suficiente para mais disjuntores... de referir ainda que que irá fazer as ligações serei eu e um amigo com curso de electricista daqueles cursos profissionais com equivalência tirado a muitos anos atrás (cerca de 10 ou 12) mas sem nunca ter exercido a profissão e como tal estamos aqui com muitas dúvidas de principiantes, pois ele não tem experiência nenhuma, e eu apenas sei abrir os roços meter o tubo anelado, e passar o fios por dentre deles, mais nada, como tal a vossa ajuda seria muito apreciada.
Queria saber ainda quantos fios de 6mm passa dentro do tubo anelado de 32 mm ??? São 5 penso eu (32mm(tubo anelado a dividir por 6mm(fio) dá 5) mas queria confirmar, pois estive a ver uma tabela que diz que são 10 fios!?
Deixo aqui a foto da tabela inclusive.
Obrigado a todos desde já.
Anexos
ref_ele_fios16.gif
Criticar é fácil.... Difícil é ajudar....
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Remodelação eléctrica da cozinha

Mensagem por ENERGY »

Boas
Com todas essas duvidas, e por tudo o que descreve, o melhor é dar uma vista de olhos nas RTIEBT, ou então entregar o trabalho a alguém com experiência.

DCautosport Escreveu:Bom dia, pessoal estou com umas duvidas e precisava da vossa ajuda, estou a remodelar toda a minha cozinha, azuleijos novos, móveis colocação de novas tomadas e fios novos, e como tal estou a colocar novos fios e novos sítios de tomadas para máquinas e forno e placa, uma vez que aquilo não era cozinha estou a tentar fazer tudo de novo bem feito. Já abri alguns roços onde já coloquei tubo anelado de 32mm e algum anelado de 16mm. A minha ideia era fazer tudo novo com fio de 6mm já a pensar no dia de amanhã inclusive para ficar tudo bem duradouro e resistente seguro e com muita potência sem qualquer hipótese de derreterem, a minha pergunta é pode ser feito tudo em fio de 6mm ou há algum problema com isso?? Estava a pensar meter directo ao quadro os seguintes electrodomésticos; Forno, placa de indução, forno de vapor, micro-ondas e o frigorífico com disjuntores independentes para cada um deles!? Ficando a máquina da louça, o exaustor e triturador de lava louca e mais 2 tomadas (tomadas de bancada) tudo no mesmo circuito as (5 coisas)!? Depois outro circuito com cerca de 10 tomadas gerais para os mais variados electrodomésticos como por exemplo máquina café torradeira etc etc isto tudo em outro circuito directo à um disjuntor no quadro, pode ser assim??? Ou tem alguma coisa de errado??? Isto tudo com fio de 6mm há excepção do frigorifico e do triturador e do exaustor que seria de 4mm mas apenas da caixa de derivação até há caixa terminal nessa medida, de resto tudo em fio de 6mm. De referir que também terei de trocar a caixa do quadro (onde encaixam os disjuntores) pois a actual não tem espaço suficiente para mais disjuntores... de referir ainda que que irá fazer as ligações serei eu e um amigo com curso de electricista daqueles cursos profissionais com equivalência tirado a muitos anos atrás (cerca de 10 ou 12) mas sem nunca ter exercido a profissão e como tal estamos aqui com muitas dúvidas de principiantes, pois ele não tem experiência nenhuma, e eu apenas sei abrir os roços meter o tubo anelado, e passar o fios por dentre deles, mais nada, como tal a vossa ajuda seria muito apreciada.
Queria saber ainda quantos fios de 6mm passa dentro do tubo anelado de 32 mm ??? São 5 penso eu (32mm(tubo anelado a dividir por 6mm(fio) dá 5) mas queria confirmar, pois estive a ver uma tabela que diz que são 10 fios!?

Imagem
Cpts.
Energy
DCautosport
Curioso
Curioso

Sim isso seria de facto o mais correcto mas o orçamento não estica, e assim senda poderia poupar aqui umas coroas, e mesmo que não me entendesse com a coisa mais o meu amigo queria fazer a colocação das caixas de aparelhagem e das caixas de derivação e passar os fios por dentro do tubo anelado até ao quadro, o resto das ligações dentro do quadro sinceramente não me sinto sequer com à-vontade para lhe mexer, e suspeito que o meu amigo embora tenha dito que era na boa também devido há inexperiência não seja assim tão simples, mas ai se tivesse de chamar um profissional já não me custaria tanto com a papinha feita e cabos identificados... dai ter feito as perguntas que fiz... Quanquer das formas darei uma vista de olhos nas RTIEBT, onde posso encontrar a respectiva documentação?? na certiel? ou tenho de consultar algum livro manual? se for esse o caso, alguém me empresta um para que eu possa ler? Sou de Torres Vedras.
Obrigado
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas, desculpa a sinceridade.
Como no perfil não identificas a tua ocupação, suponho que sejas daqueles que tenta fazer tudo.
Para se tentar fazer tudo deves começar por pequenas formações nas áreas de interesse, depois expor as duvidas.
Dizer que fazes a papa e depois la vai o tecnico, bem, depois queres que o tecnico te explique o que fez e no fim de tudo vais achar caro, pois por duas horas, levou couro e cabelo.
Os foruns são para ajudar, não para fazer os trabalhos de casa. Da-se alternativas e comentan-se as questões.
Cump.

Rochinha
DCautosport
Curioso
Curioso

Mestreclima Escreveu:Boas, desculpa a sinceridade.
Como no perfil não identificas a tua ocupação, suponho que sejas daqueles que tenta fazer tudo.
Para se tentar fazer tudo deves começar por pequenas formações nas áreas de interesse, depois expor as duvidas.
Dizer que fazes a papa e depois la vai o tecnico, bem, depois queres que o tecnico te explique o que fez e no fim de tudo vais achar caro, pois por duas horas, levou couro e cabelo.
Os foruns são para ajudar, não para fazer os trabalhos de casa. Da-se alternativas e comentan-se as questões.
Não tem de pedir desculpa, sou mesmo esse tipo... :D adoro "bricolar" e sinceramente faço de tudo um pouco, mas gosto de fazer PERFEITO ;) é um requisito ser perfeito e não apenas ficar bom ou razoável, as vezes com simples coisas podemos melhorar significativamente o desempenho das coisas, são chamados de pequenos truques (eu como perfeccionista e visionário que sou ou tento ser, creio que as tomadas ao invés de levar fio de 2.5 como "manda a lei" se levar de 6mm fica muito melhor já fica pra os meus netos quando ligarem um apelhometro qualquer na cozinha que se carrega um botão e o comer aparece feito de instantâneo como por magia, mas infelizmente consume 14000 ou 15000 watts o meu neto não terá de trocar o fio... já lá vai estar... ao invés de quem tem de 2.5 os netos vão ter de trocar esse fio ou não poderão ter esse aparelhometro. A minha duvída seria se existia algum problema em colocar a secção maior do que os 2.5mm, (pelos vistos não há qualquer problema segundo JÁ consegui apurar em leiturar pela pela internet fora) pelo menos não noutros países em Portugal ainda não compreendi bem a legislação.) , no entanto como disse não seria eu a fazer a electricidade, seria um amigo (com a minha ajuda) que trabalha comigo mas que apesar de trabalhar comigo tem curso de electricista que fez a uns 10 ou 12 anos atrás mas nunca exerceu a profissão á seria, por isso pedi aqui ajuda a esclarecer algumas duvidas que tenho na qual ele não me soube esclarecer, por já não se recordar ou algo assim... Sim gostaria que o técnico me explica-se o que fez... Porque gosto de perceber a lógica das coisas, perguntaria o que está a fazer porquê e como, a um técnico de electricidade como perguntaria a um programador informático o que significa aqueles símbolos hexadecimais, ou a um técnico de TV o porque do cabo coxial ter uma malha de alumino lá dentro e para que efeito ela serve, ou ainda o porque do prato da parabólica ter de ser redondo e não com outro qualquer formato mesmo que tivesse de ser concavo... Aliás acho isso super saudável todos deveríamos ter conhecimentos de tudo um pouco, e o saber como se diz não ocupa lugar...
O porque SIM ou o porque NÃO nunca fórum respostas para mim, nem deveriam de o ser para ninguém.....

Aliás como diz e muito correcto os fórum são para ajudar... (foi isso que aqui pedi) não para fazer os trabalhos de casa (nem na escola os fazia... :D , mas também não pedi a ninguém para vir cá a casa ensinar como as coisas se fazem, como disse apenas questionei algumas coisas)
Os fóruns na minha modesta opinião servem primeiro de tudo para partilhar conhecimentos, discutir opinião arranjar soluções com pessoas que podem já ter passado pela mesma coisa ou não mas ter um ponto de vista diferente da coisa... lá esta a tal partilha de conhecimento, oferecer opiniões...
Aqui neste fórum, sou um leigo é certo, em noutros áreas onde me sinto confortável sempre o faço e tento ajudar infelizmente o tempo nem sempre tem as 48 horas (sim 48 horas) necessárias para tudo na minha vida... mas sempre que me questionam algo dentro da minha zona de conforto em fóruns mas principalmente pessoalmente desdobro-me em explicações e com vários pontos de vista para que a pessoa que me questiona entenda e aprenda... só assim me poderá ensinar algo e au aprender com ela também... quanto mais não seja até com alguma questão que poderei não saber responder com certeza no momento mas irei aprender posteriormente para puder responder...
Isto é a evolução... a partilha de conhecimentos...
Se tivesse oportunidade financeira como é obvio não viria aqui pedir opiniões nem partilha de conhecimentos!!! pagava o quem me os dé-se... assim como não tenho tanta disponibilidade financeira assim venho aqui pedir a quem me as ofereça... opiniões partilha de conhecimentos... nada demais julgo eu...

Mas quero dizer que percebo perfeitamente a sua resposta e a respeito integralmente sem que a mesma me tenha "melindrado".

Quanto a parte de achar que o técnico levaria couro e cabelo.... a minha resposta só pode ser uma... ;
Não é o técnico que ganha muito.... Eu é que infelizmente ganho pouco.... :x
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se quer colocar fio de 6mm nas tomadas, pode colocar à vontade, não sei é se depois vai encontrar técnico que ligue esse fio de 6mm nas tomadas :D
Pode instalar já a pensar num futuro tubagem de diamentro superior ao agotra estipulado, mas não vale a pena passar condutores de secção superior, quando as tomadas são de 16/20A, logo a proteção no Quadro Elétrico deve ser de acordo com a secção dos condutores e respetivas tomadas instaladas nesse circuito.
A tendência é os equipamentos cada vez consumirem menos, por isso não vale a pena estar a inventar, e estar a gastar dinheiro desnecessário.
DCautosport Escreveu:
Mestreclima Escreveu:Boas, desculpa a sinceridade.
Não tem de pedir desculpa, sou mesmo esse tipo... :D adoro "bricolar" e sinceramente faço de tudo um pouco, mas gosto de fazer PERFEITO ;) é um requisito ser perfeito e não apenas ficar bom ou razoável, as vezes com simples coisas podemos melhorar significativamente o desempenho das coisas, são chamados de pequenos truques (eu como perfeccionista e visionário que sou ou tento ser, creio que as tomadas ao invés de levar fio de 2.5 como "manda a lei" se levar de 6mm fica muito melhor já fica pra os meus netos quando ligarem um apelhometro qualquer na cozinha que se carrega um botão e o comer aparece feito de instantâneo como por magia, mas infelizmente consume 14000 ou 15000 watts o meu neto não terá de trocar o fio... já lá vai estar... ao invés de quem tem de 2.5 os netos vão ter de trocar esse fio ou não poderão ter esse aparelhometro. A minha duvída seria se existia algum problema em colocar a secção maior do que os 2.5mm, (pelos vistos não há qualquer problema segundo JÁ consegui apurar em leiturar pela pela internet fora) pelo menos não noutros países em Portugal ainda não compreendi bem a legislação.) , no entanto como disse não seria eu a fazer a electricidade, seria um amigo (com a minha ajuda) que trabalha comigo mas que apesar de trabalhar comigo tem curso de electricista que fez a uns 10 ou 12 anos atrás mas nunca exerceu a profissão á seria, por isso pedi aqui ajuda a esclarecer algumas duvidas que tenho na qual ele não me soube esclarecer, por já não se recordar ou algo assim... Sim gostaria que o técnico me explica-se o que fez... Porque gosto de perceber a lógica das coisas, perguntaria o que está a fazer porquê e como, a um técnico de electricidade como perguntaria a um programador informático o que significa aqueles símbolos hexadecimais, ou a um técnico de TV o porque do cabo coxial ter uma malha de alumino lá dentro e para que efeito ela serve, ou ainda o porque do prato da parabólica ter de ser redondo e não com outro qualquer formato mesmo que tivesse de ser concavo... Aliás acho isso super saudável todos deveríamos ter conhecimentos de tudo um pouco, e o saber como se diz não ocupa lugar...
O porque SIM ou o porque NÃO nunca fórum respostas para mim, nem deveriam de o ser para ninguém.....

Aliás como diz e muito correcto os fórum são para ajudar... (foi isso que aqui pedi) não para fazer os trabalhos de casa (nem na escola os fazia... :D , mas também não pedi a ninguém para vir cá a casa ensinar como as coisas se fazem, como disse apenas questionei algumas coisas)
Os fóruns na minha modesta opinião servem primeiro de tudo para partilhar conhecimentos, discutir opinião arranjar soluções com pessoas que podem já ter passado pela mesma coisa ou não mas ter um ponto de vista diferente da coisa... lá esta a tal partilha de conhecimento, oferecer opiniões...
Aqui neste fórum, sou um leigo é certo, em noutros áreas onde me sinto confortável sempre o faço e tento ajudar infelizmente o tempo nem sempre tem as 48 horas (sim 48 horas) necessárias para tudo na minha vida... mas sempre que me questionam algo dentro da minha zona de conforto em fóruns mas principalmente pessoalmente desdobro-me em explicações e com vários pontos de vista para que a pessoa que me questiona entenda e aprenda... só assim me poderá ensinar algo e au aprender com ela também... quanto mais não seja até com alguma questão que poderei não saber responder com certeza no momento mas irei aprender posteriormente para puder responder...
Isto é a evolução... a partilha de conhecimentos...
Se tivesse oportunidade financeira como é obvio não viria aqui pedir opiniões nem partilha de conhecimentos!!! pagava o quem me os dé-se... assim como não tenho tanta disponibilidade financeira assim venho aqui pedir a quem me as ofereça... opiniões partilha de conhecimentos... nada demais julgo eu...

Mas quero dizer que percebo perfeitamente a sua resposta e a respeito integralmente sem que a mesma me tenha "melindrado".

Quanto a parte de achar que o técnico levaria couro e cabelo.... a minha resposta só pode ser uma... ;
Não é o técnico que ganha muito.... Eu é que infelizmente ganho pouco.... :x
Cpts.
Energy
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Mensagem por maxxis »

Bem, relativamente ao fio de 6 mm, esqueça a sério (até porque ele não vai entrar na tomada tão pouco) depois para proteger esse fio seria um disjuntor de 32A e provavelmente tem contratado com a companhia 6.9 kva (30A). Deve utilizar 2.5 mm para tomadas gerais e 4/6 mm para ligação da placa/forno.

Para este tipo de instalação seria conveniente falar com um profissional.

Nota: essa tabela é referente a uma norma NBR, utilizada no Brasil e não em Portugal.

DCautosport Escreveu:Bom dia, pessoal estou com umas duvidas e precisava da vossa ajuda, estou a remodelar toda a minha cozinha, azuleijos novos, móveis colocação de novas tomadas e fios novos, e como tal estou a colocar novos fios e novos sítios de tomadas para máquinas e forno e placa, uma vez que aquilo não era cozinha estou a tentar fazer tudo de novo bem feito. Já abri alguns roços onde já coloquei tubo anelado de 32mm e algum anelado de 16mm. A minha ideia era fazer tudo novo com fio de 6mm já a pensar no dia de amanhã inclusive para ficar tudo bem duradouro e resistente seguro e com muita potência sem qualquer hipótese de derreterem, a minha pergunta é pode ser feito tudo em fio de 6mm ou há algum problema com isso?? Estava a pensar meter directo ao quadro os seguintes electrodomésticos; Forno, placa de indução, forno de vapor, micro-ondas e o frigorífico com disjuntores independentes para cada um deles!? Ficando a máquina da louça, o exaustor e triturador de lava louca e mais 2 tomadas (tomadas de bancada) tudo no mesmo circuito as (5 coisas)!? Depois outro circuito com cerca de 10 tomadas gerais para os mais variados electrodomésticos como por exemplo máquina café torradeira etc etc isto tudo em outro circuito directo à um disjuntor no quadro, pode ser assim??? Ou tem alguma coisa de errado??? Isto tudo com fio de 6mm há excepção do frigorifico e do triturador e do exaustor que seria de 4mm mas apenas da caixa de derivação até há caixa terminal nessa medida, de resto tudo em fio de 6mm. De referir que também terei de trocar a caixa do quadro (onde encaixam os disjuntores) pois a actual não tem espaço suficiente para mais disjuntores... de referir ainda que que irá fazer as ligações serei eu e um amigo com curso de electricista daqueles cursos profissionais com equivalência tirado a muitos anos atrás (cerca de 10 ou 12) mas sem nunca ter exercido a profissão e como tal estamos aqui com muitas dúvidas de principiantes, pois ele não tem experiência nenhuma, e eu apenas sei abrir os roços meter o tubo anelado, e passar o fios por dentre deles, mais nada, como tal a vossa ajuda seria muito apreciada.

Imagem
Anexos
Sem ss.jpg
Sem ss.jpg (21.56 KiB) Visto 2961 vezes
DCautosport
Curioso
Curioso

Muito bem entendi, e realmente a sua teoria tem uma logica muito aceitável (Sr.º Energy), realmente procurei por tomadas schuko de 20A e não encontrei nada, apenas encontrei de 16A que penso ser o básico ou normal digamos assim, apenas encontrei uma espécie de tomada (caixa terminal) para fazer as ligações para forno e placa de indução de 45A mas mesmo assim não foi cá em Portugal... Cá pelo que percebi costuma-se colocar uma caixa de aparelhagem ou caixa de derivação e depois uns ligadores cerâmicos.
Então reformulando a questão;
Que me dizem se for ligado assim:
Placa de indução; Forno; Micro-ondas ligado em fio de 6mm directo ao quadro protegido por disjuntor de 32A
Os restantes electrodomésticos; Máquina lavar louça; Frigorifico exaustor e triturador de bancada também directo ao quadro ligados com fio de 4mm protegido com disjuntor de 25A
As restantes tomadas de uso geral (18 tomadas) ligadas em 3 circuitos independentes (uma vez que o máximo são 8 tomadas por circuito não quero exceder em nada como tal queria dividir) ligadas com fio de 2.5mm protegidas por disjuntor de 16A

Atenção que devorei (as partes que me interessavam) o manual RTIEBT que entretanto consegui arranjar...

Que me dizem se ficar assim???

Sr.º Maxxis

Sim essa tabela é de um site no brasil de facto, no entanto penso que a mesma se aplique aqui em Portugal também ou melhor em qualquer lado que use a secção de fio em mm2 pois a medida do electroduto (tubo anelado) é medida em diâmetro sendo igual em qualquer parte do mundo, e o secção do fio também uma vez que nessa tabela esta em mm2 que supostamente também deverá ser igual em qualquer parte do mundo apenas diferindo da tabela americana AWG.... Estou errado?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a intensidade de corrente estipulada para as tomadas é de 16/20A, ao colocar um disjuntor de 25A a proteger esse circuito na qual tem essas tomadas instaladas, se o equipamento ligado nessas tomadas ultrapassar os 16/20A, não queima os condutores, mas vai queimar a tomada(s), e os contatos das tomadas vão dilatando com o tempo e aquecimentos ao qual vão ficar expostos, logo passado algum tempo pode começar a ter maus contatos que podem originar disparos de IDs, etc,etc.

DCautosport Escreveu:Muito bem entendi, e realmente a sua teoria tem uma logica muito aceitável (Sr.º Energy), realmente procurei por tomadas schuko de 20A e não encontrei nada, apenas encontrei de 16A que penso ser o básico ou normal digamos assim, apenas encontrei uma espécie de tomada (caixa terminal) para fazer as ligações para forno e placa de indução de 45A mas mesmo assim não foi cá em Portugal... Cá pelo que percebi costuma-se colocar uma caixa de aparelhagem ou caixa de derivação e depois uns ligadores cerâmicos.
Então reformulando a questão;
Que me dizem se for ligado assim:
Placa de indução; Forno; Micro-ondas ligado em fio de 6mm directo ao quadro protegido por disjuntor de 32A
Os restantes electrodomésticos; Máquina lavar louça; Frigorifico exaustor e triturador de bancada também directo ao quadro ligados com fio de 4mm protegido com disjuntor de 25A
As restantes tomadas de uso geral (18 tomadas) ligadas em 3 circuitos independentes (uma vez que o máximo são 8 tomadas por circuito não quero exceder em nada como tal queria dividir) ligadas com fio de 2.5mm protegidas por disjuntor de 16A

Atenção que devorei (as partes que me interessavam) o manual RTIEBT que entretanto consegui arranjar...

Que me dizem se ficar assim???

Sr.º Maxxis

Sim essa tabela é de um site no brasil de facto, no entanto penso que a mesma se aplique aqui em Portugal também ou melhor em qualquer lado que use a secção de fio em mm2 pois a medida do electroduto (tubo anelado) é medida em diâmetro sendo igual em qualquer parte do mundo, e o secção do fio também uma vez que nessa tabela esta em mm2 que supostamente também deverá ser igual em qualquer parte do mundo apenas diferindo da tabela americana AWG.... Estou errado?
Cpts.
Energy
DCautosport
Curioso
Curioso

Entendi...
Então e se o fio for de 4mm na mesma mas e o disjuntor de 16A ou de 20A existe algum problema ou algum beneficio nisso?
Outra duvida que entretanto apareceu e que pedia que alguém me esclarecesse, Portanto o forno e placa tem de ser ligado directo ao quadro com um disjuntor dedicado apenas aquele electrodoméstico, até aqui já sabia mas a duvida é se o fio tem de ir directo da caixa de aparelhagem junto da placa de indução pelo interior do tudo anelado directo até ao disjuntor no quadro ou se por a caminho pode ir a alguma caixa de derivação/passagem e com uns ligadores cerâmicos mantendo sempre a mesma medida do fio, seguir então para o quadro, pergunto isto porque se for da caixa de aparelhagem ao quadro o enfiamento torna-se um pouco mais difícil uma vez que é um pouco mais longe, e se eventualmente amanha for necessário alguma coisa terei de trocar todo o fio, ao invés se der para fazer uma emenda na caixa derivação pode ser trocado em duas partes, e o enfiamento é muito mais facilitado...

A minha obcecção por fios mais grossos deve-se que desde que aqui estou nesta casa (desde Maio de 2015) já ter derretido 4 tomadas e os respectivos fios das tomadas, e apenas numa dessas vezes o disjuntor disparou, todas as outras tive sorte pois cheguei a casa e apenas havia fumo e cheiro a queimado mas sem desgraças de maior... Mas agora que me aprofundo na questão e analisando bem as coisas acho que ainda por cima o disjuntor é de APENAS 10A para esse circuito que alimenta as tomadas, mais uma razão deveria para ter disparado o disjuntor certo? Poderá estar o disjuntor avariado? Obrigado
DCautosport
Curioso
Curioso

Bem, já tenho as minhas duvidas respondidas (Quase Todas), porque entretanto lembrei-me que tinha outro amigo que trabalhou comigo que também é electricista, esse inclusive com certificados para um monte de coisas, e lá lhe liguei...

Então ele disse-me que bem feito e como a certiel manda é o fio ir directo do forno até ao quadro sempre dentro do tubo anelado sem passar na caixa de derivação ou seja sem emenda nenhuma... no entanto como a certiel já ficou para trás e pertence ao passado ele disse que se for a uma caixa de derivação e emendado com uns bons ligadores cerâmicos não tem qualquer problema nem qualquer perigo...

A repicagem das tomadas para uso geral é de no máximo de 7 tomadas por repicagem, e não 8 que eu li a algures.

Cada circuito tem de ir no tubo até ao quadro por tubo anelado independente, ou seja cada circuito tem de ir dento de um tubo diferente até ao quadro, embora isso como não vem ca a certiel pode ser facultativo....

O resto das duvidas continuo a espero do debate de ideias...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

DCautosport Escreveu:Bem, já tenho as minhas duvidas respondidas (Quase Todas), porque entretanto lembrei-me que tinha outro amigo que trabalhou comigo que também é electricista, esse inclusive com certificados para um monte de coisas, e lá lhe liguei...

Então ele disse-me que bem feito e como a certiel manda é o fio ir directo do forno até ao quadro sempre dentro do tubo anelado sem passar na caixa de derivação ou seja sem emenda nenhuma... no entanto como a certiel já ficou para trás e pertence ao passado ele disse que se for a uma caixa de derivação e emendado com uns bons ligadores cerâmicos não tem qualquer problema nem qualquer perigo...

A repicagem das tomadas para uso geral é de no máximo de 7 tomadas por repicagem, e não 8 que eu li a algures.

Atualize o seu colega, porque o leu algures está correto:
801.5.3 — Circuitos finais.
Em locais de habitação, os circuitos finais devem, em regra, ser monofásicos.
Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único
ponto de utilização.

Cada circuito tem de ir no tubo até ao quadro por tubo anelado independente, ou seja cada circuito tem de ir dento de um tubo diferente até ao quadro, embora isso como não vem ca a certiel pode ser facultativo....

O resto das duvidas continuo a espero do debate de ideias...
DCautosport
Curioso
Curioso

Bem isto nada bate certo, lol pois bem me parecia ter lido 8... Mas ele disse-me 7...
Entretanto que dizem deste esquema de ligações?
Anexos
esquemaquadro.png
PedroAraújo
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2016, 20:27
Has thanked: 11 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por PedroAraújo »

Boa noite,

Eu colocaria o GERAL antes do interruptor diferencial..

Cumps;
Pedro
DCautosport
Curioso
Curioso

Obrigado pela dica... PedroAraújo :-))) :V :D
De resto está bom ou existe algum melhoramento :?:
Responder

Voltar para “Dúvidas”